Categories: noticias-corporativas

Marketing digital se torna forte tendência para micro, pequenas e médias empresa

São Paulo 23/9/2021 – Com as mudanças de mercado o marketing digital é essencial para quem quer vender

Com aumento da demanda de mercado no segmento empresas ampliam sua atuação e passam a capacitar profissionais para atuarem especificamente com micro e pequenos empresários

A pandemia alterou drasticamente o cenário econômico mundial e fez com que as empresas tivessem que buscar opções para conseguirem se manter ativas. Dentro desse contexto, o mundo digital foi a principal ferramenta para que empresários de todos os tamanhos pudessem continuar vendendo seus produtos.

Prova disso é o aumento das vendas pelo e-commerce. Em pesquisa recente, realizada com os dados de compra no e-commerce durante o primeiro trimestre de 2021, a Neotrust, censo de comércio eletrônico brasileiro e uma das principais fontes para quem trabalha com o mercado digital, mostra que houve continuidade do crescimento das vendas online no Brasil. Foram realizadas 78,5 milhões de compras online nos três primeiros meses do ano, um aumento de 57,4% em comparação ao mesmo período do ano passado. O resultado das compras foi um faturamento de R$ 35,2 bilhões para o e-commerce entre janeiro e março de 2021, aumento de 72,2% na comparação com 2020.

Marketing digital para micro, pequenos e médios negócios 

Outro número que cresceu no país foi o de pequenos empreendedores. Segundo dados do Portal do Empreendedor, do governo federal, o número de Microempreendedores Individuais (MEIs) disparou no Brasil nos últimos meses – entre 7 de março (último balanço antes do início da pandemia) e 30 de novembro. O acréscimo foi superior a 1,4 milhão.

Atentas às mudanças de cenário e ao protagonismo do digital no meio empreendedor, empresas do segmento ampliaram sua atuação e passaram a oferecer novos serviços, focados no marketing digital para micro, pequenos e médios empreendedores. Um exemplo desse movimento de adaptação do mercado é iNexxus, agência com foco em Marketing de Performance, que desenvolveu um plano de expansão voltado para pequenos e médios empreendedores.

“Percebemos uma mudança de comportamento de empresas menores, que viram no marketing digital a possibilidade de alavancar suas vendas e evitar o fechamento de suas portas e passaram a nos procurar para atender essa demanda. A partir disso criamos o modelo com licenciados”, ressalta Rener Baptista, sócio-fundador da iNexxus.

Baptista afirma que a pandemia e as restrições adiantaram o marketing digital como uma tendência de mercado, prova disso é o crescimento da empresa que em nove meses alcançou 52% do território nacional e segue com expectativas positivas, com previsão de chegar em 69% do país. O empresário destaca que esse processo aconteceria de qualquer forma, também muito por conta da popularização dos meios digitais.

“Os pequenos e médios empresário entenderam o quanto eles podem potencializar suas vendas por meio do marketing digital e isso alavancou as demandas no segmento”, destaca Baptista.

O empresário destaca a importância das ferramentas digitais no mercado como um todo e como isso foi potencializado. “Tivemos uma mudança do comportamento para o mercado de forma geral. Os pequenos negócios também tiveram que se manter ativos, e o online de fato foi essa saída. Com o aumento do consumo e da interação no ambiente online, as estratégias de Marketing Digital se tornaram essenciais tanto para vender, quanto para atrair novos clientes”.

O Marketing Digital é um trabalho que não necessita de estoque, nem fluxo de caixa, mas que demanda especialização do profissional e no caso dos pequenos negócios isso não muda. Para o especialista a digitalização ajudou na popularização das ferramentas de marketing digital, mas isso não anula a necessidade de buscar conhecimento sobre como atuar no mercado, principalmente para os pequenos empreendedores.

“O marketing digital vende em momentos difíceis, ajuda a fazer com que o cliente conheça seu produto mas, é necessário buscar um profissional especializado. Apostamos na especialização do nosso licenciado. Ter um profissional capacitado é a melhor maneira de oferecer um trabalho que de fato vai fazer diferença para o contratante”.

Crescimento do mercado digital pós-pandemia 

De acordo com informações de uma pesquisa realizada pela Kantar com mais de 25 mil pessoas entrevistadas, as redes sociais tiveram um aumento de 40% no uso desde o início da pandemia. Esse número, por si próprio, já mostra a importância do investimento no Marketing Digital de uma organização.

O estudo apontou ainda que o consumo de mídia aumentou em todos os canais domésticos durante a pandemia. Em meses seguintes da pandemia, a navegação na web aumenta em 70%, seguida pela exibição de TV aumentando em 63% e o engajamento nas mídias sociais aumentando em 61% em relação aos números do cotidiano.

Em todos os estágios da pandemia, o WhatsApp é o aplicativo de mídia social que experimenta os maiores ganhos de uso à medida que as pessoas procuram se manter conectadas. No geral, o aplicativo teve um aumento de 40% no uso; na fase inicial da pandemia, o uso aumenta 27%, na fase intermediária 41% e os países na fase final da pandemia observam um aumento de 51%.

O aumento do uso em todas as plataformas de mensagens foi maior na faixa etária de 18 a 34 anos. WhatsApp, Facebook e Instagram tiveram um aumento de mais de 40% no uso de menores de 35 anos.

Website: https://inexxus.com.br/

Compartilhe
0
0
DINO Agência de Notícias Corporativas

Agência de notícias corporativas. Conteúdos publicados em rede de parceiros online. Na lista de parceiros estão grandes portais, como os casos do Terra, do Metrópoles e do iG. Agência Estado e Agência O Globo também fazem parte desse time, assim como mais de uma centena de sites e blogs espalhados país afora.

Recent Posts

Bitget mescla tokens BGB e BWB, promovendo um ecossistema on-chain unificado

VICTORIA, Seychelles, Dec. 27, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) --  A Bitget, a principal empresa de negociação…

14 horas ago

Clínicas odontológicas usam CRM para otimizar WhatsApp

Especialista da Prospecta Odonto explica que clínicas de odontologia optam por uma ferramenta de CRM…

14 horas ago

Tecnologia muda processos de RH e gestão de benefícios

Para 79% dos tomadores de decisão, a utilização das plataformas de gerenciamento de RH é…

14 horas ago

Avanço do 5G SA no Brasil impulsiona conectividade digital

A liberação da faixa de 3,5 GHz, essencial para o 5G standalone, marca uma nova…

14 horas ago

Vacinação contra poliomielite adota método injetável mais seguro

A vacinação contra poliomielite passou por mudanças importantes. Sendo a única forma de prevenção da…

14 horas ago

Rinite alérgica afeta 30% da população brasileira

Dr. André Aguiar Gauderer, médico alergologista do RJ, lista as principais características da doença, explica…

14 horas ago