São Paulo 28/10/2021 –
Busca por aperfeiçoamento profissional pode ser essencial para o candidato se destacar no mercado de trabalho
De acordo com números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) divulgados pelo Ministério da Economia no dia primeiro de julho deste ano, o Brasil mostrou um bom saldo de 280.666 vagas de emprego com carteira assinada no mês de maio de 2021. Com o fenômeno, o país já alcançou a soma de 1,233 milhão de postos nos cinco primeiros meses de 2021. O fenômeno do mês de maio, em relação às vagas de emprego, é consequência das 1.548.715 admissões e dos 1.268.049 desligamentos.
“Todas as regiões, todos os setores, todos os estados registrando criação de novos empregos. É bastante abrangente, é a economia brasileira se reerguendo. O mais importante é que setores que estavam muito fragilizados anteriormente, como serviços, estão criando empregos”, ressaltou o ministro da economia, Paulo Guedes.
Maio foi o primeiro mês sob os reflexos da reedição do Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda (BEm), que possibilita a suspensão de contratos de trabalho e diminuição de salário e jornada, com um período subsequente de estabilidade. A medida voltou a valer no dia 27 de abril, sendo firmados, a partir disso, 2.664.161 acordos com suspensão de contrato trabalhista e diminuição da jornada em todo o Brasil até o dia 26 de junho. A iniciativa se refletiu em 2.338.284 trabalhadores, segundo informações do governo.
De acordo com o até então secretário de previdência e trabalho, Bruno Bianco, a performance do CAGED é consequência das ações aderidas pelo governo, como o BEm, que causaram reflexos no estabelecimento da criação de emprego formal, que vai também impactar o mercado informal.
“Quanto mais utilizarmos o BEm, obviamente mais pessoas estarão protegidas. Mas a redução da sua utilização mostra que o mercado está voltando sozinho. É esse nosso objetivo: deixarmos a todos os empresários e a todos os empregados uma caixa de ferramentas, um leque de possibilidades, para que se utilizem, se necessário for. Mas quanto menos elas são utilizadas, mais é a certeza de que estamos no caminho certo, que estamos gerando e preservando empregos, empresas e empresários”, disse. De acordo com Bianco, o governo não descartava, se fosse preciso, a ampliação da vigência do programa, mas que não era algo que estava no radar naquele momento.
Importância da qualificação profissional
Com a criação de vagas de emprego com carteira assinada em território nacional, é essencial ressaltar a importância de uma qualificação profissional, realizada a partir de cursos de aperfeiçoamento, por exemplo, que podem garantir sucesso no mercado de trabalho, abrindo possibilidades para a conquista de uma carreira sólida e aperfeiçoamento na área de domínio, seja ela qual for.
A aquisição de conhecimentos e o desenvolvimento de habilidades faz com que o candidato se diferencie dos outros, tornando o seu próprio perfil ainda mais competitivo em relação à concorrência por uma vaga.
Website: https://www.estudesemfronteiras.com/novo/
Com objetivo de alocar equipes em outros negócios de forma a compreender a realidade da…
Pesquisa indica percentual de mulheres à frente dos negócios e revela participação feminina como maioria.…
O Plenário do STF julgou a ADI 5322 em junho de 2023; advogado comenta as…
ADI 5322 altera diretriz que excluía o tempo de espera para carga e descarga do…
Especialista do Grupo Riopae evidencia as principais diferenças entre os dois métodos de despedida e…
Levantamento do Ministério da Previdência Social indicou crescimento no número de benefícios concedidos pelo Instituto…