Portal Comunique-se

Brasil é o país que tem a população que menos pratica atividades físicas no mundo

Brasileiros são os que menos praticam atividades físicas em comparação a outros 29 países

Compartilhe
nutra brasil - topo mega banner

São Paulo 1/12/2021 –

Brasileiros são os que menos praticam atividades físicas em comparação a outros 29 países

Uma pesquisa realizada pelo instituto de pesquisa Ipsos informou que, no Brasil, a adesão média aos esportes, de acordo com as respostas dos entrevistados, é de 3 horas por semana, enquanto 31% dos que responderam afirmaram que sequer praticam atividades físicas. A Organização Mundial de Saúde (OMS) chegou à conclusão de que 47% dos brasileiros são sedentários, e essa questão pode ser considerada uma epidemia devido aos riscos que gera para a saúde da população.

Se comparado a 29 países, o Brasil pratica exercícios físicos em cerca de metade do tempo, somente. Calculando a média mundial, a população global pratica, aproximadamente, 6,1 horas semanais para se condicionar fisicamente. Logo após o Brasil, tem o Japão, com apenas 3,3 horas, seguido da Itália, com 3,6 horas semanais de práticas de exercícios. Em contrapartida, a Holanda tem 12,8 horas, o equivalente a, aproximadamente, 2 horas por dia e, a Alemanha, segundo país com maior média semanal de atividades físicas, tem 11,1 horas de prática semanal.

Apesar de o Brasil estar em primeiro lugar no ranking de países que menos praticam atividades físicas, 53% dos brasileiros afirmaram que gostariam de praticar mais esportes, enquanto somente 7% responderam que gostariam de praticar bem menos e 40% estão satisfeitos com a quantidade semanal praticada. Partindo do princípio de que mais da metade dos brasileiros responderam que gostariam, sim, de praticar mais esportes, também é preciso analisar o porquê de não aderirem a uma rotina saudável.

A pesquisa apontou que 31% dos entrevistados brasileiros não têm tempo para praticar esportes; 21% responderam que não têm dinheiro; 8% afirmaram não se exercitar devido à temperatura (muito calor ou muito frio); 13% não se exercitam devido à locomoção e falta de facilitação para realizar atividades físicas; 13% alegaram não fazer por não ter companhia para tal atividade; e 29% afirmaram que simplesmente não têm vontade de praticar atividades físicas.

De acordo com os dados da OMS, sem atividades físicas, a chance de ter diabetes e câncer aumenta. Portanto, todas as atividades são de extrema importância para os indivíduos terem menos casos de doenças. Um dos locais que pode ser procurado para melhorar o condicionamento físico é uma clínica de fisioterapia.

A importância da fisioterapia para a saúde e bem-estar da população

A fisioterapia é uma das atividades físicas que mais cresceu durante a pandemia. A partir de uma pesquisa realizada pela Catho, foi constatado que a procura por profissionais dessa área da saúde cresceu consideravelmente desde 2019. O levantamento apresentou que os fisioterapeutas hospitalares foram os mais cobiçados, tendo uma procura equivalente a um aumento de 725%, enquanto fisioterapeutas respiratórios obtiveram um aumento de 716%

A fisioterapia tem como finalidade não só tratar problemas ortopédicos, mas também prevenir doenças, reabilitar e aliviar dores advindas de problemas musculares, respiratórios e cardíacos, por exemplo, tendo a capacidade de suprir as necessidades voltadas a problemas crônicos e temporários. Para casos de sedentarismo apresentados na pesquisa mundial dos países que menos praticam atividades físicas, a fisioterapia é essencial, pois, em casos de obesidade, pode auxiliar o paciente a fortalecer sua musculatura, que pode ficar prejudicada com o excesso de peso, dentre outros benefícios gerados por essa área de saúde.

Website: https://smcare.com.br/

Compartilhe

DINO Agência de Notícias Corporativas

Agência de notícias corporativas. Conteúdos publicados em rede de parceiros online. Na lista de parceiros estão grandes portais, como os casos do Terra, do Metrópoles e do iG. Agência Estado e Agência O Globo também fazem parte desse time, assim como mais de uma centena de sites e blogs espalhados país afora.

nutra brasil - topo mega banner