Portal Comunique-se

Todos os setores da indústria fecharam o 2º trimestre com alta

Indústria de transformação cresce pelo segundo trimestre consecutivo, superando queda abrupta prevista, e CNI aponta revisão para cima na estimativa do PIB 

Compartilhe
nutra brasil - topo mega banner

Rio de Janeiro 6/9/2022 –

Indústria de transformação cresce pelo segundo trimestre consecutivo, superando queda abrupta prevista, e CNI aponta revisão para cima na estimativa do PIB 

Com alta de 2,2% em relação ao primeiro trimestre de 2022, a indústria apresentou o maior crescimento do PIB entre os setores econômicos do país, conforme últimos dados divulgados pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). Em comparação com o primeiro trimestre, todos os segmentos da indústria cresceram. Para a indústria de transformação, em 2022, a expectativa era de queda de 1,5%, entretanto o setor apresenta tendências de queda moderada a crescimento, já que fechou com alta de 1,7% o último trimestre.

O gerente-executivo da CNI, Mário Sérgio Telles, afirmou que, diante dos resultados de julho, em destaque da indústria da construção e da transformação, haverá uma revisão na projeção, elevando para além dos 1,4% a expectativa de crescimento do PIB do ano para o Brasil e a indústria. 

O melhor momento econômico geral da indústria, apesar de ainda desafiador, se dá pela menor dificuldade para encontrar determinados insumos e maior poder de compra familiar, de acordo com a economista da CNI, Larissa Nocko. Na visão do diretor de uma empresa de tecnologia para indústrias, Rafael Netto, a ligeira melhora no cenário econômico industrial ajuda a aquecer outros mercados interligados, como o de ERP e PCP. “Com uma perspectiva mais otimista, o gestor se sente confiante para buscar iniciativas para inovar ou se tornar seu processo competitivo”, disse Rafael. 

A última pesquisa também realizada pela CNI, Indicadores Industriais, apontou que mais da metade dos indicadores da indústria de transformação aumentaram de junho para julho deste ano, sendo eles o faturamento; a massa salarial; o emprego e o rendimento médio. O emprego industrial cresceu 0,5% nesse período e o rendimento médio real da remuneração dos trabalhadores acumulou nos dois meses alta de 2,8%. O indicador que registra o número de horas trabalhadas na produção se manteve elevado e estável de um mês para o outro, mas subiu 3% de quando comparado com o mesmo período de 2021.

Website: https://www.nomus.com.br/erpindustrial

Compartilhe

DINO Agência de Notícias Corporativas

Agência de notícias corporativas. Conteúdos publicados em rede de parceiros online. Na lista de parceiros estão grandes portais, como os casos do Terra, do Metrópoles e do iG. Agência Estado e Agência O Globo também fazem parte desse time, assim como mais de uma centena de sites e blogs espalhados país afora.

nutra brasil - topo mega banner