30/9/2022 –
Dentro do e-commerce existem os negócios focados em um determinado tipo de produto ou serviço. Nesse cenário, as lojas de nicho podem enfrentar desafios ou descobrir potenciais.
Com características diferentes de outros tipos de mercados, o e-commerce de nicho enfrenta alguns desafios e precisa se adaptar a diversas mudanças, mas também conta com grande potencial em meio a um universo de opções na internet. Hoje, há meios que facilitam a venda na rede, por mais específico que seja o produto ou serviço. Para se destacar, é indicado buscar pela especialização, além de planejamento para alcançar o cliente certo na hora certa.
Ao reduzir o leque de produtos e focar em uma especialidade, a loja apresenta-se como diferente dos demais sites de venda, que oferecem de tudo. Esse negócio passa a ter mais conhecimento do mercado e atrai um público mais interessante e fiel Esse posicionamento preciso da marca tende a auxiliar na comunicação e solidifica o relacionamento com o cliente, peças-chave para o sucesso dos comércios virtuais.
Quando um empreendedor se torna especializado em um trade, consegue entender exatamente as necessidades do público construir estratégias e o próprio site de forma focada, atendendo às demandas de alguém que faz uma busca direcionada.
Para trabalhar o público-alvo, é necessário estar ciente de informações como gênero, faixa etária, nível de escolaridade, classe social e profissão das pessoas que buscam por esse tipo de produto. É preciso ter um perfil detalhado para direcionar o conteúdo que será publicado no site, a fim de atrair a atenção. Com essas informações, também é possível definir o layout e os recursos necessários, como tipo de imagem, cor, tipografia e template mais atrativos e funcionais para a audiência.
Alguns nichos podem encontrar mais obstáculos do que outros, mas todos os segmentos precisam se preparar de maneira geral. Para se manter relevante mesmo em momentos de crises, é necessário utilizar a internet a seu favor. O e-commerce de nicho precisa integrar ferramentas on-line para construir uma imagem de referência e ampliar os resultados.
O processo de um e-commerce começa bem antes de ele existir. Como em todo negócio, inicia-se o plano, as estratégias, o levantamento de custos, entre outros pontos fundamentais para o desenvolvimento. Outros aspectos essenciais ao longo do processo vão ao encontro de investir em um bom serviço de atendimento ao consumidor para alcançar devolutivas positivas e negativas dos clientes, em canais digitais para ampliar a marca e oferecer produtos variados no ramo de atuação.
Proporcionar uma experiência completa ao cliente, desde a compra no site, app até a entrega do produto, é fundamental. É preciso que a jornada estimule a vontade de querer comprar novamente na loja.
Para o crescimento, é preciso ainda apostar em estratégias de marketing que sejam precisas e segmentadas. No e-commerce, esses conhecimentos precisam de mais estudo, principalmente se o objetivo é a especialização em um determinado mercado.
A publicidade mais direcionada reduz os gastos com divulgação, já que está diretamente ligada ao público que se pretende atingir. Por isso, a tendência é ter mais conversões, uma vez que o foco permanece nos anúncios, por exemplo.
Trabalhar esses desafios pode trazer o acesso ao grande potencial do e-commerce nichado e, assim, garantir a saúde e o crescimento da empresa. Para se ter uma ideia, dados da ABComm mostram que as pequenas e médias empresas (PMEs) são responsáveis hoje por 22% do total dos valores transacionados no comércio eletrônico e representam mais de 90% do total de lojas on-line no país. Somente no ano passado, o número de lojas virtuais atingiu aumento superior a 20% – crescimento puxado em grande parte por pequenos e médios e-commerces que buscam se tornar referência em seus segmentos de atuação.
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