Portal Comunique-se

Câncer de intestino: sinais e sintomas que podem sugerir a doença

Em média, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), são registrados anualmente cerca de 40 mil novos casos da doença no Brasil (dados relativos a 2020). Grande parte desses tumores se inicia a partir de pólipos, lesões benignas que podem crescer na parede interna do intestino grosso. Quanto mais precoce for o diagnóstico, maiores as chances de cura

Compartilhe
nutra brasil - topo mega banner

São Paulo- SP 21/9/2021 – A colonoscopia reduz o risco de câncer de intestino em até 90%

Em média, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), são registrados anualmente cerca de 40 mil novos casos da doença no Brasil (dados relativos a 2020). Grande parte desses tumores se inicia a partir de pólipos, lesões benignas que podem crescer na parede interna do intestino grosso. Quanto mais precoce for o diagnóstico, maiores as chances de cura

O câncer de intestino, também conhecido como câncer de cólon e reto ou colorretal, abrange os tumores que se iniciam na parte do intestino grosso chamada cólon e no reto (final do intestino, imediatamente antes do ânus) e ânus.

Os principais fatores de risco para o câncer do intestino são:
– Idade igual ou superior a 50 anos, nesses casos apenas 30% têm relação com histórico familiar de câncer colorretal;
– Excesso de peso;
– Alimentação pobre em frutas, vegetais e outros alimentos que contenham fibras e consumo excessivo de produtos processados, como salsicha, linguiça, presunto, bacon, entre outros. A ingestão excessiva de carne vermelha também aumenta os riscos;
– Histórico familiar de câncer de intestino e dos cânceres de ovário, útero ou mama;
– Tabagismo;
– Consumo de bebidas alcoólicas;
– Doenças inflamatórias intestinais (retocolite ulcerativa crônica e doença de Crohn);
– Exposição ocupacional à radiação ionizante, como aos raios X e gama.

Sinais e sintomas do câncer de intestino: aprenda a identificar
Na fase inicial, o câncer de intestino geralmente não apresenta sintomas. Porém, conforme a doença evolui, os sinais mais frequentemente associados à doença são:
– Presença de sangue nas fezes;
– Alteração do hábito intestinal (diarreia e prisão de ventre, podendo ser alternados);
– Dor ou desconforto abdominal;
– Fraqueza e anemia;
– Perda de peso sem causa aparente;
– Alteração na forma das fezes (fezes muito finas e compridas);
– Presença de massa abdominal.
Diagnóstico e Prevenção

O diagnóstico precoce do câncer de intestino pode ser feito por meio de exames como a colonoscopia, que deve ser realizada a partir de 50 anos de idade, independentemente de sintomas ou de histórico familiar, a cada cinco ou dez anos, ou em menor tempo, conforme o resultado do exame inicial e a partir da análise clínica realizada pelo médico.
O médico também pode solicitar a pesquisa de sangue oculto nas fezes. Esse exame, se realizado anualmente, reduz de 16% a 30% o risco de mortalidade após um período de dez anos. Se o resultado der positivo, o paciente é encaminhado para a colonoscopia

Tratamento do câncer de intestino

É possível tratar e curar o câncer de intestino, principalmente quando ele é detectado precocemente. No estágio um, em que o tumor é muito inicial, a taxa de cura pode variar de 96% a 100%. Em um estágio intermediário (dois), essa taxa cai para 80%. No estágio três, as chances caem para 60%. No estágio quatro, quando há metástase (o câncer se espalha para outros órgãos), a chance de cura é menor que 15%.

A cirurgia é o tratamento inicial. Nela, parte do intestino afetada pela doença, assim como os gânglios linfáticos presentes dentro do abdômen, são retirados.

O tratamento pode ainda incluir sessões de radioterapia associadas ou não à quimioterapia, para diminuir a possibilidade de recidiva (retorno) do tumor.
O tratamento depende principalmente do tamanho, da localização e da extensão do tumor.

Manter o peso adequado, praticar atividades físicas, ter uma alimentação saudável, não fumar e não se expor ao tabagismo são as melhores maneiras de evitar a doença.

O câncer de intestino é um câncer silencioso e pode durar décadas sem que o paciente perceba qualquer sinal. Quando é descoberto, pode estar em estágio muito avançado. Por isso é importante estar sempre em acompanhamento médico e procurar um médico especialista na presença de algum sintoma.

Website: http://www.fbg.org.br

Compartilhe

DINO Agência de Notícias Corporativas

Agência de notícias corporativas. Conteúdos publicados em rede de parceiros online. Na lista de parceiros estão grandes portais, como os casos do Terra, do Metrópoles e do iG. Agência Estado e Agência O Globo também fazem parte desse time, assim como mais de uma centena de sites e blogs espalhados país afora.

nutra brasil - topo mega banner