Categories: noticias-corporativas

Certificação PMP traz benefícios para gerentes de projetos

São Paulo 2/8/2021 –

Estrutura do exame passou por mudanças a partir de janeiro de 2021

De acordo com análise do PMI, o potencial para gerentes de projeto pelo mundo é enorme. A certificação PMP é a credencial profissional para o gerenciamento de projetos, sendo o padrão-ouro. A certificação PMP tem como função validar a competência para que a função de gestor de projetos seja desempenhada, podendo, assim, executar a liderança e direção de projetos.

A certificação PMP tem reconhecimento mundial. De acordo com a décima edição da pesquisa salarial do site pmsurvey.org, os gerentes de projetos que possuem certificação apontam, em média, uma remuneração 23% superior àqueles que não a possuem.

Certificação PMP oferece possibilidades

A certificação PMP, além de influenciar positivamente na remuneração dos profissionais, oferece outras possibilidades que atingem o dia a dia dos gestores. A certificação propicia um maior desenvolvimento profissional, levando em consideração que a gestão de projetos é naturalmente multidisciplinar, fazendo com que o especialista, além de ter habilidades com números, também seja capaz de resolver conflitos, gerir pessoas e ser líder, aspectos permitidos pela certificação.

Além disso, com a certificação, o profissional também é capaz de atuar em outras áreas, uma vez que o gerenciamento de projetos possibilita a aplicação em projetos de naturezas diversas. Outro ponto importante a ser ressaltado sobre a certificação é a conexão com a comunidade internacional, já que gerentes ao longo do globo compartilham experiências bem-sucedidas em workshops e congressos, por exemplo. Países como Noruega e Canadá possuem interesse em profissionais do Brasil, fazendo com que a certificação seja um grande destaque no diferencial competitivo.

Experiência e conhecimento na área são pré-requisitos para a certificação

Para conseguir a certificação, o profissional deve possuir conhecimento e experiência em gerenciamento de projetos. Há duas categorias que se fazem como pré-requisitos: os profissionais com graduação (4.500 horas de experiência em projetos) e profissionais que possuem o segundo grau completo (7.500 horas de experiência em projetos). Tal experiência é relatada em termos dos projetos em que o profissional atuou, ao longo do cadastro no PMI. Em ambas as categorias, são exigidas 35 horas de educação na área de gerenciamento de projetos. Cursos preparatórios para a certificação já suprem esse requisito.

Sobre o exame em si, a partir de janeiro de 2021, a estrutura passou a seguir novos critérios em relação à classificação e percentuais de distribuição das questões. Pessoas (42%), são questões ligadas à liderança em projetos; Processos (50%), são questões sobre pontos técnicos da gestão do projeto; Negócios (8%), com questões sobre ligação entre projetos e estratégia da organização. Outro ponto importante é que, aproximadamente, 50% das questões têm ligação com métodos ágeis e abordagens híbridas.

Website: https://clarify.com.br/

Compartilhe
DINO Agência de Notícias Corporativas

Agência de notícias corporativas. Conteúdos publicados em rede de parceiros online. Na lista de parceiros estão grandes portais, como os casos do Terra, do Metrópoles e do iG. Agência Estado e Agência O Globo também fazem parte desse time, assim como mais de uma centena de sites e blogs espalhados país afora.

Recent Posts

II Congresso Capixaba fortalece cuidados paliativos no ES

A AECP-ES e a ANCP promovem o II Congresso Capixaba de Cuidados Paliativos nos dias…

2 dias ago

Lepono leva soluções sustentáveis em bombeamento para a Intersolar Brasil 2025

Empresa apresenta bombas solares e híbridas focadas em eficiência energética e acesso à água em…

2 dias ago

Festival celebra artes visuais com programação inédita em Trindade

Com início no dia 16 de agosto, no Teatro Desencanto, o evento propõe conexão entre…

2 dias ago

Setor de tecnologia adota práticas para reduzir impactos ambientais

O setor de tecnologia enfrenta um desafio crescente com o aumento do lixo eletrônico e…

2 dias ago

UniFECAF e Faculdade Rocketseat lançam graduação em IA

Curso de 18 meses em formato EAD oferece microcertificações e propõe formação para funções emergentes…

2 dias ago