Categories: noticias-corporativas

Formação de professores é desafio para implementação do ensino de inglês no país

São Paulo – SP 1/10/2021 – Um estudo recente divulgado pelo British Council revelou que mais de 70% dos alunos da educação básica têm aulas do idioma com professores sem formação adequada

Em novo livro, especialistas apontam caminhos e possibilidades para docentes ministrarem a disciplina em escolas públicas e particulares

Com o avanço do processo de integração global das economias, acelerado pela hiperconectividade e possibilidade de trabalho remoto, o aprendizado do inglês se torna cada vez mais um fator decisivo de inclusão social e profissional dos brasileiros. Isso porque o conhecimento da segunda língua torna-se indispensável para se ter melhores oportunidades no mercado de trabalho.

É nesse contexto que o país debate a qualidade da formação de seus professores para ministrar inglês nas escolas públicas e particulares. Um estudo recente divulgado pelo British Council, a partir de dados do Censo Escolar 2020 e do Censo do Ensino Superior, feitos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), revelou que mais de 70% dos alunos da educação básica têm aulas do idioma com professores sem formação adequada para ministrar a disciplina. Para os pesquisadores, a melhora do ensino de inglês depende da contratação de profissionais com formação apropriada e de oportunidades de qualificação para os docentes que já ministram a disciplina.

Foi atenta a essa demanda que a Faculdade Cultura Inglesa, instituição de ensino que oferece cursos para a formação especializada de profissionais da área da língua inglesa, convidou alguns dos seus mais destacados professores para produzir uma obra que ilumine novas possibilidades e possíveis caminhos para a formação de educadores no ensino do inglês. O resultado foi o livro “Formação de professores de língua inglesa na contemporaneidade: desafios, possibilidades e reflexões”, recém-publicado pela editora Macmillan Education. 

Organizada pela professora Maria Eugenia Witzler D’Esposito, Diretora da Faculdade Cultura Inglesa, e pelo professor Marcelo Romeu Dalpino, Gerente Acadêmico Sênior da Cultura Inglesa e da Faculdade Cultura Inglesa, a obra reúne uma coletânea de 13 capítulos que tratam de temas em evidência no mundo da educação, como formação contínua, uso de ferramentas digitais em sala de aula, competências comunicativa e linguística e o afeto como motor de motivação no mundo BANI (sigla para brittle, anxious, nonlinear, incomprehensible, ou “frágil, ansioso, não linear e incompreensível”, em tradução livre). 

“Entendemos que este é um momento para refletirmos sobre as práticas docentes em sala de aula, a fim de compartilhar achados que possam contribuir para qualificar o processo de ensino-aprendizagem de inglês no país. O livro traz provocações pertinentes a partir de experiências de mestres, doutores e especialistas nos estudos da linguagem, bem como gestores educacionais que acompanham de perto a evolução e aplicação das metodologias e abordagens pedagógicas voltadas para a formação docente e o ensino-aprendizagem da língua inglesa”, afirma o professor Marcelo Romeu Dalpino, que assina dois artigos publicados no livro. 

É preciso ressaltar que as novas tecnologias digitais, citadas em diversas passagens no livro, podem auxiliar a experiência de ensino em sala de aula, mas que o papel do professor é determinante para qualificar o aprendizado do  idioma. “Sabemos que a maioria das escolas públicas não dispõe de uma estrutura digital para dar suporte a experimentos mais avançados no ensino do inglês, mas isso não é uma barreira para o aprimoramento do processo educativo. O professor ainda é, e sempre será, a figura central desse processo. Então, é a relação que ele estabelece com os seus estudantes e as formas como aborda o conhecimento que vão determinar a formação qualificada desses jovens”, conclui.  

Para mais informações sobre o livro “Formação de professores de língua inglesa na contemporaneidade: desafios, possibilidades e reflexões”, basta acessar: https://www.sbs.com.br/formacao-de-professores-de-lingua-inglesa-na-contemporaneidade.html

Website: https://www.faculdadeculturainglesa.com.br/

Compartilhe
0
0
DINO Agência de Notícias Corporativas

Agência de notícias corporativas. Conteúdos publicados em rede de parceiros online. Na lista de parceiros estão grandes portais, como os casos do Terra, do Metrópoles e do iG. Agência Estado e Agência O Globo também fazem parte desse time, assim como mais de uma centena de sites e blogs espalhados país afora.

Recent Posts

Programa de Saúde Mental tem 30% dos pacientes da Geração Z

Psiquiatra da Amil destaca que jovens entre 14 e 29 anos têm menos preconceito com…

12 horas ago

Engenheira de SC será única brasileira a palestrar no CTBUH

Stéphane Domeneghini será a única brasileira a palestrar e ser integrante do júri da premiação…

12 horas ago

Estudo global sobre demência mostra equívocos sobre condição

Um dos maiores estudos comparativos já realizado sobre demência em escala mundial, mostrou diversos equívocos…

12 horas ago

NetApp impulsiona o futuro da IA ​​com infraestrutura de dados inteligente

Inovações no portfólio da NetApp e colaborações com líderes do setor, incluindo a NVIDIA, impulsionam…

12 horas ago

BeautyColor Company lança Headline e reforça compromisso com inovação

Com foco em mulheres dinâmicas, a marca estreia com 56 produtos veganos que prometem qualidade…

12 horas ago

Sistema amplia detecção de parasitos intestinais em 40 vezes

O DAPI automatiza a análise de amostras para diagnóstico de parasitos intestinais

12 horas ago