Categories: noticias-corporativas

Construção civil vê a presença feminina crescer mais de 50% em dez anos

Campinas (SP) 7/3/2022 –

Na Nova Cipasa Urbanismo, dos 94 funcionários diretos 53 são mulheres em diferentes funções e departamentos

A construção civil sempre foi um setor tradicionalmente dominado pelos homens. Mas esse quadro vem mudando ao longo dos últimos anos com a chegada das mulheres em diferentes funções, desde o administrativo, posições de chefia e até mesmo nos serviços mais pesados, como nos canteiros de obras. O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) estima que mais de 200 mil mulheres trabalhem hoje no setor, um crescimento de 50% nos últimos dez anos no número de contratações.

Mesmo com este aumento nos quadros funcionais, os desafios dentro do mundo corporativo ainda são grandes e desafiadores para as mulheres. “A esperada equidade no mercado de trabalho está relacionada a fatores como remuneração salarial, nível de escolaridade, ocupação, emprego/desemprego e maternidade”, alerta Jacqueline Castro, gerente de Recursos Humanos da Nova Cipasa Urbanismo.

A área que Jaqueline comanda é responsável atualmente por 94 funcionários, dos quais 53 são mulheres, número superior à média das empresas nacionais do segmento, onde elas não chegam, ainda, a 50% dos cargos ocupados. Na Nova Cipasa Urbanismo, empresa que desenvolve loteamentos urbanísticos em 21 estados, o público feminino está espalhado por diversas áreas como engenheira, jurídico, arquitetura, administrativo em geral e lideranças, onde elas já são líderes em nove dos 19 departamentos da companhia.

Um dos exemplos de chefia na empresa fica em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador, Bahia. A empresa está concluindo um grande sistema viário próximo ao empreendimento Vívea Parque Jones, na Via Parafuso. Os 25 trabalhadores do canteiro de obra, com gerenciamento 100% de quatro mulheres. As vendas no local também estão sob a gerencia de uma profissional.

Jaqueline ressalta que a empresa não possui uma política específica voltada para contratação das mulheres. “Temos a política de contratar profissionais qualificados, dispostos, com atitudes positivas, flexíveis e dedicados, e as mulheres no processo de seleção se destacam nesses quesitos, assim como, no dia a dia do trabalho, reforçam essas competências”, conta. “Na entrevista, nosso foco não é se tem filhos, com quem fica, entre outras coisas. Nosso foco é a competência para o cargo em questão”.

A profissionais diz que como RH percebe que as mulheres estão cada vez mais qualificadas para o mercado de trabalho. “E na Nova Cipasa temos líderes mulheres em posições de tomada de decisão nos negócios”. Jaqueline diz ainda perceber que as mulheres conseguem exercer seu pleno potencial e a empresa, em contrapartida, consegue usufruir dos talentos femininos e gerar mais negócios.

“Sobre a valorização das mulheres tentamos entregar um espaço verdadeiramente inclusivo e meritocrático. Com a mesma condição de trabalho dos homens, mesmo salário, promoções internas e desenvolvimento de carreira. A prova disso é a baixa rotatividade de colaboradoras, porque elas entram e ficam”.

Website: https://cipasa.com

Compartilhe
0
0
DINO Agência de Notícias Corporativas

Agência de notícias corporativas. Conteúdos publicados em rede de parceiros online. Na lista de parceiros estão grandes portais, como os casos do Terra, do Metrópoles e do iG. Agência Estado e Agência O Globo também fazem parte desse time, assim como mais de uma centena de sites e blogs espalhados país afora.

Recent Posts

AWS lança região de infraestrutura na Tailândia

A região da AWS na Ásia-Pacífico (Tailândia) oferece aos clientes mais opções para executar cargas…

16 horas ago

Ververica anuncia a disponibilidade pública da opção de implementação BYOC (traga sua própria nuvem) no AWS Marketplace

Isso possibilita soluções de streaming de dados em tempo real de altíssimo desempenho e dimensionáveis…

16 horas ago

Turismo em Guarapari impulsiona o mercado imobiliário

Imóveis de alto padrão em Guarapari seguem tendência de valorização observada em destinos turísticos nacionais

16 horas ago

Celular seminovo requer procedimentos de segurança contra riscos cibernéticos

Mercado de smartphone usado cresce mais de 50% em quatro anos; especialista detalha o que…

16 horas ago

Proibição do uso de celular vai além da sala de aula em SP

Para CEO da Plataforma AZ de Aprendizagem, a tecnologia evoluiu mais rápido do que a…

16 horas ago

Estética minimalista cresce no mercado dermatológico mundial

Tratamento desenvolvido na Coreia do Sul chega ao Brasil em 2025

16 horas ago