Portal Comunique-se

Empresa completa 75 anos na distribuição de energia no Brasil

Companhia abastecendo 10 milhões de famílias e mais 60 mil estabelecimentos comerciais e industriais com GLP

Compartilhe
nutra brasil - topo mega banner

São Paulo 26/8/2021 – Ao todo, são mais de 1,5 milhão de toneladas de GLP vendidas anualmente, que abastecem a residência de aproximadamente 10 milhões de famílias brasileiras e mais

Companhia abastecendo 10 milhões de famílias e mais 60 mil estabelecimentos comerciais e industriais com GLP

Durante o período de 75 anos, completados em 2021, a Supergasgbras, pertencente ao grupo holandês SHV Energy, se firmou entre as quatro maiores distribuidoras de gás LP no país, com 21% de participação de mercado. Ao todo, são mais de 1,5 milhão de toneladas de GLP vendidas anualmente, que abastecem a residência de aproximadamente 10 milhões de famílias brasileiras e mais de 60 mil estabelecimentos comerciais e industriais nos diferentes cantos do território nacional.

“A Supergasbras sempre teve um nome fortemente ligado a gás de cozinha, mas a utilização do GLP vai muito além disso. Hoje, grandes indústrias funcionam com a energia fornecida por nós, que vem substituindo a de outros combustíveis por conta de sua eficiência”, comenta o presidente da Supergasbras, Júlio Cardoso.

No caso das residências, o fornecimento se dá em maior parte por meio dos botijões de 13 kg, conhecidos popularmente como botijões de cozinha. Graças a eles, a Supergasbras é hoje nacionalmente conhecida como a empresa do botijão dourado, numa alusão à cor do recipiente que a difere das demais empresas do segmento. Este, porém, não é a única embalagem. Há também os cilindros de 45kg, bastante utilizado em condomínios e estabelecimentos comerciais, e o de 20kg, usado em empilhadeiras. Também há fornecimento a granel para clientes comerciais e industriais.

O início desta operação focada no gás LP ocorreu no ano de 1946, quando foi fundada a Companhia Nacional de Gás Esso, por Wilson Lemos de Moraes. Alguns anos mais tarde, o nome oficial passou a ser Companhia Brasileira de Gás, sendo chamada comercialmente de Gasbras. Em paralelo, na cidade de Campinas – SP, em 1955, surgia a Supergaz, outro empreendimento da família Lemos de Moraes. Em 1968, as duas empresas se associaram e unificaram sua marca em Supergasbras.

A participação da SHV Energy veio em dezembro de 1995, quando o grupo holandês adquiriu 49% de participação na empresa. Finalmente, em 2004, os outros 51% da Supergasbras foram incorporados, oportunidade em que surgiu a SHV Gás Brasil, resultado da fusão com a Minasgás, comprada pelo grupo algum tempo antes, entre os anos de 1995 e 1998. A Minasgás também foi fundada em 1955 e se tornou uma das maiores companhias de distribuição de Gás LP no país. Após a junção das duas companhias, a SHV Gás Brasil se tornou uma das maiores forças do país no campo de distribuição e fornecimento de gás LP, e logo se transformou na Supergasbras Energia, compondo a atual estrutura da companhia.

Em 2019, a Supergasbras reformulou sua marca e identidade visual, seguindo o mesmo padrão das demais empresas da SHV Energy, maior fornecedora de GLP do mundo e que também atua com diferentes matrizes energéticas nos países onde está presente. “A chegada do grupo SHV Energy consolidou a posição da Supergasbras como uma importante companhia do mercado energético como um todo, ampliando horizontes sobre os diferentes usos do gás LP e sua eficiência como gerador de energia. Desta forma, as últimas duas décadas foram de um expressivo crescimento para a Supergasbras”, completa Cardoso, que trabalha na empresa há 31 anos.

Para se ter uma ideia, a Supergasbras possui cerca de 4 mil colaboradores em 20 unidades de negócio espalhadas pelo país, além de mais de 9 mil postos de revenda autorizados. Hoje, a Supergasbras atua com 4 pilares de atuação estratégica com foco em Pessoas, Clientes & Parceiros, Segurança e Alto Desempenho. A empresa investe em trazer os melhores profissionais e oferecer toda a estrutura de segurança, capacitação e desenvolvimento para manter sua alta performance, que objetiva e resulta na melhor experiência de seus clientes e parceiros

Em 2020, a Supergasbras foi certificada pela Instituição Great Place to Work (GPTW) como uma das melhores empresas para se trabalhar no Brasil. A GPTW avalia cada empresa por meio de questionários respondidos pelos próprios colaboradores, além de avaliação de práticas de gestão das empresas. Uma vez que o resultado é obtido, segundo a diretora de RH da Supergasbras, Gloria Castro, a equipe se reúne e analisa onde ainda é possível melhorar.

A nova realidade imposta pela pandemia desafiou a empresa a inovar e a buscar soluções para novas formas de trabalho. Entre elas, o chamado Superflex, onde os colaboradores cujo trabalho não exige presença física podem optar pelo melhor ambiente para desempenhar suas atividades, seja no escritório ou em casa, com toda a estrutura psicológica, física e tecnológica disponibilizada pela empresa.

Para se manter à frente no mercado, a Supergasbras também aposta na inovação. Um passo decisivo nessa direção ocorreu no último ano quando a empresa criou seu programa de conexão com startups, visando possíveis parcerias comerciais. O SuperChangers, como o programa foi batizado, é resultado de uma parceria com a Fábrica de Startups, reconhecido hub de inovação do país com sede no Rio de Janeiro, e tem como objetivo identificar soluções de mercado que tornem a operação da empresa ainda mais eficiente, com melhorias que cheguem até o consumidor final.
Responsabilidade social

Todos os anos, a Supergasbras também organiza diferentes campanhas de arrecadação nas praças onde atua, como o programa Natal Solidário, e iniciou recentemente uma campanha de arrecadação em parceria com a Ação da Cidadania na campanha Brasil Sem Fome que visa arrecadar 200 mil pratos de comida. A empresa também participa do programa Chega de Saudade, em que as cartelas que acompanham os botijões trazem fotos de crianças e adolescentes desaparecidos.

Website: http://www.supergasbras.com.br

Compartilhe

DINO Agência de Notícias Corporativas

Agência de notícias corporativas. Conteúdos publicados em rede de parceiros online. Na lista de parceiros estão grandes portais, como os casos do Terra, do Metrópoles e do iG. Agência Estado e Agência O Globo também fazem parte desse time, assim como mais de uma centena de sites e blogs espalhados país afora.

nutra brasil - topo mega banner