Categories: noticias-corporativas

Ações ESG destacam mulheres na liderança empresarial

São Paulo 7/3/2022 – Os benefícios da diversidade de gênero começam a ser visíveis quando as mulheres detêm 30% das posições de liderança

Lucro de organizações comandadas por mulheres é 15% superior ao das empresas lideradas por homens, diz OIT

Atreladas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organizações das Nações Unidas (ONU), as ações ESG, sigla para Environmental, Social and Governance, destacam cada vez mais a importância da mulher em cargos de liderança devido ao aumento da lucratividade observado nessas organizações.

De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), o lucro das corporações comandadas por mulheres é 15% superior ao das empresas lideradas por homens. No entanto, apenas 39,4% das mulheres estão em cargos de chefia atualmente.

Nesse âmbito, baseada no ODS 5, que ressalta a garantia e a participação plena e efetiva das mulheres e a igualdade de oportunidades para a liderança em todos os níveis de tomada de decisão na vida política, econômica e pública, a OIT ressalta que os benefícios da diversidade de gênero começam a ser visíveis quando as mulheres detêm 30% das posições de liderança.

Para tanto, são necessárias ações mais específicas para garantir que as mulheres sejam promovidas para as áreas de negócio. Uma questão observada pela OIT que impede as mulheres de alcançar posições de tomada de decisão é a responsabilidade doméstica, que vai de encontro com a disponibilidade de horários exigida na cultura empresarial.

Por sua vez, a ONU elenca que as mulheres também enfrentam formas múltiplas de práticas discriminatórias no local de trabalho, que as impedem de progredir em suas carreiras e reivindicar posições de liderança, como assédio sexual e falta de políticas favoráveis à família. Assim, ganha destaque a necessidade de visão ampliada do setor empresarial às políticas que apoiam a inclusão e ao equilíbrio entre trabalho e a vida pessoal, como horários flexíveis.

Segundo Daniel Maximilian Da Costa, fundador e principal executivo do Latin American Quality Institute (LAQI), as empresas que se atentam à importância da mulher nos postos de liderança tendem a ganhar em diferentes aspectos, que vão de lucratividade a engajamento de equipe.

“Desde nossa própria experiência, vemos no nosso time, mulheres capazes de tomar decisões ousadas e sábias como grandes líderes. Isso ajuda a tornar o ambiente da equipe menos autoritário e mais cooperativo, trazendo uma sensação de família para todos os colaboradores, aumentando o trabalho em equipe em toda a organização e ajudando a implementar uma nova cultura dentro da empresa”, conclui.

Website: http://www.laqi.org

Compartilhe
0
0
DINO Agência de Notícias Corporativas

Agência de notícias corporativas. Conteúdos publicados em rede de parceiros online. Na lista de parceiros estão grandes portais, como os casos do Terra, do Metrópoles e do iG. Agência Estado e Agência O Globo também fazem parte desse time, assim como mais de uma centena de sites e blogs espalhados país afora.

Recent Posts

Bitget está entre as 3 principais bolsas de criptomoedas para operação de futuros no relatório de novembro

VICTORIA, Seychelles, Dec. 24, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- A Bitget, líder em bolsa de criptomoedas e…

1 dia ago

Curadora de arte de Taubaté desenvolve projetos com foco na COP3

Com uma trajetória consolidada em 2024, Lani Goeldi, curadora de arte e gestora cultural, conduz…

1 dia ago

Autora taubateana lança livro infantil sobre Joaninha Aviadora

Coleção Icones taubateanos de autoria de Giovanna Goeldi, ganha mais um exemplar encerrando 2024, com…

1 dia ago

Ataques cibernéticos podem ser mitigados, dizem peritos

Em 2025, as ameaças cibernéticas continuam a evoluir, e os criminosos adotam métodos cada vez…

1 dia ago

Inteligência Artificial transforma a segmentação de anúncio

A segmentação de anúncios está sendo transformada, permitindo que marcas alcancem consumidores no momento ideal…

1 dia ago