Matão, SP 29/10/2021 – Entendemos a importância no contexto atual de produção mundial de alimentos e combate à fome, sobretudo no continente africano.
Empresa brasileira de máquinas e implementos foi a primeira associada do CIITTA, programa que atua na transformação da agricultura no continente africano por meio de treinamento e capacitação com foco em pequenos e médios agricultores e extensionistas.
Acreditar na força da educação e capacitação e promover a produtividade na agricultura. Esse é o foco da parceria para transferência de tecnologia agrícola entre Brasil, via iniciativas de empresas e instituições do segmento e África, por meio do Centro Internacional de Transferência de Tecnologia Agrícola (CIITTA).
O CIITTA é uma organização sem fins lucrativos que trabalha para fortalecer a agricultura nos países em desenvolvimento, por meio de iniciativas de transferência de tecnologia e atividades de treinamento e capacitação com foco em pequenos e médios agricultores e extensionistas.
O programa possui uma gestão profissionalizada com um amplo escopo de atividades na oferta de treinamento e capacitação em toda a cadeia de valor agropecuária, desde a produção básica até o processamento da produção, passando por ferramentas de gestão empresarial, sustentabilidade socioambiental entre outras.
Quem apostou na ideia foi a Baldan, empresa brasileira de implementos agrícolas. A empresa foi a primeira do setor de máquinas a se associar ao programa em 2020.
De acordo com o Diretor Comercial da Baldan, Oswaldo Marques, a mecanização agrícola é fundamental para aumentar a produção de mais alimento e o CIITTA proporciona a capacitação para os implementos e operações para que as tecnologias sejam aplicadas corretamente.
“A Baldan acredita e apoia esse trabalho participando ativamente e levando tecnologia e conhecimento a quem mais precisa. Acompanhamos o projeto desde o início e entendemos a importância no contexto atual de produção mundial de alimentos e combate à fome, sobretudo no continente africano, onde estamos presentes. Temos uma preocupação muito grande com a capacitação, assistência técnica e uso adequado das tecnologias para contribuir para o desenvolvimento de todo o potencial da agricultura africana”, explica Marques.
Extensão na prática
O CIITTA realiza intercâmbios técnicos e culturais entre as nações por meio da cooperação Sul-Sul entre o Brasil e países em desenvolvimento do continente africano, América Latina e América Central.
Para Altamir de Araújo Roso Filho, vice-presidente do CIITA, a importância da participação das empresas brasileiras é crucial para o sucesso do compartilhamento do conhecimento sobre produção e tecnologias de agricultura em áreas tropicais.
“Todo esse conhecimento vai alimentar esse centro de inteligência e transbordar em termos de pessoas impactadas, pois cada pessoa treinada será replicadora em seus locais, suas regiões, contribuindo para a formação continuada e para a finalidade maior que é aumentar a produção na África e combater a fome no continente. O projeto inicialmente vai atender 600 pessoas da Nigéria, dentro do Projeto Green Imperative, e que serão capacitadas na sede do CIITA em Uberaba-MG. As tratativas já estão avançadas e as questões sobre a saúde, em razão da pandemia, estão sendo consideradas para a continuidade das atividades, comenta Roso.
Como apoiadora, a empresa de implementos contribui desde os inícios das atividades na capacitação de técnicos e extensionistas para difundir as melhores práticas de produção e processamento agrícola em seus países de origem, por meio de um processo estimulante de aprendizagem na absorção de novos conhecimentos e habilidades, com a disponibilização de equipamentos e profissionais para esses treinamentos.
“Em consonância com as atividades do CIITTA, que buscam capacitação profissional inclusiva e empoderamento de jovens e mulheres na formação de habilidades técnicas e acesso a tecnologias ambientalmente corretas, a Baldan tem atuado na concessão dos implementos para viabilizar de forma prática os treinamentos dos agricultores. Agora damos um passo a mais em nossa atuação no programa e estamos oficialmente disponibilizando equipamentos para o projeto que com certeza vão contribuir para o avanço das capacitações que estão sendo realizadas”, comenta Adriano Bossini, Gerente de Exportação da Baldan.
Formalização dos trabalhos
No dia 5 de outubro, num evento oficial na sede do CIITA, em Uberaba-MG, a Baldan reforçou sua participação no projeto com a disponibilização de equipamentos desenvolvidos pela empresa, produtos com avançados conceitos de engenharia, que se destinam ao preparo do solo e plantio de diversos tipos de culturas.
“A empresa exporta seus produtos há mais de 40 anos e sempre esteve voltada para a capacitação de seus representantes nos mais de 75 países onde atua e com forte presença no continente Africano”, finaliza o Diretor Presidente da Baldan, Celso Ruiz.
Website: https://www.baldan.com.br/
Álbum com músicas criadas na Comunidade Educativa Pomar estará disponível no Spotify e YouTube, a…
ICP-Brasil encerrará o ano com mais de 10,5 milhões de certificados emitidos, mercado busca inovar…
Uma das maiores holdings de franquias do Brasil, o Grupo Zanon aposta alto no mercado…
O estudo aponta que a Indústria de Transformação brasileira manteve sua posição no ranking mundial…
A empresa gerou vendas líquidas de US$ 41,6 milhões no trimestre e US$ 113,4 milhões…
Decisão sobre o regime tributário unificado deve considerar custos, benefícios e compatibilidade com o perfil…