Categories: noticias-corporativas

Galeria de arte aposta no e-commerce para driblar restrições vindas da pandemia

Paraná 21/9/2021 – A pandemia trouxe uma revolução de conceitos e uma necessidade de mudança rápida de atitude para a sobrevivência de um espaço que trabalha com arte

De acordo com estudo recente, 25% dos negócios globais do mercado de arte em 2020 foram realizados pelo meio digital, ante apenas 9% em 2019; impulsionamento das vendas acompanha uma tendência de aumento do e-commerce no Brasil, que em 2020 foi da ordem de 73,88%

A transformação digital ocorrida em tantas empresas e organizações mundo afora em decorrência do isolamento social causado pela pandemia de Covid-19 tem sido uma realidade também para a área da cultura. No campo das artes plásticas especificamente, galerias se reorganizaram no formato online, adotando o modelo de vendas via e-commerce, e hoje colhem os frutos: de acordo com a mais recente edição do Art Basel / UBS Global Art Market Report, publicação que avalia as tendências do mercado de arte, as vendas on-line de arte e antiguidades atingiram um recorde de US$ 12,4 bilhões (cerca de R$ 65 bilhões) em 2020.

O número é ainda mais expressivo quando é levado em conta o fato de que 25% dos negócios do setor neste período foram realizados por meio de e-commerce, ante apenas 9% em 2019. De acordo com o tradicional estudo realizado pelo banco UBS em parceria com a economista cultural Claire McAndrew e com a feira Art Basel, foi a primeira vez que o número de transações realizadas pelo meio digital superou as vendas no varejo no mercado de arte.

Outra pesquisa, realizada pela seguradora Hiscox, indicou que 82% dos novos colecionadores utilizaram o formato on-line para adquirir obras de arte, o que representa um aumento de 46% em relação a 2019. Para 56% destes compradores que recorreram às plataformas digitais para o consumo de arte, as compras se deram no intuito de “ajudar artistas e galerias de arte” que enfrentam problemas financeiros em meio à pandemia de Covid-19.

“A pandemia trouxe uma verdadeira revolução de conceitos e, consequentemente, uma necessidade de mudança rápida de atitude para a sobrevivência de um espaço que trabalha com arte e cultura”, afirma Regina Casillo, fundadora e diretora da galeria de arte Solar do Rosário, de Curitiba.

A reinvenção do mercado da arte durante a pandemia de Covid-19

Tal inflexão no mercado, no entanto, não foi imediata. Nos primeiros meses da atual crise sanitária, de acordo com um estudo de meados de 2020 do Art Basel / UBS Global Art Market Report, as vendas das galerias que comercializam obras de arte moderna e contemporânea no primeiro semestre do ano passado diminuíram 36% em relação ao mesmo período de 2019, sendo que um terço desses estabelecimentos diminuiu de tamanho, com a demissão de, em média, quatro funcionários.

Com exposições e vernissages – que consistem em oportunidades de vendas galerias de arte – canceladas e clientes em suas casas, a transformação digital destes espaços foi uma aposta na retomada. “As festas e os encontros presenciais e os turistas fazem falta, claro, mas os clientes tradicionais nos acompanharam nesta migração para o formato digital e as vendas on-line, aos poucos, foram crescendo”, diz Regina.

Para Lucia Casillo, também diretora do Solar do Rosário, a mudança de visual no site e sua portabilidade para celulares e tablets foram fatores fundamentais para a superação do período mais difícil da pandemia e o aumento das vendas de obras de arte, agora com o e-commerce devidamente estruturado. “As visitas presenciais voltaram, mas temos clientes que continuam pedindo através do site, do celular e preferindo receber em casa. Além, claro, dos clientes de fora que descobriram nosso espaço de arte e podem receber em qualquer lugar do Brasil e do exterior”.

O impulsionamento das vendas da galeria de arte curitibana no formato digital acompanha uma tendência de aumento do e-commerce no Brasil, que em 2020 foi da ordem de 73,88%, de acordo com o índice MCC-ENET, desenvolvido pelo Comitê de Métricas da Câmara Brasileira da Economia Digital em parceria com o Neotrust.

A aposta no formato mobile também se mostra eficaz, visto que segundo estudo realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), apresentado em junho de 2019, 67% dos consumidores que fizeram compras pelo meio digital no país o fizeram através de smartphones.

“As transformações digitais realizadas neste período de crise sanitária chegaram para ficar, com certeza”, afirma Regina Casillo. “Esse é o admirável mundo novo”.

Para saber mais, basta acessar o site: https://solardorosario.com.br/galeria/galeria-de-arte/

Website: https://solardorosario.com.br/galeria/galeria-de-arte/

Compartilhe
0
0
DINO Agência de Notícias Corporativas

Agência de notícias corporativas. Conteúdos publicados em rede de parceiros online. Na lista de parceiros estão grandes portais, como os casos do Terra, do Metrópoles e do iG. Agência Estado e Agência O Globo também fazem parte desse time, assim como mais de uma centena de sites e blogs espalhados país afora.

Recent Posts

Linea Alimentos lança wafer sem adição de açúcares

Biscoito é um alimento que tem penetração de 99,7% dos lares brasileiros. Marca traz versão…

17 horas ago

Famosos “gatos” de energia geram perdas econômicas

Executivo explica que as ligações clandestinas de energia geram um custo que acaba sendo repassado…

17 horas ago

Viagem de verão é a preferência de 1 em cada 3 brasileiros

O turismo brasileiro teve o melhor patamar desde a pandemia e registrou faturamento de R$…

17 horas ago

Habilidades interpessoais podem alavancar carreiras

Conceito skills first ganha destaque em ambiente de transformações no mundo do trabalho; Liane Sanerip,…

17 horas ago

A Uniphore lança o X-Stream para revolucionar a transformação digital das empresas com o Conhecimento como Serviço

A Uniphore, uma das maiores empresas nativas de IA, apresentou o X-Stream, um recurso de…

17 horas ago

NetApp assina acordo de colaboração estratégica com AWS para otimizar os serviços de dados baseados na nuvem

O documento assinado com a AWS oferece desempenho e escalabilidade para cargas de trabalho de…

17 horas ago