Categories: noticias-corporativas

Especialistas alertam para aumento do número de casos de câncer no pós-pandemia

25/3/2022 –

Nos próximos dez anos, o Brasil pode ter um aumento de 42% nos casos de câncer. A estimativa faz parte de um estudo inédito da Varian Medical Systems, empresa de softwares e equipamentos para tratamentos oncológicos, em parceria com a The Economist Intelligence Unit (EIU). Esses dados apresentam um contexto que já incluía a falta de acesso a diagnóstico precoce e a intervenção adequada, diminuindo as chances de sobrevida de pacientes, que foi agravado pela pandemia de covid-19. “A interrupção de exames e consultas, foi mais um entrave no combate a uma doença que responde por cerca de 625 mil novos casos por ano, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca)”, afirma Regina Vidal, oncologista do Instituto Câncer Brasília (ICB).

Embora o INCA indique que a taxa de sobrevida seja maior quando o mal é detectado em estágio inicial – cerca de 90% dos casos obtêm sucesso no tratamento – o câncer ainda é a segunda maior causa de mortes no mundo: mais de 7 milhões de vítimas por ano, conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS). E esse número tende a subir. De acordo com a diretora da Agência Internacional de Pesquisa em Câncer da Organização Mundial da Saúde (OMS), Elisabete Weiderpass, em razão da queda expressiva na realização de atendimentos de saúde pelo temor da transmissão do vírus, é esperado um crescimento de rastreamentos tardios da doença nos próximos meses, refletindo-se no aumento de mortalidade por doenças oncológicas nos próximos anos.

Regina explica que a supressão no diagnóstico e, por consequência, no tratamento, agrava o quadro da doença. “Ainda que alguns tipos de tumores se apresentem de maneira agressiva, a maioria dos cânceres é passível de intervenções curativas com melhores resultados quando diagnosticado no início. Quanto antes realizadas, menores são os riscos de complicações”, argumenta a oncologista.

“No ICB, somos uma clínica especializada no tratamento oncológico e, ainda sim, nosso cuidado e acolhimento se estende a pacientes de diferentes perfis, a partir de um olhar integral, também fundamental nos acampamentos médicos. Um panorama completo da saúde do paciente, permite prepararmos atendimentos personalizados. Por isso, contamos com mais de 15 especialistas em nossa equipe, além de realizarmos exames e procedimentos, o que permite agilizar o diagnóstico e a atuação médica”, defende Vidal.

Compartilhe
0
0
DINO Agência de Notícias Corporativas

Agência de notícias corporativas. Conteúdos publicados em rede de parceiros online. Na lista de parceiros estão grandes portais, como os casos do Terra, do Metrópoles e do iG. Agência Estado e Agência O Globo também fazem parte desse time, assim como mais de uma centena de sites e blogs espalhados país afora.

Recent Posts

Innovation Squad: programa leva novas soluções para empresas

Com objetivo de alocar equipes em outros negócios de forma a compreender a realidade da…

15 horas ago

Empreendedoras são maioria em serviços, comércio e indústria

Pesquisa indica percentual de mulheres à frente dos negócios e revela participação feminina como maioria.…

15 horas ago

ADI 5322 altera regras de trabalho dos caminhoneiros

O Plenário do STF julgou a ADI 5322 em junho de 2023; advogado comenta as…

15 horas ago

Mudança na Lei dos Caminhoneiros pode impactar regra laboral

ADI 5322 altera diretriz que excluía o tempo de espera para carga e descarga do…

15 horas ago

Despedidas: sepultamento e cremação possuem diferenças

Especialista do Grupo Riopae evidencia as principais diferenças entre os dois métodos de despedida e…

15 horas ago

INSS: afastamento por saúde mental cresce 38% em um ano

Levantamento do Ministério da Previdência Social indicou crescimento no número de benefícios concedidos pelo Instituto…

15 horas ago