São Paulo 4/8/2021 –
Estratégias de Inbound Marketing podem ser eficientes para a realização da venda
De acordo com a pesquisa “Social Commerce”, desenvolvida pela All iN | Social Miner em conjunto com a Etus e a Opinion Box, o consumo on-line, que já apresentava sinais de crescimento exponencial antes da pandemia de Covid-19, tornou-se um hábito para 86% dos brasileiros. Além disso, segundo a We Are Social, 4,2 bilhões de pessoas estão nas redes sociais, o que mostra um relacionamento mais íntimo com os consumidores, além da possibilidade de vendas por meio das próprias redes, que já acontecem de forma acelerada.
A pesquisa aponta que 76% dos consumidores utilizam as redes sociais para pesquisar os próximos produtos a serem comprados. Dentro disso, 56% as utilizam para acessar as avaliações realizadas por outros consumidores e 54%, para realizar um comparativo entre os preços.
Consumidores pertencentes às classes A e B são os que possuem mais interesse pela experiência de compra de outros usuários (75%). Em relação às classes C, D e E, esse número está em 65%. Entre as plataformas mais recorrentes, o Instagram é a mais procurada por quem deseja encontrar um produto (62%). Na sequência, aparece o Facebook (61%), o Google Shopping (61%) e o WhatsApp (37%).
Razões para comprar pelas redes sociais
Apesar do estudo apresentar que os sites e aplicativos ainda são as principais ferramentas de compras do público (74%), o número de pesquisas pelas redes sociais é bem alto (76%). Além disso, a análise ainda aponta que 70% podem aderir à prática futuramente.
Em relação às razões para compras, em específico, por meio das redes sociais, o preço, agilidade e acesso às informações sobre os produtos aparecem na lista. Outras, como praticidade para pesquisar, facilidade e acesso às lojas menores, também encabeçam os motivos.
O fenômeno mostra que as redes sociais são uma espécie de vitrine para os produtos e também para a própria loja, que pode aproveitar os recursos oferecidos por essas plataformas para mostrar o backstage, informações complementares dos produtos e estreitar os laços com os consumidores.
Inbound Marketing ajuda nas redes sociais
A estratégia de Inbound Marketing realizada por uma agência de Inbound Marketing, por exemplo, pode servir de grande auxílio para uma estratégia de vendas a partir das redes sociais. Essas redes, em suas múltiplas plataformas e especificidades, servem para atrair a atenção de possíveis clientes. Apesar disso, nem todos realizam a compra de forma imediata.
A fim de que a conexão com esse consumidor em potencial não seja perdida, o Inbound Marketing é uma saída estratégica para a captação do contato desse usuário, para que, assim, um relacionamento com ele possa ser construído para além das redes sociais. Com a nutrição dessa relação, outras informações sobre o produto ou serviço oferecido pela marca podem ser compartilhadas, abrindo a possibilidade para que a venda possa ser realizada no futuro.
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