Categories: noticias-corporativas

O impacto da transformação digital da construção para o futuro do Brasil

São Paulo 17/9/2021 –

A transformação digital da construção tem levado à integração do setor em um ecossistema tecnológico rico e inteligente, capaz de transformar o Brasil um país cada vez mais competitivo

Uma construção forte significa um Brasil competitivo. Construtoras e incorporadoras sabem muito bem disso. É por isso que, nas grandes cidades aumentou a quantidade de tapumes cercando canteiros de obra pelas calçadas. O momento é muito favorável a indústria e para os compradores de imóveis.

De acordo com a CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção), até 2030, o Brasil precisa de 30 milhões de residências. Esse é o tamanho do déficit habitacional de acordo com. “É uma demanda gigantesca que somente um setor que responde por 7% do PIB brasileiro e cerca de 2,5 milhões de empregos diretos pode dar conta”, ressalta Fabricio Schveitzer diretor de estratégia e mercado do Sienge.

Para dar conta da demanda e aproveitar a retomada do crescimento econômico, as incorporadoras têm investido pesado em tecnologia. Segundo Fabrizcio, não há como fazer as coisas do mesmo jeito e esperar resultados diferentes. Isso significaria construir com os mesmos baixos níveis de produtividade de décadas passadas, com prazos de obra que não atendem à demanda atual e promoveriam desconexão com a oferta. “Quando a demanda é maior do que a oferta, os preços sobem. Para manter os preços dos imóveis em patamares acessíveis, é necessário às empresas da construção adotarem tecnologias capazes de prover ganhos de produtividade integrando a cadeia”, diz o diretor.

Para o consumidor final, nem sempre é fácil perceber como as obras se modernizaram quanto a processos, equipamentos e materiais, com ganhos expressivos de qualidade e produtividade. Entretanto, uma verdadeira revolução está acontecendo do outro lado dos tapumes de obra encontrados pela cidade e ela impacta positivamente na vida de todos os brasileiros.

A ponta mais visível da transformação digital do mercado imobiliário está nos novos processos de compra, venda e uso dos imóveis. Com digitalização e inovação no segmento, o amadurecimento dessa frente tem levado à criação de experiências inovadoras para famílias na jornada de compra da casa própria. Alguns portais de imóveis têm feito muito mais do que apenas transportar anúncios de casas e apartamentos para o ambiente virtual. “Hoje em dia os algoritmos identificam as preferências dos compradores, e essas empresas têm provocado mudanças em como as pessoas se relacionam com o local onde moram, agregando serviços e conveniências ao processo, especialmente financeiras e burocráticas”, explica Fabricio Schveitzer.

Dessa maneira é possível eliminar a figura do fiador em processos de locação, acionar empresas especializadas em vistoriar imóveis ou gerir reformas e manutenções, transformando a experiência com celeridade e confiabilidade. Mas para isso acontecer a informação precisa chegar corretamente e em tempo hábil a todos os pontos da cadeia.

A única maneira de proporcionar dinamismo ao processo é com a disseminação de plataformas tecnológicas especialistas na indústria da construção, desenhadas para que os dados circulem de forma rápida e confiável ao longo da cadeia. Além disso, devem ser acessíveis e inclusivas, já que o setor conta com empresas de diferentes portes e níveis de maturidade tecnológica.

É a partir da oferta de tecnologias adequadas e integradas para modernização do setor que construtoras e incorporadoras têm se transformado em empresas de tecnologia que constroem, que têm nos dados a base para uma atuação integrada. Dessa maneira, muito além do que ocorre atrás dos tapumes, a transformação digital da construção tem levado à integração do setor em um ecossistema tecnológico rico e inteligente, capaz de transformar o Brasil um país cada vez mais competitivo.

Website: https://www.sienge.com.br/

Compartilhe
0
0
DINO Agência de Notícias Corporativas

Agência de notícias corporativas. Conteúdos publicados em rede de parceiros online. Na lista de parceiros estão grandes portais, como os casos do Terra, do Metrópoles e do iG. Agência Estado e Agência O Globo também fazem parte desse time, assim como mais de uma centena de sites e blogs espalhados país afora.

Recent Posts

Perma-Pipe International Holdings, Inc. anuncia os resultados financeiros do terceiro trimestre

A empresa gerou vendas líquidas de US$ 41,6 milhões no trimestre e US$ 113,4 milhões…

20 horas ago

Empresas têm até 31 de janeiro para aderir ao Simples Nacional

Decisão sobre o regime tributário unificado deve considerar custos, benefícios e compatibilidade com o perfil…

20 horas ago

Eurochem leva EJA para dentro da fábrica no Maranhão

A empresa de fertilizantes EuroChem, em parceria com o Sesi, levou a o EJA para…

20 horas ago

Antonio Veylla lança obra “A Invencível Espada de Moisés”

O livro apresenta uma jornada de confiança, coragem e amizade, em uma narrativa que tem…

20 horas ago

Hyatt divulga discussões exclusivas com a Hotels & Resorts N.V.

A Hyatt Hotels Corporation (a “Empresa” ou “Hyatt”) (NYSE: H) divulgou hoje que estabeleceu um…

20 horas ago

LambdaTest revela experiência SmartUI de última geração para testes visuais

A LambdaTest revela sua experiência SmartUI redesenhada, transformando os testes visuais com navegação perfeita, controles…

20 horas ago