Categories: noticias-corporativas

Pesquisa aponta que 66% dos brasileiros não finalizam suas compras virtuais

São Paulo 6/8/2021 –

Insegurança, altos valores de frete e a falta de opções de pagamento inibem dois terços dos clientes na hora de finalizar uma transação on-line no Brasil

Pesquisar, escolher o produto, colocar dentro do carrinho e ir embora sem levar. Se, num passado não tão distante, essa prática poderia parecer um tanto quanto incomum no comércio físico, hoje, é uma atitude mais do que normal para pelo menos 66% dos internautas brasileiros. É o que aponta uma pesquisa da consultoria especializada em e-commerce Enext, que revelou que dois terços dos consumidores on-line não finalizam suas compras virtuais no país.

O levantamento mostra também um grande e importante crescimento do e-commerce nacional, que chegou a expandir 68% em 2020 em comparação direta com 2019, conquistando cerca de 20 milhões de novos clientes no período. Apesar dessa evolução significativa, a taxa de desistência de compras virtuais no ano passado foi ainda maior do que a atual, alcançando a marca de 71%.

De acordo com um estudo da consultoria Ebit | Nielsen, entre os motivos principais da alta porcentagem de evasão de usuários, estão os altos valores de frete, a demora na entrega da mercadoria, a pouca diversidade de opções de pagamento e a insegurança na hora de efetuar uma transação por parte do consumidor, que, em boa parte das vezes, desconfia da credibilidade das empresas e teme acabar sofrendo um golpe.

Estratégias eficientes para não perder o cliente

Com o setor cada vez mais aquecido, o desafio para muitas lojas é transformar os bons resultados de acesso em transações consumadas. Para reverter esse cenário e evitar um número tão alto de carrinhos abandonados, o mundo digital exige que os gestores de e-commerce aprendam a trabalhar com novas soluções, investindo principalmente em estratégias e ferramentas de Marketing, a fim de oferecer promoções e conteúdo de qualidade para atingir novos públicos e gerar engajamento.

Segundo especialistas, um bom trabalho de otimização para mecanismos de buscas é fundamental para quem busca seu espaço na internet. Embora exija conhecimentos extremamente técnicos para aplicá-la corretamente, essa opção é uma das mais eficientes. Assim, muitas empresas acabam apostando em contratar uma consultoria em SEO, a fim de intensificar o retrospecto de vendas em seus negócios.

Outro recurso interessante para captar clientes e efetivar transações são as notificações por push, uma espécie de mensagem enviada por aplicativos de celular e sistemas operacionais para divulgar uma determinada oportunidade de compra. Além delas, há alternativas, como o disparo de alertas de carrinho abandonado, atualizações de disponibilidade do produto “esquecido” e até o envio de códigos promocionais para atrair o consumidor a finalizar o pedido.

No entanto, muitos usuários já se atentaram a algumas dessas táticas e passaram a utilizá-las em seu favor na busca por vantagens ao largarem um carrinho cheio em compras virtuais. Há exemplos de clientes que forjam a situação para receberem um desconto, mas, em muitos casos, acabam desistindo de vez da aquisição quando os valores oferecidos não valem a pena.

Website: https://www.consultoriadigital.com.br/

Compartilhe
0
0
DINO Agência de Notícias Corporativas

Agência de notícias corporativas. Conteúdos publicados em rede de parceiros online. Na lista de parceiros estão grandes portais, como os casos do Terra, do Metrópoles e do iG. Agência Estado e Agência O Globo também fazem parte desse time, assim como mais de uma centena de sites e blogs espalhados país afora.

Recent Posts

ABPT realiza pesquisa sobre sedentarismo durante a BTFF

Levantamento vai avaliar o nível de atividade física e o índice de massa corporal dos…

18 horas ago

Brazil ISG avaliará serviços de inovação digital no Brasil

O relatório futuro da ISG Provider Lens™ estudará as capacidades dos serviços de transformação empresarial…

18 horas ago

Agronegócio Estrondo inicia plantio de braquiária ruziziensi

A expectativa é superar a colheita recorde de julho passado, de 1.000 kg por hectare,…

18 horas ago

Hidrelétricas ajudam na segurança energética do país

As mudanças climáticas desafiam a estabilidade hídrica e energética global. As hidrelétricas respondem por mais…

18 horas ago

Black Friday deve movimentar R$ 9,3 bilhões em 2024

Segundo levantamento feito pelo Grupo Globo, 50% dos consumidores interessados na Black Friday já estão…

18 horas ago

Strati adota estratégia de crescimento por aquisições

A Strati, destaque pelo segundo ano consecutivo no MSP Summit como o melhor em Managed…

18 horas ago