Categories: noticias-corporativas

Empresas do Simples têm até o dia 31 para regularizar as dívidas

São Paulo 16/3/2022 –

Cerca de 1,8 milhão de pequenas e médias empresas e MEISs afetadas pela pandemia podem regularizar pendências com desconto e parcelamento

Os negócios de pequeno porte e os microempreendedores individuais (MEI) têm até 31 de março de 2022 para regularizarem os débitos com o Simples Nacional — regime especial de tributação para micro e pequenas empresas. A regularização das dívidas é necessária para continuidade no Simples Nacional. A medida do Governo Federal visa ajudar os negócios afetados pela pandemia da Covid-19.

Duas opções de renegociação de dívidas estão disponíveis: a transação tributária e o programa de regularização do Simples Nacional. Há opções de parcelamento de até 137 vezes e possibilidade de desconto de até 100% sobre juros, multas e encargos ou até 50% do valor total do débito. Ambas as possibilidades estão vinculadas ao pagamento de 1% da dívida como entrada.

Dados da Receita Federal revelam que 1,8 milhão de empresas estão inscritas na dívida ativa da União por débitos do Simples Nacional, das quais 160 mil são MEI. O valor total dos débitos do Simples Nacional inscritos na dívida ativa da União é de R$ 137,2 bilhões.

O Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRCSP) alerta que as empresas devem aproveitar a oportunidade para quitar os débitos e evitar dificuldades maiores no futuro. A entidade traz cinco dicas para os contribuintes interessados em negociar as dívidas:

1 – Para consultar os débitos do Simples Nacional que continuam em cobrança na Receita Federal, o contribuinte deve utilizar a opção ‘Consultar Débitos’ no aplicativo PGDAS-D e Defis ou acessar o site da Receita Federal.

2 – Para regularizar as pendências com a Receita Federal ou com a Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN), acesse o link.

3 – Caso precise regularizar pendências cadastrais, o empreendedor deve acessar o portal da Redesim.

4 – O devedor pode pagar à vista, abater parte da dívida com créditos tributários (recursos que a empresa tem direito a receber do Fisco) ou parcelar os débitos em até cinco anos com o pagamento de juros e multa.

5 – Procure sempre um profissional contábil de confiança, que possa dar a melhor consultoria sobre os principais pontos de dúvida.

Website: https://online.crcsp.org.br/portal/index.asp

Compartilhe
0
0
DINO Agência de Notícias Corporativas

Agência de notícias corporativas. Conteúdos publicados em rede de parceiros online. Na lista de parceiros estão grandes portais, como os casos do Terra, do Metrópoles e do iG. Agência Estado e Agência O Globo também fazem parte desse time, assim como mais de uma centena de sites e blogs espalhados país afora.

Recent Posts

Mocha Mousse: cor de 2025 inspira impressão gráfica

A Pantone elegeu Mocha Mousse (17-1230) como a cor de 2025, um marrom quente que…

3 dias ago

Xtrem by Samsonite apresenta mochilas no Xverse

A marca internacional chilena, voltada para o segmento de mochilas, bolsas e acessórios destinados ao…

3 dias ago

Questões tributárias prendem a atenção de especialistas

O mundo jurídico está atento não só às questões relacionadas à reforma tributária mas também…

3 dias ago

Decoração Pé no Chão traz dicas para 2025

O final do ano é uma oportunidade para transformar a vida, começando pela casa. Com…

3 dias ago