Categories: noticias-corporativas

Qualidade: o que é e como deve ser vista nas empresas

Campinas, São Paulo 14/9/2021 –

Como fornecer qualidade em todos os processos de uma empresa, tanto para colaboradores quanto clientes

Há muitas definições para o termo qualidade, principalmente quando associado às entregas de uma empresa. Pode ser interpretado como adequação ao uso de um produto ou serviço, satisfação do cliente e geração de valor. Ao mesmo tempo, o conceito também é subjetivo e depende da percepção e experiência do cliente. A seguir, são listados tipos de relação entre qualidade e empresa que abrangem aspectos internos e externos.

Segundo a ISO (International Standardization Organization), a definição de qualidade está relacionada às conformidades (de uma norma, por exemplo) e seus requisitos (exigências regulamentadas). Dessa forma, é o conjunto de atributos que atendem às necessidades dos clientes, ao padrão de produtos de uma empresa e as normas estabelecidas na produção de determinados bens. Esses fatores são responsáveis por permitir a sobrevivência das organizações no mercado: ética; entrega; custo; qualidade intrínseca e segurança.

Em seguida, também é preciso entender como os clientes percebem o que é qualidade para estabelecer padrões de: ética perante um colaborador, tendo esse que ser respeitado, adequadamente remunerado e motivado; produtos que devem seguir especificações preestabelecidas; alinhamento entre resultados e expectativas do cliente em relação ao produto, além de atender ao prazo combinado; os valores envolvidos na aquisição e produção, os quais devem maximizar o valor do cliente (um dos fundamentos da metodologia Lean), trazendo maior custo-benefício; normas internas de segurança no trabalho, e quanto às externas, referentes ao uso do produto/serviço pelo cliente.

Ao falar de atendimento ao cliente, o conceito de qualidade pode ser aplicado ao relacionamento em toda a jornada de compra. Ser visto como uma linha de produtos que deve ser embalada, avaliada, comunicada e entregue aos clientes e, para que esse processo seja eficaz, uma operação de atendimento ao cliente requer um planejamento. Para compor esse plano, é necessário realizar uma auditoria para saber de maneira exata quais informações é preciso divulgar e, ao mesmo tempo, quais devem ser coletadas.

A qualidade do atendimento ao cliente após a venda é tão importante quanto a qualidade do próprio produto. Um atendimento deficiente pode anular rapidamente todas as vantagens associadas à entrega de um produto de qualidade superior. Isso não é uma reflexão tardia, mas uma parte integrante da oferta e está sujeito aos mesmos padrões de qualidade do processo de produção.

A FM2S Educação e Consultoria é uma empresa que tem como objetivo acelerar a carreira de profissionais que buscam destaque no mercado. Dentre os cursos oferecidos, há diversas certificações voltadas para a Área de Qualidade. Para mais informações:

Assinatura: https://ead.fm2s.com.br/plano/assinatura-fm2s/
Cursos: https://ead.fm2s.com.br/cursos/
Blog: https://www.fm2s.com.br/blog/

Website: https://www.fm2s.com.br/

Compartilhe
0
0
DINO Agência de Notícias Corporativas

Agência de notícias corporativas. Conteúdos publicados em rede de parceiros online. Na lista de parceiros estão grandes portais, como os casos do Terra, do Metrópoles e do iG. Agência Estado e Agência O Globo também fazem parte desse time, assim como mais de uma centena de sites e blogs espalhados país afora.

Recent Posts

INPI concede patente no setor de saneamento

Solução tem sido bem recebida nos processos licitatórios e se enquadra integralmente às normas determinadas…

21 horas ago

CNS elogia trabalhos do projeto cinematográfico para jovens entre China e Brasil

O Serviço de Notícias da China (CNS) publicou aqui uma matéria na sexta-feira para realçar…

21 horas ago

A AM Best Afirma Classificações de Crédito da Junto Resseguros S.A. e Junto Seguros S.A.

AM Best afirmou o Financial Strength Rating (FSR) de A- (Excelente) e os Long-Term Issuer…

21 horas ago

Porter e Almah anunciam fusão no Porter Summit 2024

Empresas anunciam fusão e criam aplicativo integrado para condomínios

21 horas ago

Puma reinventa o varejo moderno com a inauguração da loja matriz em Las Vegas

Marca esportiva global aposta alto na expansão norte-americana com um destino de varejo incomparável que…

21 horas ago

Cemitérios de SP preservam histórias de personalidades negras

Na semana em que é celebrado o Dia da Consciência Negra, é essencial lembrar e…

21 horas ago