Categories: noticias-corporativas

Criação de sites com prioridade no formato mobile é tendência no mercado digital

São Paulo – SP 31/8/2021 – O mobile não é o futuro, é o presente. O acesso por meio dos smartphones é cada vez mais natural para quem procura informações ou notícias

Acesso cada vez maior à internet por meio de celulares e preferência na indexação de buscas pelo Google para sites com navegabilidade para dispositivos móveis, faz com que empresas de e-commerce priorizem modelo “mobile first” na criação de páginas digitais

Em abril de 2015, o Google anunciou uma mudança em seu algoritmo de busca que impactaria de forma profunda a criação e o desenvolvimento de websites em todo o mundo. Na ocasião, atenta à tendência cada vez maior do acesso à internet por meio de smartphones, a empresa passou a priorizar os sites “mobile-friendly”, como são chamadas as páginas que também oferecem boa navegabilidade para o celular aos usuários, em suas buscas. Desde então, websites que não são “responsivos” – ou seja, que não são desenvolvidos para os diferentes tipos de dispositivos – têm ficado para trás, correndo o risco de “sumir” em pesquisas realizadas pelos buscadores na web.

Ser “mobile-friendly” passou a ser uma característica fundamental para os websites, visto que há uma tendência mundial cada vez maior de acesso à internet por meio do celular. Dados coletados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) referentes ao ano de 2019 confirmam esta propensão por parte dos brasileiros: 98,6% das pessoas com 10 anos ou mais utilizam celulares para acessar à internet, ante 46,2% que fazem uso de microcomputadores.

Com o avanço do e-commerce nos últimos anos, desenvolvedores de websites também passaram a dar mais atenção para esta questão. O chamado “comércio móvel”, tradução livre para “mobile commerce” (ou m-commerce), já é prevalente dentre as maneiras do consumidor brasileiro realizar compras on-line. Segundo estudo realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), apresentado em junho de 2019, 67% dos consumidores que fizeram compras pelo meio digital no país o fizeram através de smartphones – em segundo lugar, aparecem os notebooks (39%), seguidos dos desktops ou PCs (39%).

“O mobile não é o futuro, é o presente”

O desenvolvimento de um website que possa ter boa acessibilidade em formato mobile deve levar em consideração as particularidades da natureza deste modo de navegação, com páginas mais limpas e funcionais. Afinal, muitas vezes o usuário realiza a conexão por meio dos dados móveis do aparelho, que normalmente não são suficientes para carregar uma grande quantidade de objetivos, sobretudo os conteúdos multimídia, como fotos pesadas e vídeos.

Desta maneira, mais que “mobile friendly”, muitas empresas têm adotado o conceito de “mobile first”, ou seja, o foco do desenvolvimento do website passa a ser a navegação pelo celular, com a “adaptação” ao desktop vindo depois – ao contrário da forma como era feita antes. 

“O mobile não é o futuro, é o presente. Não estamos dizendo que você não precisa de um site desktop, você precisa sim. Mas o acesso por meio dos smartphones é cada vez mais natural para quem procura informações ou notícias, por isso o lojista precisa estar pronto para atender essas necessidades”, afirma Mateus Toledo, CEO da MT Soluções, hub de soluções para e-commerce que, entre outras atividades, realiza implantações de lojas virtuais, layouts e sistema ERP.

Toledo afirma que a criação e o desenvolvimento de projetos de implantação de plataformas de e-commerce por parte da empresa sempre atende à lógica do “mobile first”, visto que “a mobilidade dessa interface é cada vez mais aceita pelo público que compra ativamente”.

E se desde 2015 o Google privilegia os sites que têm versões desenvolvidas para celular em suas buscas, neste ano a empresa passou a ser mais incisiva com a recomendação para que os sites sejam desenvolvidos a partir do conceito de “mobile first”. Neste sentido, o recado de John Mueller, consultor de pesquisas do Google, não poderia ser mais claro: “Tudo o que você deseja que seja indexado deve estar no mobile”.

Para saber mais, basta acessar: https://mtsolucoes.com.br/

Website: https://mtsolucoes.com.br/

Compartilhe
0
0
DINO Agência de Notícias Corporativas

Agência de notícias corporativas. Conteúdos publicados em rede de parceiros online. Na lista de parceiros estão grandes portais, como os casos do Terra, do Metrópoles e do iG. Agência Estado e Agência O Globo também fazem parte desse time, assim como mais de uma centena de sites e blogs espalhados país afora.

Recent Posts

Bitget está entre as 3 principais bolsas de criptomoedas para operação de futuros no relatório de novembro

VICTORIA, Seychelles, Dec. 24, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- A Bitget, líder em bolsa de criptomoedas e…

23 horas ago

Curadora de arte de Taubaté desenvolve projetos com foco na COP3

Com uma trajetória consolidada em 2024, Lani Goeldi, curadora de arte e gestora cultural, conduz…

23 horas ago

Autora taubateana lança livro infantil sobre Joaninha Aviadora

Coleção Icones taubateanos de autoria de Giovanna Goeldi, ganha mais um exemplar encerrando 2024, com…

23 horas ago

Ataques cibernéticos podem ser mitigados, dizem peritos

Em 2025, as ameaças cibernéticas continuam a evoluir, e os criminosos adotam métodos cada vez…

23 horas ago

Inteligência Artificial transforma a segmentação de anúncio

A segmentação de anúncios está sendo transformada, permitindo que marcas alcancem consumidores no momento ideal…

23 horas ago