SÃO PAULO 12/8/2021 –
O relatório ISG Provider Lens™ afirma que as práticas de trabalho remoto ajudaram os parceiros SAP a sobreviver à segunda onda da pandemia e fortalecer a força de trabalho com consultores freelancers qualificados
O mercado de serviços SAP no Brasil vem se recuperando de um declínio acentuado no início da pandemia, após absorver o impacto da segunda onda da Covid-19 no país, em janeiro deste ano. A informação é do novo relatório publicado hoje pelo Information Services Group (ISG) (Nasdaq:III), uma empresa líder global em pesquisa de tecnologia e consultoria.
O relatório ISG Provider Lens™ SAP HANA Ecosystem Services 2021 para o Brasil constatou que os fornecedores tiveram uma queda acentuada nos negócios entre março e junho de 2020, mas viram as vendas voltarem gradualmente na segunda metade do ano, especialmente em novembro, conforme o número de casos de Covid-19 passou a diminuir. No momento em que a segunda onda atingiu o país em janeiro, os provedores haviam adotado modelos de negócios de trabalho em casa e puderam fechar e assinar contratos virtualmente e ter projetos realizados por consultores trabalhando remotamente.
Os requisitos de trabalho em casa impostos pela pandemia realmente beneficiaram os provedores de serviços SAP no Brasil, dando-lhes maior acesso aos talentos locais, diz o relatório. Muitos consultores independentes agora trabalham remotamente para mais de uma empresa, dividindo seus dias de trabalho em turnos. Os fornecedores brasileiros agora podem pagar esses profissionais mais qualificados, pagando-os por entregas, em vez de horas trabalhadas. Em alguns casos, isso permite que fornecedores locais contratem freelancers que também trabalham para fornecedores europeus ou norte-americanos, mesmo que eles não possam corresponder às taxas de pagamento por hora de empresas estrangeiras.
A recuperação dos contratos de serviço permitiu que o crescimento de longo prazo do mercado SAP S/4HANA continuasse, diz o ISG.
“O mercado S/4HANA no Brasil amadureceu a ponto de a maioria das empresas não ser afetada pelo fim do suporte ao produto SAP ERP legado”, disse Jan Erik Aase, sócio e líder global do ISG Provider Lens Research. “As empresas estão acelerando seus planos de transformação digital e avançando com atualizações por uma série de razões, incluindo a necessidade de mudar para a nuvem em respostaàdemanda acelerada pela Covid-19”.
Os clientes corporativos ganharam mais flexibilidade na nuvem com a campanha “RISE with SAP” da SAP, lançada em janeiro de 2021, que permite às empresas implementar S/4HANA em um modelo SaaS rodando em qualquer nuvem que escolherem, afirma o relatório. A SAP reduziu seus esforços para enviar clientes para SAP S/4HANA Cloud, a configuração ERP compartilhada em execução na SAP Cloud Platform (SCP).
Os provedores de serviços no Brasil que realizam transformações SAP S/4HANA estão aprimorando suas ferramentas de avaliação e migração para clientes de grande e médio porte, afirma o ISG. Mais empresas estão oferecendo ferramentas automatizadas que usam inteligência artificial para permitir transformações mais seguras e rápidas. Isso inclui ferramentas para extrair e converter dados para carregar no banco de dados HANA e para identificar código customizado na linguagem ABAP da SAP e reescrevê-lo para executar com S/4HANA. Esta automação permite que muitos dos projetos de transformação sejam concluídos em menos de 10 meses.
O relatório também pesquisa o mercado brasileiro de serviços relacionados ao SAP Business Technology Platform (SAP BTP), anteriormente chamado de Leonardo. Embora o BTP não seja uma oferta comum entre os provedores de serviços SAP no Brasil, alguns estão investindo na expansão desses serviços.
O relatório ISG Provider Lens™ SAP HANA Ecosystem Services 2021 para o Brazil avalia as capacidades de 36 provedores de serviços em cinco quadrantes: SAP S/4HANA System Transformation for Large Accounts; SAP S/4HANA System Transformation for the Midmarket; Managed Application Services for SAP ERP; SAP Business Technology Platform and Intelligent Technologies, e Managed Cloud Services for SAP HANA.
O relatório nomeia a Accenture, Capgemini e IBM como líderes em quatro quadrantes cada, e essence IT, Infosys, NTT DATA (FH) e Tech Mahindra como Líderes em três quadrantes cada. Deloitte, T-Systems e Wipro são Líderes em dois quadrantes cada, e BCI Consulting, Cast group, Seidor e Softtek são Líderes em um quadrante cada.
Além disso, Infosys, Neoris, T-Systems e Wipro são consideradas Rising Stars — empresas que tem um “portifólio promissor” e um “alto potencial futuro” pelas definições do ISG — cada um em um quadrante.
Versões customizadas do relatório foram disponibilizadas pela BCI Consulting, essence IT, NTT DATA (FH) e T-Systems.
O relatório ISG Provider Lens™ SAP HANA Ecosystem Services 2021 para o Brasilestá disponível para os assinantes do ISG ou para compra eventual nessa webpage.
Sobre o ISG Provider Lens™ Research
A série de pesquisas em quadrantes do ISG Provider Lens™ é a única avaliação de provedor de serviços desse tipo a combinar pesquisa empírica baseada em dados e análise de mercado com a experiência e observações do mundo real da equipe de consultoria global do ISG. As empresas encontrarão uma grande quantidade de dados detalhados e análises de mercado para ajudar a orientar sua seleção de parceiros apropriados (sourcing), enquanto os consultores do ISG usam os relatórios para validar seu próprio conhecimento de mercado e fazer recomendações aos clientes corporativos do ISG. A pesquisa cobre atualmente provedores que oferecem seus serviços globalmente, em toda a Europa, bem como nos EUA, Alemanha, Suíça, Reino Unido, França, Países Nórdicos, Brasil e Austrália/Nova Zelândia, com mercados adicionais a serem adicionados no futuro. Para obter mais informações sobre a pesquisa de lentes do provedor ISG, visite este webpage.
A série é um complemento aos relatórios ISG Provider Lens Archetype, que oferecem uma avaliação inédita de fornecedores da perspectiva de tipos específicos de compradores.
Sobre o ISG
ISG (Information Services Group) (Nasdaq:III) é uma empresa líder global em pesquisa de tecnologia e consultoria. Um parceiro de negócios confiável para mais de 700 clientes, incluindo mais de 75 das 100 maiores empresas do mundo, o ISG está comprometido em ajudar corporações, organizações do setor público e provedores de serviços e tecnologia a alcançar excelência operacional e crescimento mais rápido. A empresa é especializada em serviços de transformação digital, incluindo automação, nuvem e análise de dados; assessoria de sourcing; governança gerenciada e serviços de risco; serviços de telecomunicações; estratégia e desenho de operações; gestão de mudança organizacional, inteligência de mercado e pesquisa e análise de tecnologia. Fundada em 2006 e com sede em Stamford, Connecticut, o ISG emprega mais de 1.300 profissionais digital-ready que operam em mais de 20 países – uma equipe global conhecida por seu pensamento inovador, influência de mercado, profundo conhecimento em tecnologia e indústria, e pesquisa e recursos analíticos de classe mundial com base nos dados de mercado mais abrangentes do setor. Para mais informações visite www.isg-one.com.
Ver a versão original em businesswire.com: https://www.businesswire.com/news/home/20210812005561/pt/
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Fonte: BUSINESS WIRE