Categories: noticias-corporativas

Varejo brasileiro cresce mais que o esperado em julho de 2021

São Paulo 5/11/2021 –

Cinco entre as oito atividades analisadas tiveram boas taxas no mês de julho

O varejo do Brasil apresentou um crescimento nas vendas pelo quarto mês seguido em julho, índice superior ao esperado, inaugurando o terceiro trimestre em patamar recorde a partir do retorno econômico. No mês de julho, o setor varejista disparou 1,2% em relação ao mês anterior, segundo dados divulgados no dia 10 de setembro, sendo bem superior à expectativa de ganho de 0,7%, conforme pesquisa da Reuters.

Ao ano, o varejo tem um acúmulo de crescimento de 6,6% em 12 meses e de 5,9% no ano, de acordo com informações da Pesquisa Mensal do Comércio, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Além disso, na comparação com o mesmo período do ano anterior, as vendas cresceram 5,7%, sendo a quinta taxa positiva consecutiva.

Análise por atividade

Cinco entre as oito atividades analisadas tiveram boas taxas no mês de julho, e os artigos de uso pessoal e doméstico tiveram destaque, crescendo 19,1%. “Vemos uma trajetória de recuperação dessa atividade, que acaba por fazer grandes promoções e aumentar a sua receita bruta de revenda, num novo momento de abertura e maior flexibilização do isolamento social, o que gera maior aumento da demanda”, analisa Cristiano Santos, gerente da pesquisa.

Além disso, outras atividades também cresceram, como é o caso do setor de tecidos, vestuário e calçados, que avançou 2,8%; e equipamentos para escritório, informática e comunicação, com 0,6%. Atividades ligadas a hipermercados, supermercados, produtos alimentícios e fumo, por sua vez, registraram um crescimento de 0,2%; artigos de farmácia, médicos, ortopédicos, perfumaria e cosméticos, 0,1%, permanecendo estáveis na análise do IBGE.

Em relação às quedas, foram registradas as atividades dos segmentos de livros, jornais e papelaria, com -5,2%; móveis e eletrodomésticos, com -1,4%; e combustíveis e lubrificantes, com -0,3%. “Algumas atividades ainda não conseguiram recuperar as perdas na pandemia, como é o caso de equipamentos e material para escritório, que ainda está 26,7% abaixo do patamar pré-pandemia, ou combustíveis e lubrificantes, que está 23,5% abaixo”, afirma Santos.

No varejo ampliado, que abarca veículos e materiais de construção, a quantidade de vendas aumentou 1,1% em julho ante junho. O crescimento foi propiciado pelo setor de veículos, motos, partes e peças, que registrou 0,2%. Material de construção teve uma variação negativa de -2,3%.

A partir da reabertura econômica após as medidas restritivas por conta da pandemia da Covid-19, o varejo encara um crescimento de juros, o que faz o crédito ficar mais caro. O Banco Central aumentou a taxa básica de juros (Selic) para 5,2%, com novos aumentos sendo aguardados. Importante ressaltar que, além do mercado varejista convencional, também podem ser observadas procuras por produtos para revender direto da fábrica.

Website: https://www.kaisan.com.br/

Compartilhe
0
0
DINO Agência de Notícias Corporativas

Agência de notícias corporativas. Conteúdos publicados em rede de parceiros online. Na lista de parceiros estão grandes portais, como os casos do Terra, do Metrópoles e do iG. Agência Estado e Agência O Globo também fazem parte desse time, assim como mais de uma centena de sites e blogs espalhados país afora.

Recent Posts

CGTN: ‘Parceiros de Ouro’: China e Brasil buscam um mundo mais justo e um planeta mais sustentável

PEQUIM, Nov. 22, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- A CGTN publicou um artigo sobre os planos…

1 dia ago

INPI concede patente no setor de saneamento

Solução tem sido bem recebida nos processos licitatórios e se enquadra integralmente às normas determinadas…

1 dia ago

CNS elogia trabalhos do projeto cinematográfico para jovens entre China e Brasil

O Serviço de Notícias da China (CNS) publicou aqui uma matéria na sexta-feira para realçar…

1 dia ago

A AM Best Afirma Classificações de Crédito da Junto Resseguros S.A. e Junto Seguros S.A.

AM Best afirmou o Financial Strength Rating (FSR) de A- (Excelente) e os Long-Term Issuer…

1 dia ago

Porter e Almah anunciam fusão no Porter Summit 2024

Empresas anunciam fusão e criam aplicativo integrado para condomínios

1 dia ago

Puma reinventa o varejo moderno com a inauguração da loja matriz em Las Vegas

Marca esportiva global aposta alto na expansão norte-americana com um destino de varejo incomparável que…

1 dia ago