Categories: noticias-corporativas

Mudanças e expectativas para o novo formato do ensino médio no Brasil

Uberlândia – MG 13/4/2022 –

Em 2022 se encerra o prazo para que as escolas de todo país implementem o novo ensino médio

As políticas para educação no país vêm sendo reestruturadas e revistas desde a constituição de 1988. De lá para cá, muitas transformações ocorreram, uma delas é a LDB, Lei de Diretrizes e Bases de 1996. Nela foram estruturados conteúdos mínimos necessários para todas as escolas do país.

Contudo, como é de conhecimento, a educação é um ponto que deve ser constantemente discutido. Com isso, ao longo dos anos, novos documentos sobre as bases e diretrizes de ensino foram surgindo, tanto para o ensino básico, quanto para o ensino médio. Na segunda metade da década de 90, surgem os Parâmetros Curriculares Nacionais, PCN, que auxiliaram nessa construção de uma base educacional comum.

A Base Nacional Comum Curricular

Em 2017, surge a Base Nacional Comum Curricular, a BNCC. Enquanto os PCNs vão trabalhar os ciclos educacionais, a BNCC dedica-se ao ano escolar, dando apoio aos professores e demais profissionais da educação em como preparar estratégias, não só educacionais, mas também sociais, para os estudantes.

O professor Júlio Abdalla, idealizador e mantenedor do Colégio Gabarito, entende que as mudanças impostas pela BNCC representam uma grande oportunidade, em especial com o ‘novo ensino médio’. “Entendo que as mudanças impostas pela BNCC representam uma grande oportunidade para o país repensar a educação e o papel do jovem na sociedade. Porém, colocar em prática a BNCC e garantir qualidade no ensino são um enorme desafio para a educação em todo o Brasil”, afirma Júlio Abdalla.

Investimentos e desafios

Em 2016, o Governo Federal implementou a PEC de congelamentos de gastos. O objetivo era frear o crescimento da trajetória de gastos públicos, fixando, por até 20 anos, um limite para despesas. Nessa proposta, a educação foi diretamente impactada, já que com esse congelamento e contenção de gastos a verba o dinheiro para investimentos foi reduzido.

De acordo com Abdalla, a proposta de aumento de carga horária nas escolas com ensino em tempo integral propiciada pelo novo ensino médio não condiz com a realidade de congelamento dos gastos em educação. “Tenho clareza de que a educação, principalmente pública, no nosso país, tem problemas estruturais graves e que vivemos um momento de grande precarização das condições de ensino”, explica Júlio.

O professor dá como exemplo a proposta de aumento de carga horária nas escolas com ensino em tempo integral propiciada pelo novo ensino médio, que não condiz com a realidade de congelamento dos gastos em educação. “Creio que é apenas com mudanças significativas nesse cenário e com a valorização da educação que garantiremos um futuro promissor aos nossos jovens e à nossa sociedade”, conclui.

Como vai funcionar o novo ensino médio?

A organização da base no novo ensino médio prevê a participação do estudante por meio da escolha de parte das disciplinas a serem cursadas. Com isso, uma parte da carga horária é obrigatória a todos os estudantes. Já a outra parte, dá ao aluno do ensino médio a oportunidade de escolher um percurso acadêmico entre as áreas do conhecimento. Essa escolha é feita de acordo com os interesses e perspectivas para o futuro de cada aluno.

Educação transformadora

As mudanças, dentro da proposta educacional, impulsionam a caminhada no viés de uma educação inovadora. O estudante é colocado no centro do processo de ensino-aprendizagem. Isso faz com que o aluno se torne, cada vez mais, ativo e consciente do seu papel transformador na sociedade.

A escola que promove esse tipo de reflexão tem mais facilidade em inspirar e ajudar seus estudantes a fazerem as escolhas corretas no novo ensino médio. “No Gabarito, as disciplinas extracurriculares são pensadas de modo a favorecer a autonomia e o protagonismo do estudante. Decidir a qual área do conhecimento irá se dedicar mais, é uma escolha do aluno, que contará com o apoio da família e da equipe qualificada da escola”, finaliza o professor.

Website: https://www.sistemagabarito.com.br/

Compartilhe
0
0
DINO Agência de Notícias Corporativas

Agência de notícias corporativas. Conteúdos publicados em rede de parceiros online. Na lista de parceiros estão grandes portais, como os casos do Terra, do Metrópoles e do iG. Agência Estado e Agência O Globo também fazem parte desse time, assim como mais de uma centena de sites e blogs espalhados país afora.

Recent Posts

Limpeza: serviço especializado é opção para casos complexos

Especialista da PowerJet Desentupidora e Dedetizadora explica como funciona o serviço especializado em desentupimento

13 horas ago

Laboraltec firma parceria com a americana AMETEK Brookfield

Empresa brasileira se torna representante oficial na venda e assistência técnica de equipamentos analíticos para…

13 horas ago

Industrialização da construção civil ganha força no Brasil

Setor criou quase 160 mil novos postos de trabalho com carteira assinada apenas nos primeiros…

13 horas ago

CFO SAB: ID Trust indica executivos para painel de debates

Além da participação indireta, empresa marcou presença com a presença do CEO Junior Santos como…

13 horas ago

Pessoas com deficiência podem ter aposentadoria antecipada

Trabalhador precisa apresentar documentos comprovando ser uma pessoa com deficiência e passar por perícias no…

13 horas ago

Visão monocular garante o direito a aposentadoria antecipada

Lei decretada em 2021 classificou a condição como deficiência sensorial, do tipo visual, para todos…

13 horas ago