Categories: noticias-corporativas

A influência da comunicação externa nos resultados da empresa

11/8/2021 –

A comunicação externa tem grande impacto na competitividade e reconhecimento da marca

Com o crescimento das redes sociais, se torna mais desafiante fazer a gestão de marca. Isso porque qualquer usuário torna-se um possível crítico, e em segundos pode expor uma opinião negativa sobre um negócio. Por isso, toda empresa precisa, de alguma maneira, monitorar e manter um canal de diálogo aberto com o público externo. Essa ponte pode ser construída através da comunicação externa.

A comunicação externa é o modo como a corporação se posiciona perante a imprensa, as comunidades, os consumidores, os fornecedores e a sociedade em geral. O intuito é manter um bom relacionamento com os públicos de interesse, para assim reforçar o nome, melhorar a reputação da empresa e torná-la marca referência, para que os consumidores se lembrem da empresa inconscientemente ao buscarem determinado produto ou serviço que ela atende.

Comunicação externa e competitividade

A maneira de se comunicar acaba influenciando a vantagem competitiva do negócio. Isso inclui o posicionamento da marca, a conquista de novos clientes e até mesmo o fechamento de parcerias.

Em outras palavras, os resultados da empresa são influenciados pela melhora do conceito geral do negócio perante os consumidores. A confiança aumenta e a mensagem passa a fazer parte do cotidiano dos clientes, de forma direta ou indireta.

Segundo uma pesquisa, 62% das empresas já pretendiam aumentar os investimentos com a gestão de marca no ano de 2019. Já no primeiro trimestre de 2020, os investimentos com publicidade aumentaram 27,6% em comparação com o trimestre anterior.

Diante disso, entende-se que a atenção para comunicação externa tem crescido nos últimos anos, pois cada vez mais as empresas percebem que esses investimentos resultam em crescimento na competitividade e no faturamento

A gestão de marca começa internamente

Não adianta a empresa apenas focar em estratégias e investimentos com comunicação externa, se o relacionamento com o público interno, ou seja, os colaboradores, não está bom.

Isso porque os colaboradores são o primeiro público de um negócio. Portanto, se estiverem infelizes com o relacionamento e a comunicação dentro do ambiente corporativo, podem ser propulsores de comentários negativos sobre a marca.

Da mesma forma, se estiverem satisfeitos com o relacionamento e se a comunicação interna for transparente e efetiva, os colaboradores se tornarão embaixadores da marca, influenciando a reputação da empresa positivamente fora do ambiente corporativo, seja por meio das redes sociais ou conversas cotidianas.

Canais de comunicação interna e externa

Uma ótima forma de impulsionar a comunicação tanto dentro do ambiente corporativo, quanto externamente, é utilizando TVs Corporativas. Essas ferramentas automatizam a distribuição de comunicados e notícias, tornam a comunicação mais dinâmica e chamativa e podem ser colocadas em diversos locais, de acordo com o propósito delimitado.

Se a qualidade das mensagens e a eficácia das ferramentas utilizadas na comunicação externa são comprovadas, o caminho natural é que os resultados do negócio melhorem gradativamente. Mas, para que os objetivos sejam alcançados, deve haver comprometimento e união de vários esforços.

Assinado por: Aloisio Arbegaus, Diretor do Mobuss TV
*Pesquisa: https://www.abrhbrasil.org.br/cms/62-das-empresas-vao-aumentar-os-investimentos-em-employer-branding/

Website: https://www.teclogica.com.br/comunicacao-corporativa/

Compartilhe
0
0
DINO Agência de Notícias Corporativas

Agência de notícias corporativas. Conteúdos publicados em rede de parceiros online. Na lista de parceiros estão grandes portais, como os casos do Terra, do Metrópoles e do iG. Agência Estado e Agência O Globo também fazem parte desse time, assim como mais de uma centena de sites e blogs espalhados país afora.

Recent Posts

Bitget está entre as 3 principais bolsas de criptomoedas para operação de futuros no relatório de novembro

VICTORIA, Seychelles, Dec. 24, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- A Bitget, líder em bolsa de criptomoedas e…

23 horas ago

Curadora de arte de Taubaté desenvolve projetos com foco na COP3

Com uma trajetória consolidada em 2024, Lani Goeldi, curadora de arte e gestora cultural, conduz…

23 horas ago

Autora taubateana lança livro infantil sobre Joaninha Aviadora

Coleção Icones taubateanos de autoria de Giovanna Goeldi, ganha mais um exemplar encerrando 2024, com…

23 horas ago

Ataques cibernéticos podem ser mitigados, dizem peritos

Em 2025, as ameaças cibernéticas continuam a evoluir, e os criminosos adotam métodos cada vez…

23 horas ago

Inteligência Artificial transforma a segmentação de anúncio

A segmentação de anúncios está sendo transformada, permitindo que marcas alcancem consumidores no momento ideal…

23 horas ago