São Paulo,SP 9/7/2021 –
A má administração dos recursos pode levar ao estresse financeiro.
De acordo com uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), cerca de 42% dos brasileiros afirmaram que a pandemia de COVID-19 fez com que seus gastos aumentassem. Para os entrevistados, os principais motivos para esse aumento são as despesas com supermercado (68%), os maiores preços de produtos e serviços (49%) e o aumento nas contas básicas do dia a dia em suas residências, já que 47% deles, durante o período de pandemia, têm passado mais tempo em casa.
Assim, muitos brasileiros enfrentam sérias dificuldades em manter uma boa saúde financeira, que é fundamental para uma boa qualidade de vida, pois a falta de dinheiro para lazer e atividades físicas, a incapacidade de adquirir bens e realizar sonhos por falta de dinheiro comprometem a saúde e o bem-estar das pessoas, e pode gerar o estresse financeiro.
O estresse financeiro é causado por uma acentuada preocupação com o dinheiro (ou com a falta dele). Diante disso, diversas reações físicas são observadas nas pessoas, como insônia, queda de cabelo, dores musculares e aumento na pressão sanguínea.
Mas como ser saudável financeiramente?
Está claro que todos devem buscar melhorar a saúde financeira e evitar – ao máximo – atitudes que possam comprometê-la. Para isso, é necessário adquirir bons hábitos ao lidar com dinheiro.
É importante ressaltar que uma boa saúde financeira não está restrita a quem ganha muito dinheiro, pois o controle financeiro deve ser ajustado de acordo com a realidade financeira de cada um. Portanto, as despesas devem estar adequadas à renda atual de cada pessoa.
Algumas dicas que podem melhorar a saúde financeira de uma pessoa/família são:
1) Educação Financeira
É muito importante ampliar os conhecimentos sobre finanças pessoais. Anotar os rendimentos e as despesas da casa e evitar gastar mais do que ganha são boas maneiras de começar. Além disso, é interessante se atentar para o mundo dos investimentos, aprendendo mais sobre renda fixa e renda variável, visando objetivos de curto, médio e longo prazo.
2) Cautela nas despesas
Renegociar e evitar futuras dívidas também é fundamental para a melhora da saúde financeira. É aconselhável a opção de comprar produtos à vista, evitando o pagamento de juros embutidos nas parcelas. Utilizar o cartão de crédito com cautela também é recomendado, além de evitar contrair dívidas de empréstimos bancários, tendo em vista as elevadas taxas de juros cobradas pelos bancos.
3) Reserva de Emergência
Reserva de emergência é um dinheiro guardado para lidar com possíveis eventualidades. É recomendado que essa reserva corresponda de 6 a 12 meses dos gastos mensais da família. Esse montante deve estar aplicado em um investimento de liquidez diária ou na poupança, para que seja possível resgatá-lo a qualquer momento, com facilidade.
Implementando essas dicas, uma pessoa consegue equilibrar as despesas e estará preparada para imprevistos, além de conseguir poupar parte do salário para outras finalidades, como uma viagem, a compra de um imóvel ou, até mesmo, a aposentadoria.
Comunidade financeira
O Bullla é uma fintech, autorizada pelo Banco Central, de empréstimos entre pessoas, no formato SEP (Sociedade de Empréstimo entre Pessoas), onde pessoas físicas emprestam dinheiro umas para as outras, com juros diferenciados e de uma forma segura. No Bullla, empréstimos são contraídos pelos “bons pagadores” com taxas menores que as dos bancos, e o dinheiro é emprestado pelos “bons poupadores”, que obtêm retornos sobre o valor investido.
Mais informações em https://www.bullla.com.br/
Website: https://www.bullla.com.br/
Com objetivo de alocar equipes em outros negócios de forma a compreender a realidade da…
Pesquisa indica percentual de mulheres à frente dos negócios e revela participação feminina como maioria.…
O Plenário do STF julgou a ADI 5322 em junho de 2023; advogado comenta as…
ADI 5322 altera diretriz que excluía o tempo de espera para carga e descarga do…
Especialista do Grupo Riopae evidencia as principais diferenças entre os dois métodos de despedida e…
Levantamento do Ministério da Previdência Social indicou crescimento no número de benefícios concedidos pelo Instituto…