Portal Comunique-se

Pesquisa aponta que primeiro trimestre de 2021 registrou crescimento de 14,7% na produção de móveis

Bons resultados também são observados nos setores de importação e exportação

Compartilhe
nutra brasil - topo mega banner

São Paulo 31/8/2021 –

Bons resultados também são observados nos setores de importação e exportação

De acordo com o relatório “Conjuntura de Móveis”, levantado pela Inteligência de Mercado (IEMI), na edição de maio de 2021, e encomendado pela Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel), a produção de móveis e colchões obteve um crescimento de 14,7% no acumulado do primeiro trimestre deste ano em comparação ao mesmo período de 2020.

O aumento reforça o desempenho positivo do setor durante o período, para além da recuperação do volume perdido no primeiro trimestre do último ano, momento em que foi observada uma queda de 3,8% na produção de móveis. Importante ressaltar que era o início das restrições de contato dentro das fábricas e comércios por conta da primeira onda da Covid-19 no Brasil.

Na passagem do mês de fevereiro para março de 2021, o crescimento foi de 2,3% em volume. A indústria responsável pela produção de móveis, como um quarto infantil completo, por exemplo, e colchões chegou a 37 milhões de peças feitas, aproximando-se do patamar do mês de janeiro de 2021, quando foram produzidas 37,7 milhões de peças (ocorreu queda de 4,5% em volume em fevereiro).

Em março, o consumo aparente de móveis e colchões no país foi de 35,6 milhões de itens no mês, apontando para uma estabilidade em relação ao mês anterior e aumento no acumulado anual (+13,4%). Já a participação de produtos importados no consumo interno do país foi de 3,4% em março, mostrando um avanço ante o mês de fevereiro, momento em que aconteceu uma queda de 3,1% em comparação com janeiro.

Além dos dados gerais da indústria de móveis do Brasil, incluindo exportações e importações, o relatório “Conjuntura de Móveis” traz também informações sobre a produção, investimentos e emprego. Além disso, também oferece detalhes sobre varejo de móveis e colchões em diversas regiões nacionais.

Exportações de móveis crescem

Ainda de acordo com o relatório, as exportações de móveis e colchões do Brasil continuam em progresso, alcançando US$ 73,7 milhões no mês de março. O número reflete um crescimento de 15,6% ante o resultado de fevereiro. No mês de abril, por sua vez, as exportações desses mesmos produtos também cresceram, marcando 13,3% e um montante de US$ 83,5 milhões. De acordo com estimativas de mercado, as exportações do país devem alcançar um crescimento acima de 40% em 2021.

Além disso, outros números também aumentam, reforçando o otimismo do setor industrial com o momento presente e o futuro, com o investimento em parques fabris. No acumulado do primeiro trimestre de 2021, foi observado um avanço de 58,7% em relação ao mesmo período de 2021 no segmento de importações de máquinas para fabricação de móveis. Dois segmentos mostraram crescimento: máquinas para arquear e reunir, com 691,1%; e máquinas para serrar, com 81,6%.

Website: https://www.tulipababy.com.br/

Compartilhe

DINO Agência de Notícias Corporativas

Agência de notícias corporativas. Conteúdos publicados em rede de parceiros online. Na lista de parceiros estão grandes portais, como os casos do Terra, do Metrópoles e do iG. Agência Estado e Agência O Globo também fazem parte desse time, assim como mais de uma centena de sites e blogs espalhados país afora.

nutra brasil - topo mega banner