Categories: noticias-corporativas

Para evitar correria, contribuinte já pode organizar documentos para o IR

São Paulo 2/2/2022 –

Conselho de Contabilidade de São Paulo traz dicas importantes para ajudar os contribuintes

Está chegando a hora de os brasileiros acertarem as contas anuais com a Receita Federal, com a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF). Como acontece anualmente, profissionais liberais, trabalhadores e empresários devem apresentar os seus “ganhos e gastos” relativos ao ano-base de 2021. Para evitar deixar tudo para a última hora, os meses de janeiro e fevereiro são ideais para começar a organizar e separar os recibos e documentos considerados básicos em todos os anos.

Para ajudar os contribuintes neste trabalho de organização, o Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRCSP) separou cinco dicas importantes para evitar erros e riscos de cair na malha fina.

Existem dois tipos de Imposto de Renda: para pessoa física e jurídica. O IRPF (Imposto de Renda de Pessoa Física) é voltado para pessoas que precisam informar ao governo seus rendimentos. Já o IRPJ (Imposto de Renda de Pessoa Jurídica) visa regularizar a situação das empresas, informando as movimentações fiscais e contábeis do negócio.

Guardar e organizar os documentos necessários
O contribuinte deve separar e guardar documentos que serão imprescindíveis para o preenchimento, tais como: informes de rendimentos bancários e aplicações financeiras, recibos de despesas médicas e com educação, lista de aluguéis recebidos, dados dos dependentes, entre outros.

Ficar atento aos critérios para fazer a declaração
Normalmente se exige a entrega de declaração quando há o recebimento de salários, aposentadoria ou pensão do INSS, pensão alimentícia, renda de aluguéis ou rendimentos como autônomo, quando a soma de todos esses rendimentos no ano anterior supera um valor base específico. É preciso prestar muita atenção aos critérios que a Receita Federal irá disponibilizar, em breve, para a declaração 2022.

Declarar os bens
No item “Bens e Direitos”, o contribuinte deverá declarar bens como veículos, imóveis, embarcações e terrenos. Nessa categoria deve-se informar sobre ações e cotas de capital de empresas, negociadas ou não na bolsa de valores, investimentos e criptomoedas, entre outros.

Declaração completa ou simplificada
Na hora de escolher a forma de tributação do imposto de renda, o contribuinte tem duas opções: deduções legais, na qual o imposto é calculado sobre os rendimentos totais, com a dedução das despesas informadas ou desconto simplificado, em que as deduções não são consideradas e é aplicado um desconto padrão de 20% sobre a renda tributável. Fique atento a cada caso para verificar qual das opções gera um imposto menor ou uma restituição maior.

Procurar ajuda especializada
O primeiro passo para não ocorrer erros na declaração de imposto de renda é buscar por um contador de confiança, que possa dar a melhor consultoria sobre os principais pontos de dúvida.

Website: https://online.crcsp.org.br/portal/index.asp

Compartilhe
DINO Agência de Notícias Corporativas

Agência de notícias corporativas. Conteúdos publicados em rede de parceiros online. Na lista de parceiros estão grandes portais, como os casos do Terra, do Metrópoles e do iG. Agência Estado e Agência O Globo também fazem parte desse time, assim como mais de uma centena de sites e blogs espalhados país afora.

Recent Posts

O assistente de negociação por IA GetAgent da Bitget foi adotado em massa, causando um frenesi na comunidade

VICTORIA, Seychelles, July 27, 2025 (GLOBE NEWSWIRE) -- A Bitget, principal corretora de criptomoedas e…

11 horas ago

Bitget fortalece presença regional na Malaysia Blockchain Week 2025

KUALA LUMPUR, Malásia, July 25, 2025 (GLOBE NEWSWIRE) -- A Bitget, principal corretora de criptomoedas…

2 dias ago

Manpower abre 25 vagas de produção em Indaiatuba

A empresa ManpowerGroup Brasil está contratando profissionais para atuarem como operador(a) de produção na cidade…

2 dias ago

Crédito do Trabalhador cresce e amplia acesso ao crédito

Com mais de R$ 11 bilhões liberados em 2025, programa voltado a trabalhadores com carteira…

2 dias ago

Iniciativa privada muda foco de investimentos

O interesse da iniciativa privada pela concessão de rodovias ultrapassou o interesse pelo segmento de…

2 dias ago

Humanidade usa 1,8 vezes mais do que a Terra pode regenerar

Relatório global alerta para sobrecarga ecológica

2 dias ago