Categories: noticias-corporativas

Sala de aula digital: edtechs crescem em 2021

15/2/2022 –

A tecnologia, além de aliada, cada vez mais se torna essencial para instituições de ensino. Além de facilitar a vida de alunos e professores, novas ferramentas podem contribuir para a gestão mais eficiente de escolas e universidades

Um levantamento publicado em agosto do ano passado mostrou que o Brasil chegou à marca de 391 edtechs, startups voltadas à educação. O estudo realizado pela Liga Ventures dá a dimensão do alcance dessas empresas, que investem em tecnologia para apresentar soluções e novas ideias para o segmento. Ainda, de acordo com relatório produzido pela KPMG em parceria com a Distrito, o Brasil conta com 105 Emerging Giants, ou startups com alto potencial de investimentos e bons resultados. As fintechs lideram e as edtechs representam cerca de 5,7% do total.

Em debate recente, organizado pela Editora Globo, no Rio Innovation Week, especialistas do setor lembraram que soluções proporcionadas pelas edtechs vêm ajudando alunos e professores com conteúdo digital e interativo, facilitando o acesso e interesse pela leitura. Contudo, ressaltaram que é preciso democratizar as ferramentas, que são assimiladas e utilizadas com mais facilidade por escolas privadas, em detrimento da rede pública. Vale lembrar que, segundo dados da PNAD, mais de 80% dos alunos do ensino fundamental e médio frequentam escolas públicas.

Para Eduardo Barbosa, Especialista em Transformação Digital com Reconhecimento Facial, a chegada da tecnologia nas salas de aula é um caminho sem volta e com muitos desafios: “o aprendizado sairá da sala de aula e entrará em nossas vidas diárias, com a digitalização da escola, smartphones e tablets de ponta e o avanço da internet móvel (5G), será possível estudar e aprender de onde estiver. Com isso, uma série de oportunidades se abrem, para desenvolvimentos de aplicações, questões relacionadas à segurança, nuvem, privacidade etc.”, pondera.

Busca por soluções não se restringe às startups

Uma das maiores empresas do mundo, o Google, por exemplo, investe há alguns anos em tecnologias voltadas à educação. Segundo dados da empresa, cerca de 120 milhões de alunos e professores utilizavam a plataforma Google for Education no mundo todo em 2020. Além da busca por otimizar a interação virtual, há também aulas de programação. Para se ter ideia, um estudo da Softex, do ano passado, apontou que o Brasil terá a carência de cerca de 408 mil profissionais desta área ainda neste ano.

Neste contexto, Barbosa comenta aquelas que considera as principais tendências para a tecnologia voltada à educação neste ano: “vejo o modelo híbrido de aprendizagem ganhando ainda mais destaque, as salas do futuro, com mais atividades escolares realizadas de forma digital e interativa. Assim como conteúdos que proporcionam experiências com a realidade virtual e aumentada também devem se tornar mais acessíveis”, diz.

Quanto ao uso dos aparelhos e à segurança de dados, o Marketing leader da Samsung SDS ressalta: “Algumas questões que colocamos em pauta ao desenvolver o Chromebook da Samsung foram a proteção da gestão dos dispositivos móveis utilizados em ambiente escolar, como acionar suporte e garantia, a melhor maneira de realizar o set-up da instituição educacional na nuvem”. E complementa: “enfim, são detalhes importantes quando falamos em investimentos em tecnologia. Os responsáveis pelas escolas ou universidades devem estar atentos”.

Tradição e tecnologia podem caminhar juntas?

Entre as novidades apresentadas no currículo do Novo Ensino Médio relacionadas ao uso da tecnologia estão os currículos de criatividade e programação com competências como: pensamento científico, crítico e criativo e cultura digital. Há a previsão do uso de aparelhos como tablets, notebooks e smartphones para auxiliar os alunos nestas disciplinas. Implantar e treinar a comunidade escolar para o uso eficaz e ético das ferramentas é e deve, gradativamente, ser um desafio para educadores e administradores das instituições de ensino.

Para o especialista da Samsung SDS, além de apresentar os conteúdos e auxiliar os alunos na imersão digital, as próprias instituições devem se preocupar com a gestão da tecnologia, tornando o processo mais eficaz e seguro para todas as partes envolvidas.  “Tudo o que amplia as possibilidades do aluno desenvolver seu aprendizado é válido para o ambiente escolar”, afirma.

Por fim, Barbosa afirma: “eu vejo também a necessidade de falar sobre como fazer a gestão dessa tecnologia nas escolas, que são negócios geralmente tradicionais e carentes de consultoria em inovação e tecnologia. Quando se investe em tecnologia é preciso fazer bem feito, para que a experiência seja realmente produtiva, de boa qualidade e imersiva”.

Para mais informações, basta acessar: https://www.samsungsds.com/la/index.html

Website: https://www.samsungsds.com/la/index.htm

Compartilhe
0
0
DINO Agência de Notícias Corporativas

Agência de notícias corporativas. Conteúdos publicados em rede de parceiros online. Na lista de parceiros estão grandes portais, como os casos do Terra, do Metrópoles e do iG. Agência Estado e Agência O Globo também fazem parte desse time, assim como mais de uma centena de sites e blogs espalhados país afora.

Recent Posts

Workshop com o ator da Globo prepara atores para o cinema

O workshop “Luz, Câmera, Ação! A preparação do ator para o set de filmagem” oferece…

15 horas ago

Faculdade de medicina promove 2ª Conferência do SUS

A Faculdade de Medicina FACERES promove a 2ª Conferência do SUS, com o objetivo de…

15 horas ago

EcoRodovias busca ampliar pessoas negras na liderança

EcoRodovias atua para chegar em 2030 com ao menos 35% de seus cargos de liderança…

15 horas ago

Coenzima Q10 pode melhorar a energia e vitalidade

A coenzima Q10 é uma molécula essencial para produção de energia e, de acordo com…

15 horas ago

Ganhadores do Miss e Mister Tattoo Week SP 2024 são coroados

Bianca Rodrigues, tatuadora de Curitiba, e Lucas Tortorello, empresário de São Caetano do Sul, são…

15 horas ago

Agências de publicidade analisam opções tributárias para impulsionar crescimento

Empresas do setor estão avaliando as vantagens dos regimes tributários Simples Nacional, Lucro Real e…

15 horas ago