Categories: noticias-corporativas

Vinho brasileiro pode ser celeiro do mundo

26/8/2021 – Brasil está se encaminhando para se tornar referência em termos de qualidade e diversidade de vinhos, por ser o único país onde se produz três tipos de vinhos

O consumo de vinho no Brasil teve um boom nos últimos anos, hoje é fácil encontrar livros, lives, digitais influenciadores que tratam apenas do assunto de vinho, facilitando as informações para o consumidor final e ajudando-os na iniciação no mundo do vinho. Mesmo com o crescimento de 30% na pandemia do consumo per capita do Brasil, ainda tem muito para continuar crescendo, pois o Brasil atingiu 2,78 litros de vinho per capita.

Um dos fatores que ajudou a crescer o consumo de vinho no Brasil, foi o próprio vinho brasileiro, que vem aumentando sua produção não somente em quantidade, mas vem crescendo em qualidade e conquistando prêmios no Brasil e no exterior.

Por diversas razões o vinho brasileiro está ganhando destaque do mundo, dentre as quais destaca o pesquisador da Embrapa Celito Crivellaro Guerra “expansão das áreas de plantio para novas regiões, aumento do leque de variedades de uva para elaboração de vinho, investimentos em conhecimento e tecnologia de produção vitícola e enológica, aumento da inserção da produção vitivinícola brasileira nas mídias, melhora constante da qualidade geral média dos vinhos e aumento do consumo a partir da pandemia”.

De acordo com o Giuliano Elias Pereira, também da Embrapa, as diferentes regiões e associações estão se organizando e buscando a certificação, isso faz com que tenha uma união no setor a favor da qualidade do vinho nacional, o que tem contribuído para melhoria dos processos e de produção das uvas para a elaboração dos vinhos.
Além disso, o Brasil está se encaminhando para se tornar referência em termos de qualidade e diversidade de vinhos, por ser o único país onde se produz três tipos de vinhos:

1) Vinhos da viticultura tradicional, produzidos nos estados do Sul e Sudeste, da mesma forma como acontece em todos os outros países produtores, nos hemisférios norte (França, Espanha, Itália, Portugal, Alemanha. Estados Unidos, Canadá e China) e sul (Chile, Argentina, Uruguai, África do Sul, Austrália e Nova Zelândia), com uma poda e uma colheita por ano;
2) Vinhos tropicais, no Vale do São Francisco, com duas podas e duas colheitas por ano, nos estados de Pernambuco e Bahia. Com o escalonamento das parcelas, pode-se podar e colher uvas em todas as semanas do ano;
3) Vinhos de inverno, nos estados do Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste (Chapada Diamantina-BA), cujos vinhedos estão entre 600-1.300 m de altitude. Nesta nova viticultura do Brasil, está sendo adotada a dupla poda. As videiras são podadas em agosto (poda de formação), os cachos são derrubados em outubro-novembro, a poda de produção ocorre em janeiro-fevereiro, sendo as uvas colhidas entre junho e agosto, em pleno inverno. Nestas condições, ocorre estiagem, baixas temperaturas durante a noite, temperaturas elevadas durante o dia, com alta luminosidade.

Desta forma, os vinhos do Brasil terão maior abrangência nos mercados nacional e internacional, e irão gerar mais interesses ainda, em virtude destas diversidades de regiões vitivinícolas, de norte a sul, de leste a oeste. Os vinhos das três regiões apresentam qualidades distintas, mas que valoriza as tipicidades e identidades locais de cada região, segundo Giuliano Elias Pereira.

Com essas diversidades de regiões de produção de vinhos nacional e com os investimentos que vêm crescendo ano a ano por parte das vinícolas em busca de melhorar a qualidade de seus vinhos e proporcionar uma melhor experiência para seus consumidores, e com o aumento de vendas online de vinhos no Brasil, surgiu a ideia da realização de marketplace apenas de vinhos brasileiros, o bruva, que vêm fomentando a cultura de consumo dos vinhos brasileiros, ligando os consumidores a diversas vinícolas com mais de 250 variedades de vinhos, atendendo a todo o público de vinho.

brUva
WhatsApp: (11) 94566-0110
www.bruva.com.br

Website: http://www.bruva.com.br

Compartilhe
0
0
DINO Agência de Notícias Corporativas

Agência de notícias corporativas. Conteúdos publicados em rede de parceiros online. Na lista de parceiros estão grandes portais, como os casos do Terra, do Metrópoles e do iG. Agência Estado e Agência O Globo também fazem parte desse time, assim como mais de uma centena de sites e blogs espalhados país afora.

Recent Posts

Dfns garante US$ 16 milhões para expandir sua infraestrutura de carteira de criptomoedas para finanças

Dfns, a plataforma líder de carteira como serviço para ativos de criptomoedas, fechou com sucesso…

10 horas ago

Janeiro branco reforça importância da saúde mental

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, cerca de um bilhão de pessoas em…

1 dia ago

Governo muda regras para o leilão de energia em 2025

O Ministério das Minas e Energia por meio da Portaria Normativa nº 97/25 alterou as…

1 dia ago

Manpower abre vagas na área de produção e logística

Manpower abre vagas de emprego na cidade de Campinas. As oportunidades são para os cargos…

1 dia ago

Andest do Brasil faz live gratuita sobre como evitar multas em SST no eSocial

Evento online será conduzido pelo Engenheiro Rogério Balbinot, especialista com décadas de atuação em SST…

1 dia ago

Custos de residenciais sênior chegam a R$ 20 mil em SP

Casas de repouso de alto padrão estão crescendo por todo o Brasil. Elas oferecem serviços…

1 dia ago