Curitiba – PR 14/7/2021 – O uso do steel frame possibilita a execução do projeto fora do canteiro de obras, otimizando o tempo de construção.
Para quem constrói, além da obra limpa, o tempo de execução pode ser menor. A arquiteta Renata Pisani, especializada em Meio Ambiente, comenta as vantagens desse sistema que começa a ganhar cada vez mais força no mercado brasileiro.
Assim como outros setores relacionados à construção civil, a arquitetura tem passado por transformações em busca de um cenário sem desperdícios e com impactos menores ao meio ambiente, uma vez que, de acordo com a Associação Brasileira para Reciclagem de Resíduos da Construção Civil e Demolição (Abracon), são geradas 290,5 toneladas de entulhos diariamente no Brasil, mas apenas 21% destes materiais podem ser reciclados.
Entre as principais tendências que começam a ganhar espaço e se tornar uma solução para este entrave é a construção em steel frame, uma estrutura de aço compatível com outros diversos materiais como madeira, painéis de alumínio composto e drywall.
A arquiteta Renata Pisani, que defende e aplica métodos sustentáveis em seus projetos, lembra que além de contribuir para o meio ambiente, o uso do steel frame possibilita a execução do projeto fora do canteiro de obras, otimizando o tempo de construção.
Características sustentáveis da construção em steel frame
A construção em steel frame (aço leve, em inglês), é um método de sistema construtivo em que as estruturas para vigas, colunas e telhados são feitas em aço galvanizado, substituindo os tijolos e o concreto.
Por utilizar água apenas na etapa de fundação, o que gera economia desse recurso natural, este método é conhecido também como construção seca.
Outra vantagem citada pela arquiteta Renata Pisani, é que esse estilo de construção proporciona melhor isolamento acústico e térmico, em função das várias camadas que compõem o sistema steel frame, resultando em uma redução no consumo de energia e uso de aparelhos como ar-condicionado e aquecedores elétricos.
A versatilidade e a facilidade de manutenção também são fatores que fazem esse sistema ser uma solução para o desperdício de materiais. “O steel frame, ao contrário da construção em alvenaria, é oco e isso permite a passagem de instalações hidráulicas e elétricas de um ponto para outro do imóvel, possibilitando uma adequação da infraestrutura sem quebrar paredes”, explica Renata Pisani.
A arquiteta analisa que embora ainda não seja um método comum de construção no Brasil, o steel frame é uma excelente opção para projetos comerciais por todos os aspectos já citados, por obedecer a normas técnicas de segurança e pela economia de materiais que proporciona.
“Quando a obra de um ponto comercial é feita sem saber se será dada uma finalidade específica, é recomendável o uso do steel frame, porque possibilita que o inquilino adapte conforme a sua necessidade”, esclarece.
Website: http://www.renatapisani.com.br
A nova solução permite que as equipes de vendas globais criem vídeos personalizados, enquanto as…
A Keturah, o revolucionário conceito imobiliário e hoteleiro de luxo e bem-estar, anunciou marcos importantes…
A melhor plataforma de linhagem de dados e de catálogo da Octopai para fornecer capacidade…
A Andersen Global continua desenvolvendo sua plataforma multidisciplinar na África do Sul por meio de…
O Cloudera Copilot for Cloudera AI acelera a produtividade, aprimora a colaboração e apoia o…
Em uma conquista espetacular para a saúde pública, a Suécia anunciou que está quase alcançando…