Categories: noticias-corporativas

O futuro da mobilidade será cada vez mais sustentável

8/10/2021 – No Brasil, o trânsito caótico e a alta no preço do combustível têm feito com que muitas pessoas optem por um tipo de transporte mais econômico e sustentável

Carros compartilhados e bicicletas alugadas estão entre as alternativas mais comuns de transporte

No primeiro ano de pandemia, a emissão de CO2 foi cerca de 2,4 bilhões de toneladas menor, o equivalente a menos 7,5% em comparação a 2019. Contudo, a desaceleração industrial temporária é insuficiente para conter o aumento do efeito estufa e as mudanças climáticas, de acordo com a agência da ONU, Organização Meteorológica Mundial (OMM). Por isso, repensar a urbanização e a mobilidade nas cidades é quase que inevitável para conter o brusco aumento da população mundial nos últimos séculos e os impactos ambientais provocados. Esse remanejamento das cidades tem refletido sobre a responsabilidade ambiental das atividades humanas e a ocupação dos espaços urbanos, engajando governos e empresas na diminuição das emissões de carbono nos meios de transporte, buscando alternativas cada vez mais sustentáveis, o que pode ser definido como mobilidade sustentável.

No Brasil, o trânsito caótico e a alta no preço do combustível têm feito com que muitas pessoas optem por um tipo de transporte mais econômico e sustentável, as bicicletas comuns e patinetes elétricos. Segundo a Associação Brasileira do Setor de Bicicletas, 39% dos municípios brasileiros têm ao menos um comércio de bicicletas, sendo São Paulo a cidade com o maior número de comércio varejista de bicicletas, somando mais de 300 estabelecimentos. Na capital paulista, o uso de bicicletas compartilhadas já é uma realidade para o deslocamento das mais de 12 milhões de pessoas que circulam pela cidade todos os dias.

Outra opção em ascensão é o uso de carros elétricos. A alternativa tem como um dos principais benefícios não emitir poluentes no meio ambiente, além dos destaques em eficiência energética, baixos custos de manutenção e ótimo desempenho. Porém, apenas a mudança para os carros elétricos não contribui para a mobilidade sustentável, pois não auxilia na gestão do grande volume de veículos nas ruas e enorme área plana destinada aos estacionamentos. Diante disso, o compartilhamento de viagens é uma tendência para o pós-pandemia. Um case de sucesso é a Bablacar, rede de viagens presente em mais de 22 países que poupou mais de 1,6 toneladas de dióxido de carbono com a ocupação total dos carros em 2018, trazendo um grande benefício ambiental e contribuindo para uma menor pegada de carbono para os usuários da plataforma.

Quando se trata de mobilidade para colaboradores, o carro da empresa ou a passagem do transporte público aparecem como as únicas opções, contudo cada vez mais empresas estão descobrindo soluções sustentáveis para seus funcionários. A empresa alemã de telecomunicações, Deutsche Telekom, é um exemplo disso. A corporação oferece a seus funcionários uma ampla gama de serviços móveis como aluguel de bicicletas, compartilhamento de veículos, passagens de trem e transporte público, entre outros meios de transporte. Com o objetivo de reduzir as emissões de CO2 em 40% até 2030, a companhia oferece os recursos necessários para o deslocamento sustentável de seus funcionários e ainda fortalece a sua marca diante do mercado.

Também com sede na Alemanha, a DEKRA, empresa de Testes, Certificações e Inspeções atua em 60 países comprometida com a segurança e sustentabilidade na mobilidade urbana. Com base na responsabilidade ambiental da companhia e em seu apoio aos 10 princípios do Pacto Global da ONU, a DEKRA tem se empenhado para ajudar a alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e assumiu o acordo de reduzir significativamente as suas emissões de carbono até 2025, mudando inclusive seus modos de trabalho para o digital e trabalhando para otimizar a sua frota de veículos.

Website: http://www.dekra.com.br

Compartilhe
0
0
DINO Agência de Notícias Corporativas

Agência de notícias corporativas. Conteúdos publicados em rede de parceiros online. Na lista de parceiros estão grandes portais, como os casos do Terra, do Metrópoles e do iG. Agência Estado e Agência O Globo também fazem parte desse time, assim como mais de uma centena de sites e blogs espalhados país afora.

Recent Posts

KFSHRC Comemora Contribuições Marcantes na 2024 NYC C3 Summit Davos of Healthcare

RIADE, Arábia Saudita, Sept. 18, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- O King Faisal Specialist Hospital& Research…

23 horas ago

Aruba e NetApp fazem parceria para elevar as ofertas de TI

A Aruba se apresentará no NetApp INSIGHT 2024 para ilustrar como a colaboração estratégica impulsiona…

23 horas ago

New Garmin G5000 Avionics Upgrade Now Available for Cessna Citation XLS Aircraft at Textron Aviation Service Centers

Textron Aviation today announced customers can now upgrade their Cessna Citation XLS+ and Citation XLS…

23 horas ago

Capacitação gratuita impulsiona o desenvolvimento sobre ESG

Recente levantamento do CRA-SP mostra que a maioria dos profissionais de Administração pretende adquirir mais…

23 horas ago