Categories: noticias-corporativas

Open Banking Excellence lança divisão no Brasil para apoiar o desenvolvimento do sistema financeiro aberto no País

São Paulo, SP 30/8/2021 – “O Open Banking no Brasil deve desencadear uma maior cooperação entre o sistema bancário e as startups de fintech, resultando em uma melhor oferta de serviços”

OBE marca chegada em território nacional com sessão ao vivo gratuita em 1.º de setembro para discutir as oportunidades apresentadas pelo Open Banking

A Open Banking Excellence (OBE), comunidade global de conhecimento que impulsiona mudanças no setor de Open Finance, anunciou a criação de uma divisão local no Brasil para apoiar o desenvolvimento e fomentar o crescimento do sistema financeiro aberto no País. O lançamento da OBE Brasil acontece em 1.º de setembro, às 14h (horário de Brasília), com uma sessão gratuita de Campfire, com debates e discussões de especialistas do setor.

Open Banking, ou sistema financeiro aberto, é o processo em que bancos e outras instituições financeiras compartilham dados bancários, transações e outros dados financeiros do consumidor de maneira segura, ágil e conveniente — com o consentimento do cliente.

Criada no Reino Unido, um país pioneiro em Open Banking, a OBE reúne em sua comunidade uma variedade de empresas de serviços financeiros, incluindo fintechs, empresas de tecnologia, bancos e reguladores. Seus membros se reúnem com frequência para aprender, compartilhar histórias, estimular o debate e, acima de tudo, colaborar entre si. A comunidade cresceu rapidamente desde sua criação e desenvolveu com sucesso iniciativas que podem ser facilmente replicadas no Brasil, levando em consideração as exigências e regulamentações locais.

A OBE Brasil desembarca em território nacional em um momento importante no qual o Banco Central do Brasil e instituições financeiras brasileiras se preparam para a implementação total do Open Banking.

“O Open Banking no Brasil deve desencadear uma maior cooperação entre o sistema bancário e as startups de fintech, resultando em uma melhor oferta de serviços e produtos financeiros. Isso atrairá milhões de novos usuários ao sistema financeiro do País e a oportunidade para as fintechs brasileiras é tremenda”, disse Helen Child, cofundadora da OBE. “Acreditamos que o plano do Banco Central promoverá mudanças ainda mais profundas do que as ocorridas no Reino Unido, tornando o Brasil uma nova referência no setor. Estamos extremamente entusiasmados por fazer parte desta história.”

Patrocinada pela Accenture, com apoio da RAiDiAM e FDATA, a OBE iniciará suas operações no Brasil com um Campfire, uma sessão ao vivo que promove debates entre especialistas do setor com o objetivo de inspirar, educar e catalisar o crescimento do Open Finance. O tema desta primeira reunião será “Open Banking no Brasil — Oportunidades, Desafios e Aprendizados”.

O Campfire terá dois painéis: “O Admirável Novo Cenário de Open Banking do Brasil: Barreiras, Oportunidades e Vitórias no Mundo Real”, uma sessão que reúne aqueles que estão na linha de frente para discutir como o País capitaliza as oportunidades, bem como supera os obstáculos existentes com rapidez; e “Do Reino Unido Para o Brasil: Lições Aprendidas Com a Jornada de Open Banking do Reino Unido”, onde o público ouvirá daqueles que têm aberto caminhos, o que aprenderam e como superaram os desafios.

Entre os palestrantes confirmados estão Aristides Andrade Cavalcante Neto, Chefe-Adjunto de TI e Chefe do Escritório de Cibersegurança e Inovação Tecnológica do Banco Central do Brasil; Spencer Mahony, Comissário-Adjunto de Comércio para a América Latina e Caribe no Departamento de Comércio Internacional do Reino Unido; Edlayne Altheman Burr, Diretora Executiva da Accenture; Daniel Globerson, Chefe de Open Banking do Natwest Bank; Imran Gulamhuseinwala, Administrador da Entidade de Implementação de Open Banking; Gavin Littlejohn, Presidente Executivo da FDATA; Ralph Bragg, Fundador e CTO da RAiDiAM.

A OBE Brasil terá um conselho independente, formado pelos principais stakeholders do Open Banking, oriundos de bancos, órgãos reguladores, fintechs, empresas de consultoria e tecnologia. Este conselho atuará no engajamento da comunidade para a adoção de sistemas abertos, além de definir objetivos gerais, estruturas operacionais e buscar fontes de financiamento para o desenvolvimento do setor no Brasil.

Website: https://campfires.openbankingexcellence.org/campfires/open-banking-in-brazil/

Compartilhe
0
0
DINO Agência de Notícias Corporativas

Agência de notícias corporativas. Conteúdos publicados em rede de parceiros online. Na lista de parceiros estão grandes portais, como os casos do Terra, do Metrópoles e do iG. Agência Estado e Agência O Globo também fazem parte desse time, assim como mais de uma centena de sites e blogs espalhados país afora.

Recent Posts

NielsenIQ (NIQ) designa Steen Lomholt-Thomsen como Diretor Comercial

Lomholt-Thomsen irá se concentrar no crescimento mundial e na estratégia do cliente

19 horas ago

Rampur Distillery ilumina Diwali na Times Square, em Nova York

Rampur Asava Indian Single Malt eleito o melhor uísque do mundoRampur lança nova expressão: Barrel…

2 dias ago

Redtrust cria soluções para controle on-line de documentos

Empresa cresceu 150% desde que iniciou as operações no Brasil; representante de vendas da Redtrust…

2 dias ago

Marca de joias anuncia primeira linha feminina e nova CEO

Key Design, marca de joias masculinas com mais de dez anos de trajetória, anuncia Anna…

2 dias ago

Alimentação infantil saudável é apresentada para pediatras

A Papapá esteve presente no 41º Congresso Brasileiro de Pediatria, onde reforçou o compromisso com…

2 dias ago

Herbíssimo lança nova linha de skincare para axilas

Herbíssimo Care chega ao mercado com quatro versões de desodorantes em creme antitranspirantes com combinações…

2 dias ago