São José do Rio Preto, São Paulo 30/8/2021 – “Em pleno recorde de desemprego, poder disponibilizar trabalho e renda para mais de 100 famílias é uma felicidade para nós…”, afirma Head de Gente & Gestão.
Na contra mão da maioria dos segmentos, área de tecnologia se expande com rapidez e abre vagas. Interior de São Paulo é um dos grandes destaques.
A pandemia iniciada em 2020 afetou severamente diversos segmentos da economia brasileira. O que já não estava bom, piorou drasticamente. O número de desempregados já ultrapassou a casa dos 14 milhões e dos que desistiram de procurar uma ocupação, já são quase seis milhões. Entretanto, no mesmo período, a área de tecnologia vem surpreendendo, apresentando crescimentos consideráveis e abrindo vagas. Neste novo cenário, diversas regiões do país despontam com grandes parques tecnológicos, dentre eles, destaque para o de São José do Rio Preto, no interior de São Paulo.
A área de tecnologia já vinha apresentando excelentes resultados quando a economia caminhava relativamente bem e seguiu prosperando mesmo quando muitas áreas começaram a ter problemas. Segundo pesquisa feita pela GeekHunter (empresa de recrutamento especializada na contratação de profissionais de tecnologia), em 2020, em plena pandemia, o setor registrou 310% de crescimento e a estimativa, segundo a Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom) é de que até 2024, 420 mil novas vagas de trabalho sejam criadas apenas para absorver a demanda interna, já que milhares de profissionais brasileiros também serão cooptados por empresas americanas e europeias e atuarão no esquema home offices.
Em termos de valores movimentados, os resultados impressionam, pois o setor de TI já é responsável por 6,8% do PIB brasileiro, com uma média de R$ 90 bilhões anuais, segundo a Brasscom.
Com uma demanda crescente, o único motivo de preocupação do segmento é com a mão de obra, pois, também segundo a Brasscom, anualmente, escolas e universidades brasileiras qualificam menos de 50 mil novos profissionais, mas o mercado interno necessita de 100 mil.
Localizada a pouco menos de 450 km da capital paulista, São José do Rio Preto é um dos exemplos do quanto o setor de tecnologia está crescendo e ajudando no desenvolvimento de diferentes regiões.
Além de importantes empresas de tecnologia, a cidade do interior paulista ainda é destaque nesse segmento pelo parque tecnológico que possui; pelas universidades tanto públicas quanto particulares que formam profissionais qualificados e também pelos cursos técnicos gratuitos que algumas instituições oferecem.
Pelo Brasil, polos tecnológicos consolidados já são realidade em diversos locais, como o Porto Digital de Recife, o TecnoPuc de Porto Alegre, o San Pedro Valley de Belo Horizonte, o Capital da Inovação de Florianópolis, o Vale da Eletrônica de Santa Rita do Sapucaí, o ITA de São José dos Campos, a Fundação UNICAMP de Campinas, dentro outros.
Empresa rio-pretense de tecnologia abre mais de 100 vagas
Uma prova do quanto a área de tecnologia está com a demanda aquecida em busca de novos profissionais, vem dá já citada São José do Rio Preto, onde a Synapses Holding S/A abriu mais de 100 vagas para colaboradores na área de Tecnologia da Informação. “Em pleno recorde de desemprego, poder disponibilizar trabalho e renda para mais de 100 famílias é uma felicidade para nós. A alegria é ainda maior porque a Squads já está contratando colaboradores em todo o território nacional, já que todas as posições são home office”, afirma Éber Silva Júnior, Head de Gente & Gestão da empresa.
Mais nformações sobre as vagas disponíveis na Squads podem ser encontradas no site: https://synapses.sa.com/talentos/
Website: https://synapses.sa.com
Com objetivo de alocar equipes em outros negócios de forma a compreender a realidade da…
Pesquisa indica percentual de mulheres à frente dos negócios e revela participação feminina como maioria.…
O Plenário do STF julgou a ADI 5322 em junho de 2023; advogado comenta as…
ADI 5322 altera diretriz que excluía o tempo de espera para carga e descarga do…
Especialista do Grupo Riopae evidencia as principais diferenças entre os dois métodos de despedida e…
Levantamento do Ministério da Previdência Social indicou crescimento no número de benefícios concedidos pelo Instituto…