São Paulo 27/8/2021 –
As informações constam de sondagem feita pela Associação Nacional dos Bureaus de Crédito (ANBC)
Consumidores da classe C, segundo a renda familiar, são os que mais têm o hábito de fazer o controle orçamentário (85%), contra 81% dos pertencentes às classes AB e 75% dos incluídos nas classes DE.
Essas informações, que constam de sondagem realizada pela Associação Nacional dos Bureaus de Crédito (ANBC), revelam que, em cerca de dois anos de uso do Cadastro Positivo, os consumidores da classe C são também os que mais sabem o que é nota de crédito (score), com 73%, contra 67% das classes AB. Os respondentes pertencentes às classes DE, com 54%, são os que menos sabem o que é nota de crédito.
Mas, quando perguntados se conhecem e acompanham a nota de crédito para saber se terão acesso a crédito, esse cenário muda. Nesse item, 39% dos respondentes das classes AB afirmam acompanhar a evolução da nota de crédito com esse objetivo, contra 38% das classes DE e 36% da classe C.
Para levantar informações por região do país, a sondagem agrupou os entrevistados em dois blocos: regiões Sul e Sudeste, com 78% dos respondentes, e regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, com 22% do total de respondentes.
A comparação entre as regiões mostra equilíbrio nas respostas. Assim, no Norte, Nordeste e Centro-Oeste, 85% dos pesquisados afirmaram buscar informações sobre controle financeiro, enquanto no Sul e Sudeste chegou-se a 86%.
Nas cinco regiões, o índice de quem sabe o que é nota de crédito é de 62%. E nada menos que 56% dos pesquisados nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, e 57% dos entrevistados nas regiões Sul e Sudeste consideram a nota de crédito ou score muito importante para sua vida financeira.
Para Elias Sfeir, presidente da ANBC, “a sondagem sinaliza que os brasileiros estão buscando mais informação e educação financeira. O fato de, em todas as regiões do país, dois em cada três entrevistados saberem o que é nota de crédito indica um caminho promissor”.
Sfeir ainda destaca: “além da educação financeira, é fundamental que a atitude financeira também esteja no dia a dia dos brasileiros, afinal, ter o conhecimento e não aplicá-lo é ineficaz”.
Mais informações e um infográfico com os destaques da sondagem estão disponíveis aqui.
A sondagem, que foi realizada em abril e será atualizada trimestralmente, tem o objetivo de avaliar o interesse dos brasileiros em relação à educação financeira, seu conhecimento sobre nota de crédito (score) e quanto consideram esse indicador importante para sua vida financeira. A amostra é formada por 1.015 respondentes, sendo 8% das classes AB, 37% da classe C e 55% das classes DE. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.
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