Categories: noticias-corporativas

Novembro Azul: os cuidados devem ir para além da próstata

Uberlândia – MG 11/11/2021 –

Oncologista conscientiza sobre a importância dos cuidados de saúde para os homens

Desde 2016, a campanha Novembro Azul, que antes tinha um foco muito voltado para o Câncer de Próstata, busca disseminar informações e combater, não apenas os cânceres, mas todas as outras doenças que afetam os homens. Assim, o penúltimo mês do ano tem se tornado um ponto de referência para que homens de todas as idades façam seus check-ups e, principalmente, deixem o machismo e preconceitos de lado.

Segundo o relato do professor Nathan Souza, da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, os homens não têm o hábito de procurar a atenção básica e, quando chegam a buscar ajuda médica, os casos já estão complicados. “Os homens, ou não vão ao sistema de saúde, ou vão em número muito reduzido, e, quando procuram o sistema, já estão com descompensação de problemas, como diabetes, hipertensão, infartando e com obesidade”.

Em números

Os homens brasileiros vivem, em média, 7,2 anos a menos que as mulheres. Muito por conta de sua qualidade de vida e exposição maior à violência, tabagismo e abuso de álcool, com maior frequência. As principais doenças, além do câncer de próstata, que acometem a população masculina e exigem atenção são o tabagismo, hipertensão arterial, diabetes, cálculo renal, incontinência urinária, alcoolismo, depressão, obesidade, câncer de pulmão, problemas na bexiga e testículos.

De acordo com o último levantamento publicado pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA), para 2020 foram previstos 65.840 novos casos de câncer de próstata, o que representa 29,2% de todos os cânceres que mais acometem os homens. Nessa mesma equação estão os tumores de Cólon e Reto (9,1%), Traqueia, Brônquio e Pulmão (7,9%), Estômago (5,9%) e Cavidade Oral (5%).

O que diz o especialista

Porém, mesmo que pequena, tem se percebido uma mudança no comportamento dos homens, quando o assunto é saúde. Conforme o Oncologista do Santa Genoveva Complexo Hospitalar, Rodolfo Gadia, os números cresceram, mas isso nem de longe é o bastante.

“Os homens têm cuidado mais da saúde nos últimos anos, mas ainda é preciso melhorar. Embora tenha aumentado, por volta de 40%, a procura pelo médico por parte dos homens, a proporção em relação às mulheres ainda é menor. Segundo dados, antes da pandemia, do PNI (Programa Nacional de Saúde), 82% das mulheres procuraram um médico contra 69% dos homens”.

Redução nos exames

Outro ponto importante na fala de Gadia é a crise causada na saúde, pela pandemia do Coronavírus. De acordo com o médico, desde março de 2020, houve uma redução de até 90% nos exames que deveriam ser oferecidos em hospitais brasileiros, afetando especialmente pacientes oncológicos, gestantes e doentes crônicos, como mostra o levantamento realizado pelas Sociedades Brasileiras de Cirurgia Oncológica-SBCO e de Patologia-SBP.

Além disso, muito da falta de tratamento precoce, quando o assunto é saúde masculina, ainda está atrelada ao machismo. “As razões mais frequentes para a negligência masculina com a saúde incluem os fatores culturais, que levam à masculinidade tóxica. Também existe uma questão laboral, onde os homens têm mais dificuldade de justificar a ausência no trabalho, e ainda há a falta de informação mesmo”, explica o oncologista.

Como prevenir

A melhor maneira de evitar qualquer doença é manter hábitos saudáveis. Uma alimentação balanceada, com frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, aliada a uma atividade física, são algumas das recomendações. Além disso, o check-up deve fazer parte do cotidiano masculino, tanto quanto pertence ao de uma criança ou das mulheres.

Porém, como explica Rodolfo Gadia, “infelizmente, a maioria dos homens só vai ao médico porque a esposa leva ou, então, quando há algum sintoma, o que pode significar uma doença mais avançada, como no caso do câncer de próstata. Aos 45 anos, o homem deve procurar o urologista para consulta anual. Para aqueles que possuem histórico familiar, a partir dos 40 anos, é necessário começar a prevenção contra o câncer de próstata, considerado o 3º câncer mais comum em todo o mundo, sendo o principal entre homens. E, com essa idade, já é possível começar a prevenir outros tipos de doenças, realizando exames cardiológicos, de sangue e exames clínicos específicos, como o de pulmão em fumantes”.

Website: https://www.santagenoveva.com.br/

Compartilhe
DINO Agência de Notícias Corporativas

Agência de notícias corporativas. Conteúdos publicados em rede de parceiros online. Na lista de parceiros estão grandes portais, como os casos do Terra, do Metrópoles e do iG. Agência Estado e Agência O Globo também fazem parte desse time, assim como mais de uma centena de sites e blogs espalhados país afora.

Recent Posts

Dove convida consumidoras para participar de Vale Tudo

A marca promove ação inédita com recompensas em produto, dinheiro e uma participação exclusiva no…

23 horas ago

Picada de mosquito pode ser aliviada com cuidados especiais

Dermatologista da UFF alerta sobre reações alérgicas, infecções secundárias e medidas preventivas

23 horas ago

Maioria dos fundos de previdência rende abaixo da Selic

Levantamento revela que a maioria dos fundos de previdência de renda fixa apresentam rendimento inferior…

23 horas ago

Startup de IA eleva conversões de clínicas e hospitais

A IAcolabora, startup brasileira de inteligência artificial preditiva e generativa, automatiza triagem, agendamento, lembretes e…

23 horas ago

Vitafor firma parceria com Caio Castro e celebra 20 anos

Empresa amplia sua linha de whey protein concentrado e entra para a categoria de café…

23 horas ago

Modelo Marketing as a Service avança no Brasil

Com gestão estratégica e custos acessíveis para startups, pequenas, médias e grandes empresas, a solução…

23 horas ago