Categories: noticias-corporativas

Avanços tecnológicos na saúde apresentam impacto positivo

17/12/2021 –

Pesquisas apontam que o uso da tecnologia é importante para a evolução e inovação da área da saúde.

O setor de saúde representa cerca de 9% do Produto Interno Bruto (PIB), além de somar mais de 4,6 milhões de brasileiros trabalhando na área, segundo o Relatório de Emprego publicado em setembro deste ano, pelo Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS). 

A cadeia produtiva da saúde tem sido um importante auxiliador na geração de empregos. Os dados apurados no relatório da IESS mostraram que entre abril e junho de 2021 o número de trabalhadores cresceu 1,8%, somados os setores da saúde privada e pública. 

Tecnologia aliada à saúde

Além desse crescimento notório, os avanços tecnológicos também impactaram o setor. O estudo da International Data Corporation (IDC), publicado em novembro de 2020, apontou que o investimento em tecnologia na área da saúde na América Latina deve atingir US$ 1.931 milhões até 2022, o equivalente a 10 bilhões de reais. 

Para Eduardo Dias Jorge, CEO da SISQUAL WFM, empresa de Tecnologia e desenvolvimento de software de gerenciamento de força de trabalho – e que recentemente venceu o prêmio “Líderes da Saúde na categoria Tecnologia e Gestão de Pessoas” -, o mercado de saúde está inserido em um cenário onde tudo muda muito rapidamente. 

“Há um dinamismo muito grande, a dependência apenas do feeling do gestor e de processos manuais e burocráticos acaba culminando em erros de processo e execução que poderiam ser evitados com a adoção de soluções tecnológicas”, afirma o CEO.

De acordo com o IESS, a crise sanitária e econômica imposta pela pandemia do novo coronavírus trouxe uma pressão a respeito da infraestrutura e cadeia de abastecimento do setor da saúde. O relatório “Perspectivas Globais do Setor da Saúde 2021” mostrou que a pandemia acelerou a mudança e forçou os sistemas de saúde a se adaptarem e inovarem em um curto período de tempo. 

Além disso, os dados apontam que, na Europa, cerca de 65% dos serviços de saúde adotaram tecnologias para apoiar a rotina de trabalho de médicos e auxiliares, e 64% se adaptaram ao suporte virtual e novas interações com pacientes.  

Eduardo conta que a inovação e aderência à tecnologia auxiliam na evolução do setor. “O mercado de saúde global é composto por diversas funcionalidades, aqui no Brasil dividido entre público e privado. É preciso que os sistemas de saúde possam se adaptar às novas funcionalidades de forma a responder às necessidades da população. O uso da tecnologia pode registrar a assiduidade do setor e o aperfeiçoamento no atendimento dos pacientes”, comenta.

Incentivo à inovação

Com a pandemia decorrente do novo coronavírus, a área da saúde precisou contar com a tecnologia para dar celeridade nos processos. De acordo com os Dados Abertos divulgados pelo Governo Federal, foram contratados 166 projetos, no valor total de R$ 399 milhões.

Esse valor, ainda segundo o Governo Federal, foi dividido por tema. Voltados à tecnologia, três temas foram beneficiados, são eles: infraestrutura com 19%, equipamentos 18% e sistemas 7%. Eduardo comenta que foi preciso fortalecer a rede tecnológica do mercado mediante a crise instalada pelo coronavírus. “A tecnologia visa a celeridade e praticidade dos processos. Trazendo isso para a área da saúde foi possível evitar alguns riscos e até auxiliar no desenvolvimento do setor, melhorando os acessos da população”, afirma.

Para finalizar, Eduardo conta que atualmente existem algumas premiações que avaliam a qualidade dos serviços prestados na área da saúde e reconhecem ações inovadoras. “Premiações como a do Líderes da Saúde, por exemplo, nos ajudam a medir o mercado e a desenvolver a área. Buscar melhorias no sistema de saúde é demonstrar preocupação com o colaborador e a população, aliar essa melhora à tecnologia é um desafio necessário”, finaliza o CEO. 

O uso da tecnologia no sistema de saúde pública pôde mostrar efeitos significativos no último ano, conforme apontado pelo relatório “Perspectivas Globais do Setor da Saúde 2021” . A expectativa é que nos próximos meses haja um investimento ainda maior na inovação, pois além de trazer celeridade nos processos, a adoção à tecnologia promove também melhores resultados assistenciais para a população.  

Para mais informações, basta acessar: www.sisqualwfm.com

Website: http://www.sisqualwfm.com

Compartilhe
0
0
DINO Agência de Notícias Corporativas

Agência de notícias corporativas. Conteúdos publicados em rede de parceiros online. Na lista de parceiros estão grandes portais, como os casos do Terra, do Metrópoles e do iG. Agência Estado e Agência O Globo também fazem parte desse time, assim como mais de uma centena de sites e blogs espalhados país afora.

Recent Posts

Lumi Global adquire a Assembly Voting para fortalecer a liderança de produtos e acelerar a expansão internacional

LIPHOOK, Reino Unido, Dec. 22, 2024 (GLOBE NEWSWIRE) -- A Lumi Global, líder global em…

1 dia ago

Brasil é 50º em inovação no mundo e líder na América Latina

O Brasil lidera em inovação na América Latina. Apesar de desafios, investimentos públicos e políticas…

3 dias ago

Caminhos para Romper os Ciclos de Abuso Psicológico Feminino

Psicóloga ressalta a urgência de políticas públicas para apoiar as vítimas de abuso emocional

3 dias ago

Thermas Resort Walter World abre campanha Réveillon 2025

O hotel, localizado no Sul de Minas Gerais, contará com atrações dedicadas a adultos e…

3 dias ago

Atrações natalinas impulsionam o turismo em Curitiba

Uma das maiores programações gratuitas de Natal já está acontecendo na cidade e a expectativa…

3 dias ago

Comemorações com fogos de artifício são traumáticas para os pets

O animal desorientado entra em desarmonia com o ambiente

3 dias ago