Categories: noticias-corporativas

Mercado de compra e venda de empresas aquece e se torna opção entre empresários

São Paulo, SP 11/10/2021 – “A venda de uma empresa deveria ser tão normal como trocar de veículo”, segundo Cristiano Rodrigues, sócio fundador da Dealer

Cerca de 1 milhão de empresas encerraram suas atividades em 2020, segundo IBGE.

Nos últimos anos o mercado de compra e venda de empresas tem crescido em números expressivos. Com o impacto negativo na economia causado pelo novo coronavírus, inúmeros negócios passaram por momentos muito difíceis, o que culminou em diversas empresas quebradas e sem condições para continuar as suas atividades.

Segundo dados do IBGE, o número de empresas encerradas no ano de 2020 bateu recorde no Brasil, cerca de 1 milhão de empresas foram fechadas. A pandemia foi responsável pelo fechamento de 4 em cada 10 empresas com atividades encerradas.

Muitos empresários, sem conhecimento do mercado de compra e venda de empresas, não tiveram outra opção senão fechar a sua empresa com a falência do seu negócio, levando com ele um prejuízo alto com investimentos que realizou ao longo da vida no seu negócio, tais como: investimentos em marca, divulgação, estoques, reformas, móveis e instalações, pessoas e treinamentos.

A opção do mercado de compra e venda de empresas é uma alternativa viável, porém, ainda pouco conhecida, trazendo inúmeras vantagens para aquele empresário que está passando por dificuldades ou que simplesmente quer encontrar novos desafios empreendendo em outra área.

O ano de 2021 apresenta o reflexo dessa crise na economia, uma expressiva aceleração no número de transações de compra e venda de empresas. Até maio de 2021, o volume de transações atingiu a marca de 693, alta de 37,23% sobre o mesmo período do ano passado, e 20,3% acima de janeiro a maio de 2019, segunda a TTR (Transactional Track Record), maior número de transações da história no país.

Outro mercado que sofre com a falta de acesso ao capital para alavancar as suas atividades é o de tecnologia. No Brasil, segundo pesquisas da ABStartups, mais de 74% das Startups não conseguem investimentos.

“A venda de uma empresa deveria ser tão normal como trocar de veículo”, segundo Cristiano Rodrigues, sócio-fundador da Dealer, startup cujo objetivo é auxiliar empresários que não conseguem superar as crises ou ainda querem trocar de negócio. 

“Os empresários precisam de opções, tanto para o tradicional quanto para o jovem empreendedor que ainda está iniciando seu negócio. É fundamental que eles consigam se conectar com os interessados em comprar ou investir em suas empresas”, ressalta Cristiano.

Ele reforça ainda que “a crise causada pela COVID-19 deixou muita gente desempregada e procurando alternativas para manter o sustento da sua família, e uma das melhores alternativas para aquelas pessoas que não conseguem se realocar no mercado de trabalho é empreendendo.”

Mesmo com as dificuldades para abrir uma empresa própria no Brasil, o país é o mais empreendedor do mundo, à frente de países como China e Estados Unidos. Três em cada dez brasileiros adultos entre 18 e 64 anos possuem uma empresa ou estão envolvidos com a criação de um negócio próprio, diz pesquisa.

Para o especialista, está claro que, diante deste problema, plataformas que visem auxiliar tanto o empresário que está desejando vender ou buscar financiamento para o seu negócio, quanto para aquela pessoa que nunca empreendeu, serão tendências para os próximos anos, tendo como objetivo desmistificar o mercado de compra e venda de empresas.

“Não há nada de misterioso por trás do empreendedorismo, estimular a veia empreendedora do brasileiro para encorajá-lo a adquirir um negócio que já está em movimento é muito mais fácil, para quem nunca empreendeu, do que abrir uma empresa do zero”, afirma.

Cristiano aponta que democratizar o mercado de compra e venda de empresas e investimentos em startups é essencial para deixar acessível a todos. “Com empresários de todos os nichos e tamanhos conseguindo auxílio para realizar a manutenção de uma compra de empresa ou investimento, a propagação do empreendedorismo será muito maior, o que pode impactar positivamente na economia do país, é como se os empreendedores tivessem um ‘melhor amigo’”, finaliza.

Cristiano, que já possui experiência no mercado, comenta que o fato de já ter prestado consultoria para algumas empresas multinacionais fez com o que a necessidade de um auxílio para os empreendedores se tornasse mais evidente. 

A plataforma já se encontra disponível nas lojas de aplicativos para Android e IOS. Para anunciar gratuitamente, basta acessar: https://www.dealerapp.com.br/

Website: https://www.dealerapp.com.br/

Compartilhe
0
0
DINO Agência de Notícias Corporativas

Agência de notícias corporativas. Conteúdos publicados em rede de parceiros online. Na lista de parceiros estão grandes portais, como os casos do Terra, do Metrópoles e do iG. Agência Estado e Agência O Globo também fazem parte desse time, assim como mais de uma centena de sites e blogs espalhados país afora.

Recent Posts

Técnica Safe Lips reduz riscos no preenchimento labial

Com aplicação precisa e menos invasiva, a técnica traz mais segurança usando cânulas em vez…

12 horas ago

Por ‘net zero’, cimenteira Lafarge Canada investe em automação

Fábrica de cimento da empresa em Kingston, Canadá, terá novo controle de processos; sistema vai…

12 horas ago

Expolog debate tendências da logística, agronegócio e equidade de gênero

Evento dá início à sua 19ª edição com presença do embaixador do Panamá, Flavio Gabriel…

12 horas ago

Brasileiros buscam exclusividade com viagens personalizadas

As viagens personalizadas têm conquistado os brasileiros, que buscam experiências exclusivas e flexíveis, com roteiros…

12 horas ago

Especialista esclarece benefícios da lavagem nasal

Simples e eficaz, a lavagem nasal contribui para uma respiração mais saudável. Especialista esclarece como…

12 horas ago

Dilatadores nasais podem ajudar a manter respiração suave

Uma respiração livre pode influenciar a qualidade do sono e o desempenho em atividades físicas.…

12 horas ago