Portal Comunique-se

Governo prevê investimento de R$ 238 bi em infraestrutura de transporte até 2022

Medida provisória institui o novo marco legal ferroviário

Compartilhe
nutra brasil - topo mega banner

São Paulo 21/10/2021 –

Medida provisória institui o novo marco legal ferroviário

De acordo com o Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), com dados de agosto deste ano, até 2022, está previsto que o Governo Federal transfira, para a iniciativa privada, 73 ativos de infraestrutura de transporte. São 26 aeroportos, com a privatização dos terminais de Santos Dumont (RJ) e Congonhas (SP); 32 projetos de portos, com a desestatização de 4 portos organizados; 4 ferrovias, como as concessões da Ferroeste e Ferrogrão; e 11 rodovias, como a BR 381 e a Via Dutra. São estimados R$ 238 milhões de investimentos privados por meio das relações contratuais.

Importância do capital privado

Segundo o Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi), o investimento, por parte do Governo Federal, em sistemas de transporte, no ano passado, esteve 4% abaixo se comparado ao ano de 2019, de R$ 8,6 bilhões; e 66% abaixo em relação ao ano de 2010, de R$ 24,3 milhões. Os dados possuem correção do IPCA. O balanço foi realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) em parceria com a Associação Contas Abertas.

Ainda em 2020, o país apontou o número mais baixo de investimento federal em expansão e melhoria de ferrovias, rodovias, aeroportos e portos dos últimos 10 anos, totalizando R$ 8,3 bilhões. O capital privado é visto como essencial para os investimentos em infraestrutura de transporte por conta do baixo orçamento da União.

“O caminho para o país é o aumento da participação privada no investimento e na gestão dos ativos de infraestrutura, tanto para trazer mais espaço orçamentário para o governo realizar novos investimentos quanto para melhorarmos nossa oferta de infraestrutura de transportes”, diz Matheus de Castro, especialista em infraestrutura da CNI.

O país possui uma das maiores dependências pelo modal rodoviário, sendo que ele corresponde a 61% da matriz do transporte nacional. Se descontar a movimentação de petróleo e minério, vai para 86%. De acordo com o especialista, a importância do transporte rodoviário se dá por conta das curtas e médias distâncias na entrega e distribuição de carga, no serviço porta a porta. Os trajetos superiores a 600 quilômetros são feitos de forma mais eficaz utilizando modais ferroviários e aquaviários, essencialmente em produtos com menor valor agregado, como grãos.

Porém, a oferta dos modais ainda não é a necessária. De acordo com o presidente-executivo da Associação Nacional dos Usuários do Transporte de Carga (Anut), Luis Baldez, a infraestrutura de transporte do Brasil ainda não é grande, além de ser cara e pouco eficiente. “Temos só 200 mil quilômetros de rodovia pavimentada em todo o país. De ferrovia, são 12 mil quilômetros em operação e outros 18 mil quilômetros abandonados. Em cabotagem, só temos uma participação da ordem de 12% da matriz de transporte, e 80% disso é da Petrobras. É muito pouco”, comenta.

Novo marco legal ferroviário

A medida provisória (MP) n.º 1.063, editada no final do mês de agosto deste ano, institui o novo marco legal ferroviário, que altera o regime praticado atualmente pelo segmento, dando permissão para a construção de novas ferrovias por meio de autorização simplificada. A partir disso, mais de R$ 50 bilhões em contratos foram assinados. “O objetivo é trazer dinamicidade e tirar a interferência do poder público, que, muitas vezes, é feita de maneira não mercadológica, tem interesses políticos ou corrupção por trás, e impede que determinado setor, segmento ou operação tenha o potencial que poderia ter”, declara o secretário especial de desestatização do Ministério da Economia, Diogo Mac Cord.

Website: https://www.brasilrisk.com.br/pt-br/

Compartilhe

DINO Agência de Notícias Corporativas

Agência de notícias corporativas. Conteúdos publicados em rede de parceiros online. Na lista de parceiros estão grandes portais, como os casos do Terra, do Metrópoles e do iG. Agência Estado e Agência O Globo também fazem parte desse time, assim como mais de uma centena de sites e blogs espalhados país afora.

nutra brasil - topo mega banner