Portal Comunique-se

Preenchimento labial: o que é preciso saber antes de fazer

Brasil é um dos países que mais realiza operações estéticas no mundo; Especialista alerta sobre cuidados e pontos de atenção para quem deseja realizar procedimentos menos invasivos

Compartilhe
nutra brasil - topo mega banner

Brasília 6/1/2023 – Qualquer operação deve ser realizada em clínica ou consultório médico especializado, com a atuação de um dermatologista ou cirurgião plástico

Brasil é um dos países que mais realiza operações estéticas no mundo; Especialista alerta sobre cuidados e pontos de atenção para quem deseja realizar procedimentos menos invasivos

O preenchimento labial, visto com frequência no rosto de celebridades através das redes sociais, é um dos procedimentos não cirúrgicos que faz parte dos muitos indicadores do setor estético. Em 2021, o segmento de procedimentos minimamente invasivos somou mais de 50% do total de procedimentos estéticos realizados no mundo. As informações são do último relatório Aesthetic Medicine Market Size & Growth, elaborado pela empresa americana Grand View Research.  O estudo também mostrou que o mercado global de medicina estética foi avaliado em 99,1 milhões de dólares. A expectativa é que o mercado de injetáveis estéticos aumente 14,5% até 2030. 

O Brasil sempre se destacou nos rankings mundiais de cirurgias plásticas. De acordo com o último levantamento da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS), o país ficou em segundo lugar considerando todos os procedimentos realizados, entre cirúrgicos e não cirúrgicos, totalizando mais de 1,9 milhões de operações.

Ainda segundo a ISAPS, entre os procedimentos não cirúrgicos, que compreendem as fórmulas injetáveis, foram mais de 600 mil aplicações realizadas no país. Para a dermatologista Renata Figueira, que atua na área há mais de 10 anos, um dos fatores que resultam no crescimento desse tipo de operação é o resultado que pode ser visível mais rapidamente, se comparado a outros métodos. “Alguns desses procedimentos incluem injeções em botox, preenchimentos de tecidos moles e peelings químicos, por exemplo”, complementa Renata.

As operações com injetáveis à base de ácido hialurônico, assim como o preenchimento labial, estão em segundo lugar no ranking mundial de procedimentos não cirúrgicos realizados, segundo o ISAPS. “São os únicos indicados para preenchimento da região labial devido à sua biocompatibilidade com o organismo. Além disso, são temporários e absorvidos pelo organismo num período de 6 a 12 meses”, esclarece.

A dermatologista também explica algumas das principais expectativas de quem procura esse tipo de operação: “Esse procedimento busca proporcionar volume, definição de contorno, projeção, simetria ou até mesmo hidratação de toda a região labial, que compreende não apenas o vermelho dos lábios, mas toda a região supra e infra labial”.

Pontos de atenção e cuidados

Como qualquer outra operação, por mais que seja pouco invasiva, a realização desse tipo de procedimento também possui riscos. Segundo um estudo realizado no Brasil e publicado pela revista Plastic and Reconstructive Surgery, entre o número de complicações resultantes desse tipo de operação, chamou a atenção dos pesquisadores que, em sua maioria, os episódios estavam ligados à atividade de não médicos. “Qualquer operação deve ser realizada em clínica ou consultório médico especializado, com a atuação de um dermatologista ou cirurgião plástico. A má técnica e o uso de produtos inadequados podem impactar negativamente no resultado final”, alerta Renata, que é titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD).

A médica ainda salienta que todo procedimento estético tem suas contra indicações. “Pacientes que fazem uso de medicamentos, como aspirina, anticoagulantes e isotretinoína não devem fazer esse procedimento, pois podem ter a saúde comprometida”, finaliza Renata.

Para saber mais, basta acessar: http://www.drarenatafigueira.com.br/category/blog/

 

 

Website: https://linktr.ee/drarenatafigueira

Compartilhe

DINO Agência de Notícias Corporativas

Agência de notícias corporativas. Conteúdos publicados em rede de parceiros online. Na lista de parceiros estão grandes portais, como os casos do Terra, do Metrópoles e do iG. Agência Estado e Agência O Globo também fazem parte desse time, assim como mais de uma centena de sites e blogs espalhados país afora.

nutra brasil - topo mega banner