Categories: noticias-corporativas

Com vacinação em ritmo acelerado, ocupação de hotéis em Brasília volta a crescer

São Paulo 3/8/2021 – Estamos otimistas com a retomada das viagens corporativas. Os índices estão subindo com o avanço da vacinação – Paulo Brazil, Diretor Comercial do B Hotel

São Paulo e o próprio DF seguem como principais polos emissores de hóspedes nessa retomada. No B Hotel Brasilia, a previsão é de atingir 50% de ocupação média entre agosto e dezembro

Brasília é destaque em hospitalidade no mundo, de acordo com a pesquisa de Demanda Turística Internacional do Ministério do Turismo. Embora o turismo seja um dos segmentos mais afetados pela pandemia do novo coronavírus, o presidente da Associação Brasiliense das Agências de Turismo Receptivo (Abare-DF), Reinaldo Ferreira, destaca que a Setur tem apresentado demandas importantes para o crescimento da atividade. “Estamos esperançosos, porque o governo tem trabalhado e preparado Brasília como um destino para receber o público. Isso tem levado nossa população e visitantes a conhecerem melhor a capital do Brasil, gerando mais trabalho, mais emprego e renda”, argumenta. “A capital oferece infraestrutura invejável totalmente vocacionada para o turismo. Dispõe de um sistema de mobilidade urbana que permite deslocamentos rápidos a todos os pontos da cidade. Conta com uma gastronomia de padrão internacional, serviços de hotelaria e espaços para grandes eventos com bons serviços e equipamentos de ponta de alta qualidade”, complementa a Secretária de Turismo, Vanessa Mendonça.

No entanto, devido à pandemia, o turismo corporativo e a indústria de eventos estiveram em queda livre no ano passado e na maior parte dos primeiros meses deste ano, sendo ambos principais motores da ocupação hoteleira. No DF, de acordo com dados do Convention Bureau de Brasília e região, em 2019, os 14 eventos nacionais e internacionais de médio a grande porte captados, e os 61 apoiados geraram impacto econômico de mais de R$ 134 milhões. Em 2020, mesmo com as medidas para contenção da pandemia, foram captados três grandes eventos para Brasília e foi concedido apoio institucional a outros 17 – como a Casa Cor e o Rally dos Sertões. Segundo dados da ABIH-DF (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Distrito Federal), a taxa média de ocupação do DF vem crescendo, principalmente por conta da movimentação da CPI da COVID-19, e já mostra avanço com relação ao mês de maio. Já o Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil (FOHB) aponta reação do segmento e prevê um segundo semestre em alta, com até 65% de ocupação.

O B Hotel, inaugurado há pouco mais de três anos e projetado pelo arquiteto Isay Weinfeld, segue, pouco a pouco, retomando o bom momento em seus negócios com o aumento gradual do número de hóspedes. Em junho, o empreendimento, sob gestão dos executivos George Durante e Paulo Brazil, fechou o mês com cerca de 37% de taxa de ocupação, índice 45% superior ao apurado em maio. O hotel vem apresentando uma constante evolução mês a mês em sua taxa de ocupação, que hoje está na casa dos 34%. Expectativa é atingir os 50% de ocupação média entre os meses de agosto e dezembro.

“Estamos muito otimistas com a retomada do turismo e dos eventos corporativos. Os índices estão subindo gradativamente com o avanço do cronograma de vacinação e a faixa etária de maior frequência em nosso hotel, que é a de 35 a 55 anos, já se encontra em condições de viajar novamente. Considerando o mês de março, pico da 2ª onda no Brasil, como o único ponto de retração apresentado este ano, temos motivos de sobra para acreditar em 2º semestre muito mais promissor para nós e para o setor hoteleiro no geral”, ressalta Paulo Brazil, Diretor Comercial do B Hotel. Além do crescimento em ocupação apurado no 1º semestre de 2021, o hotel vem relatando ainda um aumento significativo no número de hóspedes provenientes de estados pouco recorrentes, como Pernambuco, Bahia e Ceará. No último mês, clientes oriundos destas regiões representaram quase 7% do acumulado geral de junho. São Paulo (24,54%), DF (24,59%) e Rio de Janeiro (10,64%) lideram como os três maiores polos emissores de clientes.

Para o presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagens do Distrito Federal (Abav-DF), Levi Barbosa, há expectativa de alta de 30 a 40% nos deslocamentos em julho, na comparação com o mês passado. “Está faltando termos mais pessoas vacinadas. Mas sentimos uma melhora. Daqui para o fim do ano, acredito que chegaremos perto da normalidade de antes da pandemia”, destacou. Ele acrescenta que muitos brasilienses têm feito reservas para dezembro e janeiro. “O turismo está reagindo. A vacina está fazendo toda a diferença”, completou.

Brasília busca atrair eventos

A Secretaria de Turismo do Distrito Federal e o Brasília e Região Convention & Visitors Bureau assinaram acordo de cooperação técnica “Brasília Capital de Todos os Eventos”. A ideia é promover a excelência e a qualificação da capital federal como um destino turístico, nacional e internacional. Segundo estudo da Associação Internacional de Congressos e Convenções (ICCA) de 2019, o Brasil é um dos 20 destinos mais procurados no mundo para a realização de eventos corporativos. No país, Brasília é a quarta cidade que mais sediou eventos.

O termo de cooperação prevê a criação de um plano de trabalho e o desenvolvimento de ações conjuntas para captação e promoção de eventos corporativos e de negócios. Esse segmento, de acordo com o Ministério do Turismo (MTur), está entre os setores prioritários para a expansão dessa indústria no país.   

Claudia Maldonado, presidente do Brasília e Região Convention and Visitors Bureau ressaltou a importância do Turismo Corporativo para a rápida retomada econômica e citou o estudo da NewSense. O levantamento mostra que, em 2019, o volume de negócios gerados por eventos e feiras desse segmento faturou R$ 305 bilhões, representando 4,6% do PIB nacional.

Segundo a Secretária de Turismo Vanessa Mendonça, esse convênio também une os principais organizadores de eventos do país e agrega valor para o fortalecimento e desenvolvimento do turismo, setor que envolve 52 segmentos econômicos e é responsável por um em cada cinco empregos no mundo.

Dados do Mtur mostram que o gasto do turista nacional em viagem de negócios ou corporativa é 50% maior que o de quem viaja por lazer. “Por exemplo, a realização de um Congresso Brasileiro de Cardiologia, com quatro dias de duração e mil participantes, geraria um impacto econômico  de mais de R$ 23,6 milhões”, destacou a Secretária de Turismo.

 

Website: http://www.bhotelbrasilia.com.br

Compartilhe
0
0
DINO Agência de Notícias Corporativas

Agência de notícias corporativas. Conteúdos publicados em rede de parceiros online. Na lista de parceiros estão grandes portais, como os casos do Terra, do Metrópoles e do iG. Agência Estado e Agência O Globo também fazem parte desse time, assim como mais de uma centena de sites e blogs espalhados país afora.

Recent Posts

Atual cenário econômico brasileiro cria alerta para 2025

Consultor financeiro lista os principais desafios que os empresários devem enfrentar no próximo ano

13 horas ago

CGS Nomeia John Samuel a Diretor de Operações para Aprimorar Ainda Mais o Serviço ao Cliente e Impulsionar a Excelência Operacional

NOVA YORK, Nov. 25, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- A Computer Generated Solutions, Inc. (CGS), fornecedora…

13 horas ago

Alta performance logística eleva a produtividade industrial

Com a pressão por entregas cada vez mais rápidas e os desafios de fatores externos,…

13 horas ago

Bistrô reúne arte e menus inspirados em história

A arte é muito presente na vida do chef David Faria. “Gosto de estar cercado…

13 horas ago

Médico explica uso do balão intragástrico para emagrecer

Procedimento é realizado de forma endoscópica, sem necessidade de cortes ou internação prolongada

13 horas ago

Mobiliário infantil facilita a organização do quarto

Multimóveis indica produtos práticos e funcionais para agregar praticidade aos ambientes

13 horas ago