Categories: noticias-corporativas

Inteligência Artificial baseado em dados atrelado ao tratamento humanizado são o futuro promissor da tecnologia na área da saúde

São Paulo 17/9/2021 – Mesmo sem ter conversado ou sem conhecer o paciente, se o profissional faz algo com muito carinho, amor e paixão, é possível passar essa sensação para ele.

Apontamentos foram feitos durante a última Palestra Magna do 2º Congresso Virtual da SBPC/ML.

Victor Gadelha, Head of Health Innovation no Hospital Operations of Dasa, falou sobre “Como a inovação está transformando a Medicina – passado, presente e futuro” no dia 11/9, na última Palestra Magna do 2º Congresso Virtual da SBPC/ML. Em sua apresentação, ele frisou a importância do uso da tecnologia conforme sua competência, e do tratamento humano baseado em suas especificidades, em especial no que diz respeito a sentimentos, como o carinho ao paciente, algo que a Inteligência Artificial não é capaz de proporcionar. Ele falou ainda da importância do atendimento e tratamento otimizado para o paciente, com base na medicina baseada em evidências.

“Mesmo sem ter conversado ou sem conhecer o paciente, se o profissional faz algo com muito carinho, amor e paixão, é possível passar essa sensação para ele e isso é muito importante na saúde”, explica. De acordo com o palestrante, tecnologia e empatia parecem palavras opostas, mas isso não é uma verdade absoluta. Usando a tecnologia da forma certa, pensando no paciente, elas caminham juntas.

Antes, o cenário da saúde era o médico como detentor do conhecimento e o paciente aquele que fazia tudo o que o médico orientava. E foi assim durante muito tempo, uma relação unilateral. Com a medicina baseada em evidências, existe uma evolução de epidemiologia clínica e essa medicina baseada em evidências é baseada no tripé paciente, prestador de serviço e evidência. Esse tripé foi mudando ao longo do tempo. Com a informação e a transformação digital, o paciente começa a ter pelo menos uma informação limitada.

A medicina de precisão ainda está muito voltada para a genética, mas é bem maior do que isso. Quando há uma relação com a medicina de evidência, se tem a medicina personalizada.

O especialista também explicou que a Medicina de Precisão passa por vários aspectos, entre eles a estratificação de risco do paciente, clusterização de moléculas do paciente, biomarcadores físicos e digitais – e os dados das coisas que você utiliza conectadas a você. “O Instagram consegue, por exemplo, identificar até mesmo a sexualidade dos usuários pelos perfis que eles visitam. O celular consegue identificar até a forma como a pessoa treme. Se o aparelho estiver no bolso da pessoa, é possível saber sobre o equilíbrio dela e compreender se ela terá problema na lombar no futuro. Quando há o foco na saúde com ética e moral, o que está acima de tudo, os resultados serão cada vez mais impressionantes”, revela.

Sobre o futuro, Gadelha projeta. “Suponha que nasça o que na tecnologia chamamos de “Bebê Hello World”, ele acabou de nascer. Todos os dados dele estão sendo coletados, começando pela genética, onde ele nasceu, a condição socioeconômica e momento político. Os dados dele não estão só no computador, mas nas redes, estão descentralizados. O “Bebê Hello World” agora tem um código genético. Quando ele crescer um pouquinho, ele terá a tecnologia personalizada para atendê-lo”.

Sobre a SBPC/ML

A Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML) é uma Sociedade de Especialidade Médica, fundada em 1944 e que atua na área de laboratórios clínicos. Com sede na cidade do Rio de Janeiro, tem como finalidade reunir médicos com Título de Especialista em Patologia Clínica/Medicina Laboratorial e profissionais de outras especialidades como farmacêutico-bioquímicos, biomédicos, biólogos e outros profissionais de laboratórios clínicos, além de empresas do setor. A especialidade médica responde por apoio a 70% das decisões clínicas do país, influenciando desfechos e resultados econômicos da assistência à saúde.

Atendimento à imprensa
Advice Comunicação Corporativa
Meriely Dantas| meriely.dantas@advicecc.com | (11) 5102-5253
Fernanda Dabori | fernanda.dabori@advicecc.com| (11) 5102-5255

Website: https://congressovirtualsbpcml.eventslab.com.br/

Compartilhe
0
0
DINO Agência de Notícias Corporativas

Agência de notícias corporativas. Conteúdos publicados em rede de parceiros online. Na lista de parceiros estão grandes portais, como os casos do Terra, do Metrópoles e do iG. Agência Estado e Agência O Globo também fazem parte desse time, assim como mais de uma centena de sites e blogs espalhados país afora.

Recent Posts

LambdaTest revela experiência SmartUI de última geração para testes visuais

A LambdaTest revela sua experiência SmartUI redesenhada, transformando os testes visuais com navegação perfeita, controles…

17 horas ago

Branding cresce em 2025: inovação e estratégia guiam nova geração de estúdios

O mercado de branding crescerá em 2025, impulsionado por inovação, personalização e cocriação. A inteligência…

17 horas ago

Inovações logísticas impactam resultados do e-commerce

Especialista da Vanderlande afirma que consumidores buscam cada vez mais agilidade no processo de entrega…

17 horas ago

Do campo à mesa: o produtor é a chave para uma ceia segura

O trabalho do produtor rural reflete na qualidade do produto que chega ao mercado, trazendo…

17 horas ago

Estudo aponta dados da sondagem industrial

O estudo aponta que o nível de estoques da indústria retornou ao patamar planejado pelas…

17 horas ago