Categories: noticias-corporativas

Diário Oficial publica lei que permite indústrias veterinárias produzirem vacinas

São Paulo 13/8/2021 –

Fabricantes deverão cumprir regras sanitárias e protocolos de biossegurança sob fiscalização da Anvisa

Foi publicada no Diário Oficial da União, no último dia 15 de julho, a Lei nº 14.187, que autoriza indústrias veterinárias brasileiras a produzirem vacinas contra a Covid-19, além do ingrediente farmacêutico ativo (IFA). A medida sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro exige, no entanto, que as fabricantes cumpram todas as normas sanitárias e protocolos de biossegurança relacionados à produção de imunizantes para uso humano.

Além disso, todo o processo de produção e armazenamento deverá ser feito em estabelecimento separado de onde são preparados os produtos e vacinas para fins veterinários, com o objetivo de preservar a saúde humana, animal e ambiental. Isso inclui não só a fabricação e conservação dos imunizantes, como também o envasamento, etiquetagem e embalagem.

Em caso de inexistência de ambientes próprios para armazenamento de cada tipo de vacina, a lei autoriza a conservação em um único espaço desde que os produtos sejam devidamente identificados e segregados. Para que isso seja possível, esses fabricantes deverão passar por avaliações e anuência prévias junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), explica trecho divulgado no Diário Oficial.

De acordo com publicação no site da Secretaria-Geral da República, a sanção presidencial se apresenta como uma alternativa de ampliação da capacidade nacional de produção de vacinas contra a Covid-19, visando reduzir a dependência externa do país quanto à fabricação e importação de insumos para o imunizante.

Reforçando essa tese, o Relatório Legislativo do Senado Federal destaca que o Brasil possui grande capacidade produtiva e conhecimento tecnológico para adaptar a indústria de saúde animal ao processo de fabricação em larga escala da vacina, com vírus inativado, para uso em humanos. Segundo o documento, esse é um grande passo para a autossuficiência brasileira no combate à pandemia.

Texto aprovado com veto

Originada do Projeto de Lei nº 1.343/21, aprovado pela Câmara em junho, a nova sanção teve parte do seu texto original rejeitado pelo presidente Jair Bolsonaro, mais especificamente o artigo 5º. O trecho estabelecia que ato do poder Executivo possibilitaria prever incentivo fiscal às indústrias que adaptassem suas estruturas originais (voltadas à produção veterinária) para a fabricação de vacinas contra o novo coronavírus.

A justificativa, segundo consta no documento publicado no Diário Oficial, é que, apesar da boa intenção de promover benefícios tributários, a proposta teria impedimento jurídico ao contrariar a Constituição da República, que determina que privilégios fiscais só podem ser criados por lei em sentido estrito. Dessa forma, poderia haver uma série de violações às leis de Responsabilidade Fiscal e Diretrizes Orçamentárias de 2021.

Análise de pedidos

Também chamam a atenção no texto aprovado algumas responsabilidades destinadas à Anvisa. Caberá à autoridade sanitária federal priorizar a análise de pedidos de autorização das produtoras de vacinas veterinárias para que possam fabricar o IFA e os imunizantes de Covid-19. A agência deverá levar em consideração a capacidade produtiva das empresas solicitantes, com o intuito de prevenir o desabastecimento dos demais insumos produzidos por cada companhia.

Website: https://diariooficial-e.com.br/

Compartilhe
0
0
DINO Agência de Notícias Corporativas

Agência de notícias corporativas. Conteúdos publicados em rede de parceiros online. Na lista de parceiros estão grandes portais, como os casos do Terra, do Metrópoles e do iG. Agência Estado e Agência O Globo também fazem parte desse time, assim como mais de uma centena de sites e blogs espalhados país afora.

Recent Posts

Brasileira expande negócio com produtos de beleza em Londres

Com atuação internacional no mercado de luxo, a maquiadora Dayane Sena, de Feira de Santana,…

14 horas ago

Ita Center Park chega a Goiânia com atrações para toda a família

Parque de diversões traz novidades radicais, clássicos infantis e opções gastronômicas para a temporada de…

14 horas ago

Especialista alerta sobre cuidados financeiros no fim do ano

Especialista em finanças orienta sobre alternativas para evitar endividamento após compras de fim de ano

14 horas ago

Brasileiros gastaram menos no presente de Natal deste ano

Pesquisa da Vinklo revelou que 88,44% dos entrevistados pretendiam presentear alguém nesta data, porém com…

14 horas ago

Hyphen divulga nova sede em Curitiba para expansão

A nova estrutura na capital paranaense marca uma etapa na trajetória de crescimento da Hyphen,…

14 horas ago