Categories: noticias-corporativas

Classe C é a que mais controla as contas e sabe o que é nota de crédito, diz estudo

São Paulo 27/8/2021 –

As informações constam de sondagem feita pela Associação Nacional dos Bureaus de Crédito (ANBC)

Consumidores da classe C, segundo a renda familiar, são os que mais têm o hábito de fazer o controle orçamentário (85%), contra 81% dos pertencentes às classes AB e 75% dos incluídos nas classes DE. 

Essas informações, que constam de sondagem realizada pela Associação Nacional dos Bureaus de Crédito (ANBC), revelam que, em cerca de dois anos de uso do Cadastro Positivo, os consumidores da classe C são também os que mais sabem o que é nota de crédito (score), com 73%, contra 67% das classes AB. Os respondentes pertencentes às classes DE, com 54%, são os que menos sabem o que é nota de crédito.

Mas, quando perguntados se conhecem e acompanham a nota de crédito para saber se terão acesso a crédito, esse cenário muda. Nesse item, 39% dos respondentes das classes AB afirmam acompanhar a evolução da nota de crédito com esse objetivo, contra 38% das classes DE e 36% da classe C.

Para levantar informações por região do país, a sondagem agrupou os entrevistados em dois blocos: regiões Sul e Sudeste, com 78% dos respondentes, e regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, com 22% do total de respondentes.

A comparação entre as regiões mostra equilíbrio nas respostas. Assim, no Norte, Nordeste e Centro-Oeste, 85% dos pesquisados afirmaram buscar informações sobre controle financeiro, enquanto no Sul e Sudeste chegou-se a 86%. 

Nas cinco regiões, o índice de quem sabe o que é nota de crédito é de 62%. E nada menos que 56% dos pesquisados nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, e 57% dos entrevistados nas regiões Sul e Sudeste consideram a nota de crédito ou score muito importante para sua vida financeira.

Para Elias Sfeir, presidente da ANBC, “a sondagem sinaliza que os brasileiros estão buscando mais informação e educação financeira. O fato de, em todas as regiões do país, dois em cada três entrevistados saberem o que é nota de crédito indica um caminho promissor”. 

Sfeir ainda destaca: “além da educação financeira, é fundamental que a atitude financeira também esteja no dia a dia dos brasileiros, afinal, ter o conhecimento e não aplicá-lo é ineficaz”. 

Mais informações e um infográfico com os destaques da sondagem estão disponíveis aqui

A sondagem, que foi realizada em abril e será atualizada trimestralmente, tem o objetivo de avaliar o interesse dos brasileiros em relação à educação financeira, seu conhecimento sobre nota de crédito (score) e quanto consideram esse indicador importante para sua vida financeira. A amostra é formada por 1.015 respondentes, sendo 8% das classes AB, 37% da classe C e 55% das classes DE. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.

Compartilhe
0
0
DINO Agência de Notícias Corporativas

Agência de notícias corporativas. Conteúdos publicados em rede de parceiros online. Na lista de parceiros estão grandes portais, como os casos do Terra, do Metrópoles e do iG. Agência Estado e Agência O Globo também fazem parte desse time, assim como mais de uma centena de sites e blogs espalhados país afora.

Recent Posts

Bitget está entre as 3 principais bolsas de criptomoedas para operação de futuros no relatório de novembro

VICTORIA, Seychelles, Dec. 24, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- A Bitget, líder em bolsa de criptomoedas e…

23 horas ago

Curadora de arte de Taubaté desenvolve projetos com foco na COP3

Com uma trajetória consolidada em 2024, Lani Goeldi, curadora de arte e gestora cultural, conduz…

23 horas ago

Autora taubateana lança livro infantil sobre Joaninha Aviadora

Coleção Icones taubateanos de autoria de Giovanna Goeldi, ganha mais um exemplar encerrando 2024, com…

23 horas ago

Ataques cibernéticos podem ser mitigados, dizem peritos

Em 2025, as ameaças cibernéticas continuam a evoluir, e os criminosos adotam métodos cada vez…

23 horas ago

Inteligência Artificial transforma a segmentação de anúncio

A segmentação de anúncios está sendo transformada, permitindo que marcas alcancem consumidores no momento ideal…

23 horas ago