Categories: noticias-corporativas

Especialistas falam sobre a “Evolução dos testes laboratoriais para covid-19″

São Paulo,SP 28/10/2021 – Desde o início da emissão do boletim da Fiocruz, esse é o melhor cenário do país.

A apresentação foi feita durante o 2º Congresso Virtual da SBPC/ML, em setembro.

Durante a Mesa Redonda “Evolução dos testes laboratoriais para covid-19”, realizada no 2º Congresso Virtual da SBPC/ML, em setembro, o Dr. Julio Croda iniciou dando um panorama geral do curso da vacinação no Brasil. Ele mencionou que antes se imaginava que para se chegar à imunidade de rebanho seria necessário que 70% da população estivesse vacinada. Hoje, percebe-se que se faz necessário que pelo menos 90% esteja.

Neste momento, observa-se predomínio da variante Delta na União Europeia e no Reino Unido, porém as taxas de óbitos não estão altas e ele atribui este fato à vacinação. Ele ressaltou, também, que ao longo da pandemia o Brasil foi um País muito afetado. No entanto, neste momento, tem cerca de 65% da população vacinada com pelo menos uma dose, o que o equipara ao México e o coloca em melhor condição no panorama mundial.

“Desde o início da emissão do boletim da Fiocruz, esse é o melhor cenário do País. Um estado apenas tem mais de 80% de taxa de ocupação de leitos. Somente dois estão em amarelo e os demais em verde. Isso se deu porque as vacinas funcionam e reduziram muito os óbitos”. Ele finalizou a apresentação falando sobre a circulação da variante Delta em especial no Rio de Janeiro, apontando que o estado mostrará como será o comportamento dessa variante nos próximos dias e meses.

A Dra. Annelise Correa Wengerkievicz Lopes falou sobre a “Pesquisa de antígenos: desempenho e aplicabilidade”. São testes baseados na detecção de proteínas virais especificas e se aplicam a diagnóstico de infecção atual, em coleta nasal ou de nasofaringe. Os testes de antígeno às vezes são vistos com certo nível de reserva por conta de desvantagens, como a sensibilidade inferior ao RT-PCR. Outro ponto é a necessidade de uma amostra dedicada, em geral não podendo ser reutilizada para pesquisa de outros vírus ou sequenciamento viral. “A vantagem é que tem baixo custo, resultado rápido e elevada especificidade, portanto, um resultado positivo só deve ser confirmado se realmente não combina com o quadro clínico do paciente”, explicou.

O Dr. João Renato Rebello Pinho palestrou sobre o “Testes moleculares e as novas variantes”, comentando sobre as Variantes de Interesse (VOI) e as Variantes de Preocupação (VOC). Ele explicou que “as variantes de preocupação reconhecidas atualmente são a Alfa, Beta, Gama e Delta, e o sequenciamento completo para o SARS-CoV-2 tradicionais é o método mais seguro para identificação.

O Dr. Celso Granato fez importantes apontamentos sobre os “Testes de resposta vacinal”, bem como a duração dos anticorpos neutralizantes após a infecção por covid-19 que com base em estudos, é de pelo menos sete meses. O médico disse que um artigo da revista Nature mostrou que para a pessoa vacinada e não doente, mesmo que seja realizado o teste de neutralização em cultura de célula, o nível é altamente preditivo de proteção imune. Isso será importante para avaliar, por exemplo, a comparação da eficácia da vacina Butanvac, tendo por base a produção de anticorpos neutralizantes”.

Por fim, a Dra. Eliane Aparecida Rosseto Welter falou sobre os “Testes sorológicos e estratégias de testagem”, momento em que salientou que essas estratégias são basicamente as de pesquisa e epidemiologia na busca do correlato protetor imunológico, com o papel de marcador de proteção.

“Entre os tipos de testes de anticorpos estão os de ligação, que se unem à proteína purificada e os de anticorpos neutralizantes, que avaliam a capacidade funcional. Entre os neutralizantes, existem diferentes tecnologias, como pseudovírus e os de neutralização competitiva, que são um substituto aprovado pelo FDA. Ele faz uma avaliação correspondente”, explicou. Ainda segundo a médica, hoje, o desafio são as variantes de preocupação. Por fim, salientou que para a estratégia de testagem não existem diretrizes até o momento que recomendem após vacinação.

Atendimento à imprensa

Advice Comunicação Corporativa
Meriely Dantas| meriely.dantas@advicecc.com | (11) 5102-5253
Fernanda Dabori | fernanda.dabori@advicecc.com| (11) 5102-5255

Website: http://www.sbpc.org.br/

Compartilhe
0
0
DINO Agência de Notícias Corporativas

Agência de notícias corporativas. Conteúdos publicados em rede de parceiros online. Na lista de parceiros estão grandes portais, como os casos do Terra, do Metrópoles e do iG. Agência Estado e Agência O Globo também fazem parte desse time, assim como mais de uma centena de sites e blogs espalhados país afora.

Recent Posts

Estudo revela técnicas avançadas para fundação profunda

O pesquisador e empresário Eliomar Gotardi Pessoa propõe técnicas avançadas para fundações profundas em projetos…

13 horas ago

Mercado da audição cresce enquanto brasileiros escutam menos

Rede de franquias Audição de TODOS acompanha tendência de crescimento por aparelhos auditivos e apresenta…

13 horas ago

Advogado explica requisitos para obter usucapião de imóvel

A usucapião é uma forma de adquirir a propriedade de um bem por meio da…

13 horas ago

Soluções de iBPMS podem criar vantagem competitiva em RH

A tecnologia Intelligent Business Process Management Suite (iBPMS) tem se mostrado uma ferramenta estratégica para…

13 horas ago

Beiersdorf participa de edição da AACD Teleton

Com o tema "Solidariedade e Gratidão” e homenagem a Silvio Santos, casa de NIVEA e…

13 horas ago

Em recuperação, setor industrial mostra força

Com dados de produção, confiança e emprego em alta, indústria deverá ter bom desempenho em…

13 horas ago