Categories: noticias-corporativas

Falta de logística integrada faz marcas perderem clientes

Maringá, PR 12/11/2021 –

Pesquisas apontam que a falta de processos de logística integrada, como experiência ruim, demora na entrega e preço elevado do frete, faz clientes desistirem da compra e migrarem para a concorrência

Além de qualidade e bom preço, os consumidores têm buscado boas experiências no processo de compra. Para atender essa necessidade, surgiu a logística integrada, que tem um papel fundamental no fortalecimento da marca e na fidelização do cliente. De acordo com uma pesquisa apresentada em um artigo do portal Terra, 50% dos consumidores tendem a migrar para marcas concorrentes após uma experiência ruim. Além disso, 74% tornam-se fiéis a marcas que oferecem um bom atendimento.

O tempo de entrega e o valor do frete também são fatores que devem ser levados em consideração. Um levantamento feito pela Manhattan Associates apontou que 63% dos consumidores abandonam o pedido em lojas virtuais se a entrega levar muito tempo, e que 74% deles já desistiram de efetuar a compra por causa do preço do frete. 

Esses problemas podem ser resolvidos através de uma boa logística integrada – processo que busca aprimorar a comunicação com o público, reduzir gastos e otimizar processos através da tecnologia, alcançando assim melhores resultados. Essa logística costuma ser dividida em três áreas: administração de materiais, movimentação de materiais e distribuição física.

Administração de materiais

É a área que trata das operações relacionadas ao gerenciamento das compras e ao fluxo dos insumos. É responsável pela negociação com fornecedores, administração do transporte, garantia do controle de qualidade, armazenagem dos materiais e controle do estoque. Os objetivos desse setor são: redução de custos, minimização de riscos, flexibilidade dos serviços e alcance de um alto nível de ECR (Resposta Eficiente ao Consumidor).

Movimentação de materiais

Essa área é responsável pelo transporte e abastecimento eficiente de insumos e produtos através de planejamento, segurança e automação. Dessa forma, a empresa consegue otimizar os processos de recebimento, carregamento e controle de inventário, além de minimizar desperdícios e reduzir o tempo de envio das mercadorias.

Distribuição física

A área de distribuição física é responsável por levar os produtos aos pontos de distribuição ou ao consumidor final, gerenciando fretes e transportes. Como lida com os clientes, é a área que mais tem influência nos resultados da empresa, por isso, precisa garantir qualidade, agilidade e bom preço.

O CEO da Digimax AdTech, Danilo Jacomel, explica que uma logística integrada é mais do que o controle de processos. “Quando a empresa tem um bom funcionamento logístico, além de entregar boas campanhas, consegue ter sucesso na pós-venda através da satisfação do cliente. Para isso, é preciso proporcionar mais do que uma boa entrega, oferecendo também, por exemplo, a possibilidade de agilidade e segurança em eventuais trocas, proporcionando mais satisfação ao consumidor”, diz o especialista.

Website: https://www.digimaxbrasil.com.br/

Compartilhe
0
0
DINO Agência de Notícias Corporativas

Agência de notícias corporativas. Conteúdos publicados em rede de parceiros online. Na lista de parceiros estão grandes portais, como os casos do Terra, do Metrópoles e do iG. Agência Estado e Agência O Globo também fazem parte desse time, assim como mais de uma centena de sites e blogs espalhados país afora.

Recent Posts

Variação cambial impulsiona inovação e crescimento no mercado de iluminação

Em 2023, o mercado de iluminação experimentou um crescimento notável, impulsionado pela desvalorização do real…

6 minutos ago

Pilotos de Fórmula Truck abrem mão de patrocínios para ajuda

Em um gesto de solidariedade e altruísmo, os pilotos de Fórmula Truck Brayan Ruan Pitta…

10 minutos ago

Acidentes ocupacionais no Brasil acendem alerta das empresas

Dados da OIT revelam que houve mais de 600 mil registros só em 2022; organizações…

19 minutos ago

UX transforma a experiência do usuário na era digital

A Experiência do Usuário, mais conhecida como UX, é um termo que tem ganhado cada…

21 minutos ago

IA revoluciona a personalização da informação digital

Em um mundo cada vez mais conectado, a maneira como as informações são distribuídas e…

29 minutos ago

Lipo HD: cirurgião plástico esclarece como é feita

A Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica afirma que a lipoaspiração é capaz de trazer uma…

36 minutos ago