Categories: noticias-corporativas

Greenplac investe em logística, produtos e sustentabilidade para atender os segmentos imobiliário e de decoração

São Paulo, SP 14/9/2021 – A Greenplac é o negócio mais recente da Asperbras. Sua performance demonstra um pouco do nosso modo de atuar nos diversos segmentos onde estamos presentes.

A companhia, que acaba de ampliar suas linhas de placas de MDF, dispõe de um moderno Centro de Distribuição no interior paulista. O Centro de Distribuição (CD) para além de um local para acúmulo de mercadorias é, na verdade, um conceito, cuja proposta é o alinhamento entre produção, transporte e armazenagem, de forma que cada uma dessas etapas contribua para o funcionamento da outra.

Em funcionamento na cidade de Mirassol, no noroeste paulista, o Centro de Distribuição e Logística da Greenplac conferiu à Greenplac maior presença no mercado de placas de MDF, um dos fatores que a tornaram um dos principais players do segmento do país apenas dois anos após a sua inauguração. Nesse meio tempo, a empresa, subsidiária do Grupo Asperbras, vem trabalhando para a consolidação da marca. “A Greenplac investe em logística, novos produtos e sustentabilidade para atender ao aquecimento dos segmentos imobiliário e decoração”, destaca José Maurício Caldeira, da Asperbras. “Hoje, tornou-se uma referência de modernidade e qualidade no mercado brasileiro”, completa Caldeira.

Acionista e membro do Conselho de Administração da Asperbras, Caldeira ressalta o planejamento dos passos que a Greenplac está empreendendo para sua expansão e verticalização de processos, tendo como meta a autossuficiência, oferta de produtos e serviços inovadores e sustentáveis. “A Greenplac é o negócio mais recente da Asperbras. Sua performance demonstra um pouco do nosso modo de atuar nos diversos segmentos onde estamos presentes”, sublinha José Maurício Caldeira.

O Centro de Distribuição (CD) para além de um local para acúmulo de mercadorias é, na verdade, um conceito, cuja proposta é o alinhamento entre produção, transporte e armazenagem, de forma que cada uma dessas etapas contribua para o funcionamento da outra. Portanto, o centro é um local onde são armazenados produtos já com uma destinação certa, e em quantidades suficientes para atender às expectativas locais. Na verdade, o centro executa as funções de uma espécie de entreposto, onde os profissionais envolvidos desenvolvem estratégias administrativas e de vendas, e não simplesmente a administração de um estoque. “Essas características tornam o Centro de Distribuição de Mirassol uma peça fundamental na logística da Greenplac”, analisa José Maurício Caldeira.

A estrutura de produção e comercial da Greenplac se adaptou a uma nova realidade de mercado, em que o aquecimento do setor imobiliário aumenta também a demanda por materiais de construção, setor que cresceu em faturamento 22,6% em março de 2021 quando em comparação ao mesmo período de 2020, segundo dados da Abramat (Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção). Um dos impulsionadores desse movimento, a pandemia da Covid-19 influenciou a maior permanência das famílias dentro de casa.

O início

Quando abriu as portas em Águas Claras, município de 15 mil habitantes, a Greenplac trouxe empregos e movimentou a economia regional ao trazer a fábrica de MDF (Medium Density Fiberboard) do país. “Os mais de R$ 600 milhões de investimento inicial para trazer a tecnologia alemã Siempelkamp foram um marco na criação da empresa. Mas os planos de consolidação seguiram em frente dentro de um cronograma detalhado”, diz Caldeira.

Logo no início das atividades, no segundo semestre de 2018, cumpriu a meta de produzir 250 mil metros cúbicos de MDF ou placas de madeiras por ano. Nas etapas seguintes, a companhia pretende instalar uma nova linha de produção, que agregará entre 600 mil e 700 mil metros cúbicos do produto.

A ampliação será incorporada à fábrica sem necessidade de obras, pois a construção da unidade já contemplava a introdução de mais duas linhas produtivas. Simultaneamente à aquisição de maquinário importado da Alemanha, foram plantados mais de 17 mil hectares de eucalipto e promovida a contratação e formação de equipes altamente especializadas, treinadas pelo Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) de Mato Grosso do Sul. Entre empregos diretos e indiretos, foram abertas 1.100 novas vagas de trabalho na região.

Energia limpa

A energia utilizada no processo produtivo da Greenplac faz parte das preocupações da empresa com a sustentabilidade. A Greenplac foi idealizada para funcionar a partir da utilização do eucalipto de florestas plantadas pelo próprio grupo, em uma iniciativa que preserva o ambiente. Além disso, a Asperbras instalou uma usina termelétrica de biomassa em Guarapuava (PR), que funciona a partir da queima de rejeitos da indústria madeireira da região. “A energia limpa obtida nesse processo equivale ao que é utilizado na produção de MDF”, explica José Maurício Caldeira. Com o resultado da venda da eletricidade, a empresa contrata, no Mato Grosso do Sul, energia suficiente para o funcionamento da indústria.

Rumo à autossuficiência

A busca da autossuficiência vem sendo desejada pela Greenplac desde sua inauguração, por meio do uso de madeira de plantio da própria Asperbras e energia limpa. Desde 2020, a empresa iniciou a implantação de uma fábrica de resina e outra de formol, instaladas dentro do complexo industrial de Água Clara. Os dois insumos são indispensáveis na produção de MDF e permitem que a empresa seja produtora de cerca de 90% dos componentes utilizados na fabricação das placas. Com isso, o grupo Asperbras também realizou sua primeira incursão na indústria química. “Com a produção dos insumos temos mais controle sobre a nossa produção e qualidade dos produtos”, enfatiza José Maurício Caldeira.

Para complementar a expansão do complexo industrial, a empresa se prepara para implantar uma nova prensa de revestido, com capacidade de produção de 6 mil metros cúbicos por mês. O novo equipamento ajudará no aumento da produção de MDF revestido. Do lado de fora, a companhia ampliará o espaço da expedição para mais 8.500 m², facilitando assim a entrada e saída dos caminhões de produtos e agilizando o seu processo logístico.

Website: https://ecco.inf.br/

Compartilhe
0
0
DINO Agência de Notícias Corporativas

Agência de notícias corporativas. Conteúdos publicados em rede de parceiros online. Na lista de parceiros estão grandes portais, como os casos do Terra, do Metrópoles e do iG. Agência Estado e Agência O Globo também fazem parte desse time, assim como mais de uma centena de sites e blogs espalhados país afora.

Recent Posts

Cresce o interesse pelo consórcio como investimento

Ao longo de mais de seis décadas de criação do consórcio, milhões de brasileiros realizaram…

2 dias ago

Atleta do handebol amplia projeto do terceiro setor

A atleta da seleção brasileira e do Benfica (Portugal), Samara Vieira, colhe frutos na área…

2 dias ago

Especialistas dão dicas de cuidados com a saúde no verão

Orientações são da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e envolvem reforço na hidratação, evitar mudanças repentinas…

2 dias ago

Bitget mescla tokens BGB e BWB, promovendo um ecossistema on-chain unificado

VICTORIA, Seychelles, Dec. 27, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) --  A Bitget, a principal empresa de negociação…

2 dias ago

Clínicas odontológicas usam CRM para otimizar WhatsApp

Especialista da Prospecta Odonto explica que clínicas de odontologia optam por uma ferramenta de CRM…

2 dias ago

Tecnologia muda processos de RH e gestão de benefícios

Para 79% dos tomadores de decisão, a utilização das plataformas de gerenciamento de RH é…

2 dias ago