Categories: noticias-corporativas

Alunos e professores da Faculdade da Santa Casa de São Paulo atendem comunidades ribeirinhas e indígenas do rio Tapajós em navio hospital-escola

23/8/2021 –

Expedição Abaré, que prossegue até o final do mês, deve realizar até 3,8 mil atendimentos de saúde

Até o dia 29 de agosto, dez alunos do sexto ano do curso de Medicina e cinco professores da Faculdade de Ciências Médicas Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) participam da Expedição Abaré. Por meio da embarcação hospital-escola, os alunos e professores da FCMSCSP realizarão atendimentos de saúde a moradores de 75 comunidades ribeirinhas e indígenas da região do rio Tapajós, nos municípios de Santarém, Aveiro e Belterra, no estado do Pará. Ao todo, devem ser realizados até 3,8 mil atendimentos.

Esta ação é desenvolvida pela Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), juntamente com as secretarias de Saúde dos três municípios e a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai). O navio Abaré presta serviços de assistência à saúde aos moradores da região há 14 anos. A equipe multidisciplinar e multiprofissional envolvida conta com a participação de professores dos cursos de Enfermagem, Fonoaudiologia e Medicina.

De acordo com a chefe do Departamento de Atenção Primária da FCMSCSP, a pediatra Maria José Carvalho Sant’anna, a experiência servirá como estágio curricular na disciplina Desenho de Carreira. “A proposta é assistencial: vamos elaborar um diagnóstico para o reconhecimento dos maiores problemas dessa população, que é vulnerável”, disse. “Queremos que esse atendimento passe a fazer parte da formação anual e seja incluído no Programa de Extensão da Faculdade.”

Serão realizados serviços de atenção básica à saúde, como consultas médicas, odontológicas e de enfermagem, vacinação, coleta para exame de Papanicolau, testes rápidos de Covid-19, HIV, sífilis e hepatites virais, exames de laboratório – bioquímicos e hematológicos – e dispensação de medicamentos. Além disso, devem ser disponibilizados exames de ultrassonografia em algumas comunidades de Santarém, com a utilização de um aparelho portátil.

“A ideia é levar o aluno até um ambiente de realidade diferente, em que seja possível o reconhecimento da população. Eles irão realizar atendimentos sem muita tecnologia, respeitando a integralidade dessa comunidade e valorizando o trabalho em equipe”, disse. “As habilidades de gestão desenvolvidas pelos discentes durante esse projeto de extensão, a percepção da relação de saúde com as políticas públicas e a adequação às necessidades da comunidade são elementos importantes para a formação dos alunos.”

Além do exercício prático da profissão, experiência permite contato com nova realidade

Outro aspecto importante na ação é que o deslocamento dos discentes e docentes até as comunidades abre espaço para o entendimento da situação brasileira de assistência na prática, de forma a entender as principais dificuldades enfrentadas e seus potenciais. “Essa vivência possibilita a criação de um vínculo que vai além da relação médico-paciente, pois permite a construção de um pensamento crítico, além do fortalecimento de lutas sociais em busca de um atendimento integral e de qualidade”, disse a professora Maria José.

Sobre a Expedição Abaré

O projeto do navio foi criado em 2006, com o objetivo de possibilitar o acesso da população ribeirinha da Amazônia ao Sistema Único de Saúde (SUS). Em 2010, foi implementado como Política de Saúde e Saúde da Família Fluvial com repasse de recursos pelo Ministério da Saúde. Em 2017, a embarcação foi doada para a Ufopa. Atualmente, existe um termo de acordo de cooperação mútua, entre a Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) e a Ufopa. A Ufopa é responsável pela manutenção e guarda da embarcação e a SEMSA pelas ações assistenciais de saúde para as comunidades. Em 2020, a Rede de Integrada de Desenvolvimento Humano (RIDH), órgão da universidade que assumiu a gestão do Navio Abaré.

Website: https://fcmsantacasasp.edu.br/

Compartilhe
0
0
DINO Agência de Notícias Corporativas

Agência de notícias corporativas. Conteúdos publicados em rede de parceiros online. Na lista de parceiros estão grandes portais, como os casos do Terra, do Metrópoles e do iG. Agência Estado e Agência O Globo também fazem parte desse time, assim como mais de uma centena de sites e blogs espalhados país afora.

Recent Posts

Cresce o interesse pelo consórcio como investimento

Ao longo de mais de seis décadas de criação do consórcio, milhões de brasileiros realizaram…

19 horas ago

Atleta do handebol amplia projeto do terceiro setor

A atleta da seleção brasileira e do Benfica (Portugal), Samara Vieira, colhe frutos na área…

19 horas ago

Especialistas dão dicas de cuidados com a saúde no verão

Orientações são da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e envolvem reforço na hidratação, evitar mudanças repentinas…

19 horas ago

Bitget mescla tokens BGB e BWB, promovendo um ecossistema on-chain unificado

VICTORIA, Seychelles, Dec. 27, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) --  A Bitget, a principal empresa de negociação…

19 horas ago

Clínicas odontológicas usam CRM para otimizar WhatsApp

Especialista da Prospecta Odonto explica que clínicas de odontologia optam por uma ferramenta de CRM…

19 horas ago

Tecnologia muda processos de RH e gestão de benefícios

Para 79% dos tomadores de decisão, a utilização das plataformas de gerenciamento de RH é…

19 horas ago