Categories: noticias-corporativas

Expectativa de vendas de panetones para a época de Natal cresce em 10%

Ferraz de Vasconcelos – SP 1/11/2021 – O crescimento de todo esse percentual se deve à variedade de sabores de pães e bolos para o Natal, além do investimento em embalagens personalizadas

Diretor executivo da WRA Embalagens acredita que o alto volume de produção de panetones se deve também ao fato das possibilidades de personalização dos invólucros

Com menos de 2 meses para a celebração das festas de final de ano, a Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (ABIMAPI) traz dados positivos para esta categoria. A expectativa é de que haja um crescimento de 10% nas vendas de panetones em comparação a 2020, chegando a movimentar R$ 890 milhões no período sazonal (novembro a janeiro) e 5% em volume, totalizando 41 mil toneladas. Enquanto, em 2020, o setor faturou cerca de R$ 848 milhões e foram vendidas 40 mil toneladas.

Segundo a ABIMAPI, o panetone é um dos alimentos mais tradicionais que compõem a ceia de Natal dos brasileiros, pois representa 52,4% do consumo per capita do país, com 400 gramas para cada família, o que equivale ao consumo de um panetone inteiro para cada lar.   

A Itália, que lidera o ranking, tem o dobro do percentual, isso porque é o país de origem dos panetones. Já o Brasil ganha evidência quando se refere à exportação. O país ocupa o 2º lugar do mundo, ficando atrás apenas da Itália, de acordo com o levantamento da associação da categoria. 

A ABIMAPI também aponta que, entre 2019 e 2020, a comercialização para fora do país teve um aumento de 1% em volume, totalizando 5,8 mil toneladas exportadas no último ano. Já entre janeiro e julho deste ano já atingiu uma média de 600 toneladas de panetones, que equivale ao dobro obtido no mesmo período do ano passado. 

Os principais países que receberam o produto em 2020 (por valor exportado) são: Estados Unidos (59%), Peru (15%), Paraguai (5%), Japão (4%) e Uruguai (3%). E a probabilidade é que até o final do ano o número venha crescer ainda mais, conforme estatística levantada pela Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados. 

Em entrevista com Willington Bekmer, diretor executivo da WRA Embalagens – empresa de produção de embalagens alimentícias, o mesmo explica: “O crescimento de todo esse percentual se deve ao fato das variações dos sabores de pães e bolos para o Natal, além do investimento em embalagens personalizadas”, detalha o diretor o qual enfatiza que os panetones e bolos ingleses são comprados não só para o consumo próprio, mas também para presentes.  

Além do panetone, o vinho também é bem procurado não só nessa época, mas no ano todo. E mesmo com os impactos da pandemia, segundo a IWSR espera-se que o mercado global de vinhos recupere o nível de consumo até 2024, com crescimento anual em volume de 1,8% e 2,4% em valor.

Inclusive, foi publicada uma estatística recentemente pela Wine Intelligence, indicando que o Brasil é o terceiro maior mercado do consumo em números de compradores de vinho online, com 30% de consumidores que compram pela internet, os quais somam 10,6 milhões de pessoas.

Diante deste engajamento, espera-se que o número aumente ainda mais em época de final de ano, já que muitos usufruem do recesso para relaxar com a família e empresas aproveitam o ensejo do Natal para presentear colaboradores com cestas de Natal ou bebidas finas, como: vinho e champanhe de marcas variadas.  

De acordo com o site Winext, a pandemia fez com que a população também ficasse mais focada em ações sustentáveis e mais voltadas para a saúde. Sendo assim, empresas fabricantes de vinhos foram impulsionadas a produzir mais vinhos sustentáveis, orgânicos e biodinâmicos.

“Visto que as indústrias de vinhos têm focado na sustentabilidade, a expectativa é que haja um aumento na venda de sacolas para vinhos em papel sustentável de em torno de 25% até o final do mês de dezembro”, conclui Willington.

Website: https://www.wraembalagens.com.br/

Compartilhe
0
0
DINO Agência de Notícias Corporativas

Agência de notícias corporativas. Conteúdos publicados em rede de parceiros online. Na lista de parceiros estão grandes portais, como os casos do Terra, do Metrópoles e do iG. Agência Estado e Agência O Globo também fazem parte desse time, assim como mais de uma centena de sites e blogs espalhados país afora.

Recent Posts

Empresa aponta os fatores que influenciam na vida útil dos cabos elétricos

De acordo com o consultor técnico da COBRECOM, que fabrica condutores elétricos de baixa tensão,…

15 horas ago

Decisões do STF impactam o Sistema Único de Saúde (SUS)

Manifestações do STF estabelecem critérios balizadores significativos, que contribuem para a uniformização das decisões judiciais…

15 horas ago

Limpeza: serviço especializado é opção para casos complexos

Especialista da PowerJet Desentupidora e Dedetizadora explica como funciona o serviço especializado em desentupimento

15 horas ago

Laboraltec firma parceria com a americana AMETEK Brookfield

Empresa brasileira se torna representante oficial na venda e assistência técnica de equipamentos analíticos para…

15 horas ago

Industrialização da construção civil ganha força no Brasil

Setor criou quase 160 mil novos postos de trabalho com carteira assinada apenas nos primeiros…

15 horas ago

CFO SAB: ID Trust indica executivos para painel de debates

Além da participação indireta, empresa marcou presença com a presença do CEO Junior Santos como…

15 horas ago