Categories: noticias-corporativas

Ao adotar boas práticas durante o atendimento ao cliente, empresas têm mais facilidade em superar a concorrência

25/5/2021 –

Oferecer um atendimento ao cliente excepcional é o mesmo que dar tudo o que puder para atender às necessidades dos consumidores. E não é apenas sobre os produtos disponibilizados. Também não é somente uma experiência de compra perfeita e um bom serviço.

O atendimento ao cliente é sobre construir relacionamentos, estabelecendo confiança e certos sentimentos que estarão vinculados à empresa no futuro. Marketing e relações públicas são baseados em emoções humanas. Se alguém teve uma má experiência ao tentar fazer negócio, independentemente de ter sido um simples retorno ou um problema de envio, pensar mal sobre a marca é quase inevitável.

Por outro lado, se a organização mostrar-se confiável e provar que se importa com o bem-estar de seus consumidores, eles não apenas vão querer comprar dela novamente, mas também se tornarão seus embaixadores. A essência do bom atendimento ao cliente é promover a lembrança de marca e criar conexão. O relacionamento, de maneira geral, é construído com simplicidade, humildade e trabalho duro.

A importância de um bom atendimento ao cliente

O atendimento ao cliente é parte imprescindível de qualquer negócio. É possível oferecer promoções e reduzir os preços, para atrair o número desejado de novos compradores. Entretanto, garantir a retenção deles sempre será mais lucrativo.

Através de uma experiência negativa, os consumidores podem não voltar a consumir a marca. Cerca de 84% deles revelam-se frustrados quando o atendente não consegue dar a informação que necessitam, afirma pesquisa da Harvard Business Review.

O estudo ainda mostra que no quesito suporte ao cliente, mais da metade das vezes, as equipes de atendimento não conseguem resolver um problema apresentado. Nessas situações ruins, 57% deles têm a impressão de que sabem mais da empresa do que o próprio atendente.

A equipe de atendimento é o time que mais deve prestar atenção nas informações. Essas pessoas são a vitrine do negócio, e causar uma boa impressão é vital. Além de fidelizar, um bom suporte ao cliente gera mais credibilidade e confiança para a empresa, passando a ideia de um profissionalismo maior. Se o cliente tiver uma boa experiência, provavelmente vai continuar comprando produtos ou adquirindo serviços, o que aumenta o ticket médio e eleva o Lifetime Value ou Tempo de Vida do Cliente (LTV).

Os principais erros no atendimento ao cliente

Antes de oferecer um bom atendimento ao cliente, é importante saber quais são os maiores erros cometidos na área. O primeiro deles é fazer o consumidor esperar. Isso prejudica muito o relacionamento, já que abre precedente para deixá-lo pensar que a empresa tem outras prioridades.

Vale lembrar que o cliente é a parte mais importante da empresa. Portanto, ele tem que sentir que é especial e que, por isso, merece atenção e respostas rápidas.

É preciso criar todo um sistema de atendimento que envolva desde o treinamento da equipe responsável por conversar com os clientes, até a consciência da necessidade da mudança de processos. Os colaboradores, muitas vezes, não estão preparados para lidar com as demandas do cliente e, com isso, encontram dificuldades para resolver problemas. Desta forma, o consumidor fica impaciente e passa a não confiar mais na empresa.

Essa quebra na reputação também acontece se o atendente for grosseiro. Por isso, é muito importante treinar a equipe, para que ela tenha autonomia e segurança para resolver os problemas e oferecer um bom atendimento ao cliente.

Outro erro clássico é a escolha errada do software de atendimento ao cliente. Às vezes a solução é ótima para uma empresa, mas não funciona bem em outra. Ou pode acontecer, ainda, das necessidades mudarem e a tecnologia tornar-se ineficiente. Nesse caso, a troca deve ocorrer sem hesitação.

Website: https://blog.deskmanager.com.br/atendimento-ao-cliente/

Compartilhe
0
0
DINO Agência de Notícias Corporativas

Agência de notícias corporativas. Conteúdos publicados em rede de parceiros online. Na lista de parceiros estão grandes portais, como os casos do Terra, do Metrópoles e do iG. Agência Estado e Agência O Globo também fazem parte desse time, assim como mais de uma centena de sites e blogs espalhados país afora.

Recent Posts

Rio recebe a 12ª Tattoo Week, um dos maiores festivais de tatuagem do mundo

Com mais de 220 expositores, o festival acontece em janeiro e receberá profissionais reconhecidos, apresentará…

12 horas ago

Desenvolvimento de soft skills redefine a atuação de profissionais de TI

Adaptabilidade, colaboração e visão estratégica são qualidades que se tornam ainda mais relevantes em um…

12 horas ago

SPAR Brasil abre mais de 150 vagas em todo o Brasil

Empresa entre as líderes em merchandising possui diversas oportunidades abertas

12 horas ago

Refugiados no Brasil possuem direitos previstos em lei

Planeta de TODOS completa 8 anos de atuação com um trabalho de acolhimento humanitário, ação…

12 horas ago

Cuidados com a pele ajudam a identificar sinais de câncer

Médica explica os cuidados diários para cuidar da saúde da pele e quando alguma mancha…

12 horas ago

Empresas de logística investem em gestão de riscos

Natal cria alta demanda e impõe desafios para a operação de entregas

12 horas ago