Portal Comunique-se

Hortas urbanas integram novo plano de segurança alimentar em Campinas

O projeto Campinas Solidária e Sustentável está criando um fluxo de organização das demandas pertinentes a liberação de áreas, acesso a água, parcerias para a capacitação técnica, e cursos. A ideia é ampliar esses cultivos na área urbana.

Compartilhe
nutra brasil - topo mega banner

Campinas, SP 24/8/2021 – “Nosso propósito é disseminar a alimentação saudável e a gestão da política de segurança alimentar na cidade”, afirmou Vandecleya Moro

A Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos de Campinas está qualificando o mapeamento de 45 áreas de cultivo, já organizadas pela sociedade civil, em um novo programa de segurança alimentar. Trata-se do Campinas Solidária e Sustentável.

“Nosso propósito é disseminar a alimentação saudável e a gestão da política de segurança alimentar na cidade, de modo a promover a inclusão produtiva local, com a venda feita diretamente pelo produtor, e que a população local possa adquirir a preços acessíveis”, afirmou Vandecleya Moro, secretária municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos de Campinas.

O projeto Campinas Solidária e Sustentável está criando um fluxo de organização das demandas pertinentes à liberação de áreas, acesso a água, parcerias para a capacitação técnica, e cursos. A ideia é ampliar esses cultivos na área urbana.

Uma das mais antigas hortas comunitárias está localizada no Parque Itajaí 4. Data de 2003. Trata-se de um caso único de assentamento situado em área urbana e periurbana. É formado por um grupo de 15 famílias, integrantes da Associação de Produtores de Agricultura Urbana e Periurbana de Campinas e Região (Cio da Terra), formalmente instituída com a cessão de uso de área pública de 1,4 hectare pela Prefeitura, na vigência do Programa Municipal de Hortas Comunitárias. 

A horta urbana no Parque Itajaí 4 tem área de produção de 1 hectare, a qual é dividida em áreas para canteiros de 250 a 500 metros quadrados por família, produzindo para consumo próprio e venda de excedentes. Os produtores cultivam hortaliças, frutas e plantas aromáticas, além de ações de recuperação das áreas de preservação permanente do local.

Website: https://www.campinas.sp.gov.br/governo/assistencia-social-seguranca-alimentar/

Compartilhe

DINO Agência de Notícias Corporativas

Agência de notícias corporativas. Conteúdos publicados em rede de parceiros online. Na lista de parceiros estão grandes portais, como os casos do Terra, do Metrópoles e do iG. Agência Estado e Agência O Globo também fazem parte desse time, assim como mais de uma centena de sites e blogs espalhados país afora.

nutra brasil - topo mega banner