Categories: noticias-corporativas

A primavera chegou e com ela a rinite alérgica causada pelo pólen

Curitiba – Paraná 29/9/2021 – É normal ocorrer espirros e coriza, esses tipos de reações são sintomas comuns a todas as pessoas quando entram em contato com alguns alérgenos.

A rinite alérgica pode ser uma rinite crônica, mas nem toda rinite crônica é necessariamente uma rinite alérgica

Em 22 de setembro se iniciou a primavera. Com a chegada da estação das flores aumentam os casos de rinite alérgica. Cerca de 10% a 25% das pessoas sofrem de rinite alérgica, revela o Dr. Fábio Martinelli, otorrinolaringologista do Hospital VITA. A rinite é uma doença inflamatória das mucosas do nariz, que pode ser alérgica ou não alérgica. Muitas pessoas confundem com resfriados e gripes, já que os sintomas são parecidos.

O especialista conta que uma das funções do nariz é a proteção inicial contra substâncias tóxicas e irritantes (alérgenos) que são inaladas. Existe um complexo mecanismo de defesa para impedir que essas substâncias alcancem os pulmões. “É normal ocorrer espirros e coriza, esses tipos de reações são sintomas comuns a todas as pessoas quando entram em contato com alguns alérgenos. Porém, em alguns casos, essa reação é exagerada e duradoura, caracterizando a rinite alérgica”, explica o Dr. Martinelli.

Segundo o médico, a rinite alérgica é uma forma de rinite crônica, pois não ela não tem cura, diferente de uma rinite aguda causada por um resfriado comum, por exemplo. “Nem toda rinite crônica é necessariamente uma rinite alérgica, já que ela pode ser causada por outros fatores”, acrescenta o otorrinolaringologista.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que cerca de 35% dos brasileiros possuem algum tipo de alergia, sendo que grande parte das pessoas sofrem com a chegada da primavera. “O problema é sazonal, também chamado de primaveril, é causado por alergia ao pólen e mais frequente em regiões onde as estações do ano são bem definidas, como, por exemplo, nas regiões sul e central do Brasil. A rinite alérgica pode se agravar também com o tempo seco e a poluição das cidades”, destaca o Dr. Martinelli.

O especialista revela que a rinite alérgica tem características hereditárias. Mesmo que nenhum dos pais apresente o distúrbio, o problema pode se manifestar. Além disso, a rinite não necessariamente surge desde o nascimento. “É possível a pessoa tornar-se sensível a uma substância que antes era tolerada. Isso significa que podemos conviver com determinada substância por muitos anos e vir a desenvolver sintomas apenas anos depois, enfatiza o Dr. Martinelli.

Dentre os principais gatilhos para a rinite alérgica destacam-se os ácaros existentes na poeira doméstica, pelos de animais, fungos, descamação de pele, mofo, perfume, alguns alimentos, medicamentos, bactérias, vírus, mudanças bruscas de temperatura e pólen.

Em geral, é recomendado a quem tem rinite manter os ambientes arejados, abertos, para evitar o acúmulo de alérgenos, como poeira e ácaros. “Porém, no caso dos que são alérgicos especificamente ao pólen, a indicação é oposta. Deve-se fechar as janelas e portas e usar mais o ar-condicionado, pois ele filtra o pólen”, observa o especialista.

Diagnóstico

Para diferenciar a rinite alérgica dos outros tipos de rinite é necessário levantar a história do paciente e fazer uma avaliação clínica detalhada das vias aéreas. Exames como endoscopia rinossinusal, raios X e tomografia, podem auxiliar o processo. “Ao diagnosticar que se trata de rinite alérgica, o próximo passo é identificar as substâncias que causam a alergia para que seja evitado o contato com elas”, ressalta Dr. Martinelli.

Prevenção e tratamento

A rinite alérgica não tem cura, mas é possível controlá-la e evitar as complicações da rinite crônica com algumas medidas que podem ajudar na prevenção das alergias comuns durante a primavera, reduzindo a exposição da pessoa aos alérgenos.

Dicas para prevenir a rinite alérgica:

Evitar o acúmulo de poeira, mofo e contato com pelos de animais, insetos e ácaros;

Manter as janelas de casa e carro fechadas, para que o pólen não circule no ar;

Ventilar a casa nas primeiras horas da tarde, quando os índices de pólen são mais baixos;

Lavar o nariz com soro fisiológico, pelo menos, uma vez ao dia;

Evitar frequentar jardins ou locais com muito vento, flores e árvores;

Usar capas impermeáveis para forrar almofadas, colchões e travesseiros;

Trocar carpetes por piso liso e tapetes comuns por tapetes de material antialérgico, que não acumulam pó e podem ser lavados facilmente;

Fazer a limpeza da casa pelo menos uma vez por semana e utilizar pano úmido e aspirador de pó em vez de vassoura e espanador;

Reduzir o número de objetos que acumulam poeira, como bichos de pelúcia, itens de decoração e almofadas, especialmente no quarto da pessoa alérgica;

Lavar e trocar a roupa de cama pelo menos uma vez por semana;

Secar as roupas no sol para eliminar microrganismos (ácaros) que podem se acumular no tecido.

Além dos métodos de prevenção, existem medicamentos via oral e nasal que auxiliam no tratamento da rinite alérgica.

Website: http://cscom.net.br

Compartilhe
0
0
DINO Agência de Notícias Corporativas

Agência de notícias corporativas. Conteúdos publicados em rede de parceiros online. Na lista de parceiros estão grandes portais, como os casos do Terra, do Metrópoles e do iG. Agência Estado e Agência O Globo também fazem parte desse time, assim como mais de uma centena de sites e blogs espalhados país afora.

Recent Posts

Especialistas dão dicas de cuidados com a saúde no verão

Orientações são da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e envolvem reforço na hidratação, evitar mudanças repentinas…

17 horas ago

Bitget mescla tokens BGB e BWB, promovendo um ecossistema on-chain unificado

VICTORIA, Seychelles, Dec. 27, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) --  A Bitget, a principal empresa de negociação…

17 horas ago

Clínicas odontológicas usam CRM para otimizar WhatsApp

Especialista da Prospecta Odonto explica que clínicas de odontologia optam por uma ferramenta de CRM…

17 horas ago

Tecnologia muda processos de RH e gestão de benefícios

Para 79% dos tomadores de decisão, a utilização das plataformas de gerenciamento de RH é…

17 horas ago

Avanço do 5G SA no Brasil impulsiona conectividade digital

A liberação da faixa de 3,5 GHz, essencial para o 5G standalone, marca uma nova…

17 horas ago

Vacinação contra poliomielite adota método injetável mais seguro

A vacinação contra poliomielite passou por mudanças importantes. Sendo a única forma de prevenção da…

17 horas ago